0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou a Relação de Celulares 5G Homologados, publicada em dezembro no portal da Agência. Na lista constam informações como modelo, nome comercial e fabricante dos aparelhos.

Agora será possível obter informações atualizadas, com dados processados até o dia anterior ao da pesquisa. As informações são obtidas direto da base de dados da Anatel e são atualizadas automaticamente. A mudança proporciona maior confiabilidade, atualidade e dinamismo.

O celular é a principal interface entre o usuário e as novas redes de quinta geração, que têm previsão de início de funcionamento até o final do 1º semestre de 2022 nas capitais brasileiras.

Somente produtos de telecomunicações homologados pela Agência podem ser utilizados no Brasil. O usuário deve, portanto, conferir a lista de celulares homologados antes de adquirir um aparelho.

O consumidor também deve verificar a presença do selo de homologação Anatel, localizado no equipamento ou no manual, e pode consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto com a rede.

Certificação e homologação

A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel que visam o uso eficiente e racional do espectro radioelétrico, a compatibilidade eletromagnética e a não agressão ao meio ambiente.

Para realizar a pesquisa, acesse o seguinte link: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g.

É possível utilizar abas e filtros (modelo, fabricante, data da emissão da homologação e modo de operação) para obter os dados.

Quais serão as principais tendências no mercado de segurança em nuvem para 2022

Artigo Anterior

Samsung Ocean abre inscrições para programa de pré-incubação de startups

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia