A Accenture (NYSE: ACN) e a Microsoft Corporation (NASDAQ: MSFT) estão realizando co-investimentos no desenvolvimento de soluções cibernéticas avançadas, impulsionadas por inteligência artificial generativa, com o objetivo de ajudar organizações a mitigar ameaças e consolidar ferramentas de tecnologia, ao mesmo tempo em que otimizam os custos operacionais.
De acordo com o relatório State of Cyber Resilience 2025, da Accenture, a maioria (90%) das organizações não está preparada para se proteger contra ameaças cibernéticas ampliadas por inteligência artificial.
Ao combinar os serviços de segurança cibernética, a expertise em transformação baseada em IA e a experiência setorial da Accenture com as tecnologias de segurança avançadas da Microsoft, as empresas estão ajudando organizações a se protegerem contra ameaças sofisticadas, por meio de ofertas cibernéticas inovadoras em quatro áreas-chave: modernização de centros de operações de segurança (SOC), proteção automatizada de dados e segurança em IA, migração e consolidação cibernética com foco em segurança, e gestão aprimorada de identidade e acesso (IAM).
“As ameaças cibernéticas globais, agora alavancadas por IA, estão se intensificando em velocidade, sofisticação e escala. Ao adotar soluções de automação e IA generativa, as organizações podem reinventar suas operações de segurança e se antecipar às ameaças cibernéticas adversárias em crescimento”, disse Paolo Dal Cin, líder global da Accenture Security. “A força combinada da Accenture e da Microsoft ajudará os clientes a se prepararem para futuras ameaças cibernéticas, manterem dados críticos protegidos e aumentarem a resiliência dos negócios. Esse relacionamento ampliado sinaliza para o setor que somos mais fortes juntos”.
A Accenture e a Microsoft concluíram, com sucesso, um projeto com a Nationwide Building Society (Nationwide), a maior sociedade de crédito imobiliário do mundo, com mais de 17 milhões de clientes no Reino Unido, para aprimorar suas operações de segurança cibernética.
Por meio de uma migração em larga escala para o Microsoft Sentinel, a Nationwide alcançou uma infraestrutura de segurança unificada e simplificada, que acelera a detecção de ameaças cibernéticas. A Nationwide se beneficiou de uma capacidade de gestão de informações e eventos de segurança com IA generativa, desenvolvida em conjunto pela Accenture e pela Microsoft, que acelerou a migração de centenas de terabytes de dados.
David Boda, chief security & resilience officer da Nationwide, afirmou: “Em um ambiente de ameaças dinâmico e complexo, é fundamental que continuemos a aprimorar nossas operações de segurança cibernética para mantermos a vantagem. O suporte da Accenture em nossa migração para o Microsoft Sentinel foi inestimável para nos posicionar para o sucesso. O uso de inteligência artificial generativa para viabilizar a migração permitiu que realizássemos essa mudança de forma mais eficiente, liberando capacidade para outras atividades de melhoria”.
As soluções que a Accenture e a Microsoft estão co-desenvolvendo incluem:
- Modernização de SOC – Utilizando Microsoft Sentinel, Microsoft Defender e o Accenture Adaptive MxDR for Microsoft, essa solução aprimora a visibilidade de ameaças e fortalece as capacidades de resposta em ambientes híbridos. Ao integrar ferramentas com IA, como o Microsoft Security Copilot, os analistas podem investigar ameaças com mais rapidez, filtrar alertas irrelevantes e focar no que realmente importa — reduzindo riscos e aumentando a eficiência do SOC, mesmo com recursos limitados de pessoal e infraestrutura. Com a combinação certa de automação e ferramentas inteligentes, as organizações podem elevar a eficiência do SOC em até 30%¹, segundo avaliações recentes.
- Proteção automatizada de dados e segurança de IA – Utilizando o Microsoft Purview e o framework de segurança de dados da Accenture, essa solução classifica e protege automaticamente dados sensíveis no Microsoft 365 — incluindo SharePoint, Teams e Exchange. Ela sustenta a conformidade regulatória, reduz o risco de exposição de dados em casos de uso de IA generativa e permite colaboração segura em escala — fundamental no ambiente híbrido e impulsionado por IA atual.
- Migração e consolidação com foco em segurança – Com o uso do pacote de segurança da Microsoft, M365 E5 Security, integrado ao Accenture E5 Acceleration Playbook, essa solução acelera a migração para plataformas modernas, simplifica operações e otimiza os conjuntos de ferramentas. Ao consolidar soluções de segurança legadas e otimizar licenças, as organizações podem obter entre 35% a 50% de economia de custos, reduzir a complexidade de fornecedores e desbloquear o valor total do Microsoft E5².
- Gestão aprimorada de identidade e acesso (IAM) – Com base no Microsoft Entra Suite, as soluções aprimoradas de IAM da Accenture aceleram a modernização de ambientes Active Directory obsoletos, ao mesmo tempo em que melhoram a gestão de acessos da força de trabalho, governança e administração de identidades corporativas, e autenticação sem senha. O resultado é melhor experiência para o usuário, proteção de segurança mais robusta e governança de identidade simplificada em escala, permitindo que as organizações alcancem entre 30% e 50% de eficiência em custos, por meio da redução de infraestrutura, consolidação de licenças e diminuição da sobrecarga de helpdesk².
“Estamos orgulhosos de moldar o futuro da segurança cibernética ao lado da Accenture, combinando seus profundos insights setoriais com a abrangência e a força da plataforma de segurança da Microsoft,” disse Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo de Segurança da Microsoft. “No cenário atual de ameaças cibernéticas, em constante evolução, as organizações precisam de soluções que simplifiquem a complexidade e ofereçam proteção ponta a ponta em ambientes locais e na nuvem. Segurança é um trabalho coletivo — e juntos, Microsoft e Accenture estão capacitando os clientes com soluções abrangentes, impulsionadas por IA, que os ajudam a se antecipar às ameaças e alcançar novos níveis de resiliência”.










