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Oferecer um atendimento automatizado que também seja humanizado, unificar a experiência dos usuários independente do meio em que se atende, gerenciar canais de forma inteligente para que os clientes permaneçam satisfeitos com a marca, estão entre os desafios que as empresas podem encontrar com seus clientes no futuro.

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes quando o assunto é atendimento, principalmente no que se diz respeito a resposta rápida e eficiente, resolução de problemas e/ou dúvidas de forma estratégica e a disponibilidade de atendimento em múltiplos canais, assim como o atendimento por meio das redes sociais.

Tendências de relacionamento digital

Segundo Rafael Souza, CEO da Ubots – startup gaúcha especializada em chatbots, entre o segundo semestre de 2021 e o início do ano que vem, cinco tendências de relacionamento digital poderão ser notadas em relação a atender as necessidades dos clientes por meio de canais online.

Confira, abaixo:

1.Atendimento no Instagram: o aplicativo que possui uma forte presença por contar com diversas funcionalidades para os criadores de conteúdo agora também abriu a API para ampliar as possibilidades de atendimento das empresas;

2.Call To Message: é a transferência do atendimento telefônico para um canal digital, reduzindo as filas de espera e aumentando a satisfação dos clientes;

3.Digital First: a estratégia visa guiar a jornada de relacionamento digital do consumidor, do canal mais barato para o canal mais caro que a empresa oferece, de acordo com a criticidade do assunto;

4.RCS: o sistema de envio de mensagens desenvolvido pelo Google tem o objetivo de trazer mais praticidade e a possibilidade de interagir com os clientes e enviar mensagens com conteúdos multimídia sem a necessidade de baixar mais um aplicativo no celular;

5.Hiperpersonalização: é a ideia utilizar os dados já fornecidos pelos clientes para gerar experiências personalizadas nos demais contatos realizados por eles com a empresa.

Vídeo como parte do atendimento digital

O atendimento digital realizado pelo chatbot também pode ter o apoio do vídeo no momento da conversa com o cliente, com o objetivo de aumentar a interação e entendimento sobre determinado assunto.

Um exemplo é o Bot50+ do Agibank, desenvolvido pela Ubots, que foi disponibilizado para auxiliar os clientes acima dos 50 anos.

Dessa forma, o usuário que tiver dúvidas pode entrar em contato pelo WhatsApp e o chatbot vai realizar o atendimento, identificando as dúvidas e enviando um vídeo com o conteúdo correspondente.

“É um formato que ainda é pouco utilizado pelas empresas, mas que pode vir a ter uma crescente no segundo semestre”, comenta Souza.

Sobre Ubots

Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes.

Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial.

De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br

Redação
Equipe de Redação

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