0

Um dos maiores desafios das empresas no atendimento digital é gerar qualidade durante a conversa com seus clientes, visto que muitas pessoas ainda têm um certo bloqueio no atendimento “robotizado”.

O CEO da Ubots e especialista em programação, Rafael Souza, explica que esse receio vem de experiências ruins em que o bot não conseguiu atender minimamente a demanda solicitada.

“O primeiro passo para corrigir esse erro é que as empresas entendam os perfis dos consumidores que entram em contato com a marca, e as solicitações mais frequentes. Com isso, é possível treinar o chatbot para que ele ofereça um ótimo atendimento aos clientes, e desmistifique essa crença”, comenta.

No primeiro semestre de 2021, utilizando as soluções de relacionamento digital da Ubots, a Agibank, Sicredi, Superdigital Brasil, Easynvest e Ailos, somam mais de 5 milhões de atendimentos. As empresas fazem parte do leque de clientes da startup de tecnologia.

Vantagens dos chatbots

Abaixo, Souza destaca cinco vantagens importantes que os chatbots proporcionam no atendimento digital para as empresas, e também aos clientes que utilizam os serviços oferecidos por elas:

  1. Redução de custos: os chatbots geram economias consideráveis para as empresas, quando conseguem finalizar um atendimento sem realizar a transferência para um atendente humano;
  2. Agilidade: quando bem construídos, os bots podem realizar um alto volume de atendimentos que muitas vezes não são complexos, mas que demandam tempo do time de operadores, que poderiam estar executando tarefas mais complexas;
  3. Satisfação dos clientes: por conseguir realizar atendimentos simultâneos, os robôs conseguem acabar com as filas de espera, aumentando a satisfação dos clientes com o relacionamento digital da empresa;
  4. Redução das barreiras de interação: o bot pode acessar o banco de dados com muita agilidade. Dessa forma, o consumidor não precisa ficar repetindo seus dados, e essas informações são passadas automaticamente caso o cliente seja transferido para um operador;
  5. Presença 24/7: os clientes não precisam ficar esperando por atendimento apenas em horário comercial. Os chatbots conseguem realizar atendimentos 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para que o cliente não se frustre durante o atendimento, é imprescindível que logo no início da conversa o bot deixe claro que o atendimento está sendo realizado por ele, para que o cliente não se sinta enganado.

Além disso, no caso de solicitação de dados do usuário, o robô deve informar a finalidade do uso dessas informações e pedir consentimento do cliente.

Já em último caso, se o chatbot não conseguir resolver a demanda, ele deve transferir para um atendente humano o mais breve possível.

“Os bots de hoje são desenvolvidos para gerarem uma experiência o mais semelhante possível de uma conversa com atendentes humanos. Com o uso do processamento de linguagem natural, o PLN, o fluxo conversacional fica mais próximo da linguagem humana. Além disso, com o uso de dados coletados em outros atendimentos, o bot consegue realizar um atendimento cada vez mais personalizado”, explica Souza.

A tendência para o segundo semestre de 2021 é que os bots estejam cada vez mais presentes nos atendimentos das redes sociais, visto a forte presença dos bots no WhatsApp. Em breve, será possível ver uma forte crescente de automatização no Messenger e Instagram – que recentemente abriu a API, de acordo com o CEO da Ubots.

Sobre Ubots

Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes.

Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial.

De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br

Redação
Equipe de Redação

IAB Brasil lança análises sobre a aplicação da LGPD para a Publicidade Digital

Artigo Anterior

Adjust anuncia colaboração com o Salesforce Marketing Cloud

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia