0

O Google anunciou nesta quarta-feira, 15, uma série de novos recursos para Android com o objetivo de proteger usuários contra roubo de celulares. O “pacote” inclui soluções baseadas em inteligência artificial que identifica quando um celular foi furtado e gera o bloqueio de tela, além de um “espaço privado” no celular para agrupar aplicativos sensíveis sob uma camada adicional de segurança.

Parte das novas funcionalidades antirroubo será disponibilizada ainda este ano para usuários com Android 10+ por meio de atualização do Google Play Services; outros recursos serão incluídos na atualização do Android 15. Conheça abaixo as soluções que têm como objetivo proteger seus usuários antes, durante e depois de uma tentativa de roubo:

  1. Espaço privado: proteção aprimorada de dispositivos e dados para impedir o roubo antes que aconteça

Enquanto alguns ladrões visam apenas o dispositivo, muitos buscam extrair dados valiosos e transferir fundos do seu telefone, o que pode ser mais lucrativo do que o próprio hardware. O “espaço privado” é uma inovação recente que possibilita a criação de uma seção segregada no telefone, ocultável e protegida por um PIN separado. Esse recurso oferece segurança adicional para aplicativos que podem conter informações confidenciais, como dados financeiros ou de saúde.

  1. Bloqueio de tela automático com tecnologia de IA para quando seu telefone for roubado

O recurso de detecção de roubo é uma adição que utiliza a IA desenvolvida pelo Google para identificar se alguém tenta arrancar o telefone da sua mão e fugir, seja correndo, pedalando ou de outra forma. Caso um comportamento típico de roubo seja detectado, a tela do telefone será bloqueada instantaneamente, dificultando o acesso dos ladrões aos seus dados.

  1. Bloqueie seu dispositivo e aja rapidamente após seu telefone ser roubado com o recurso de bloqueio remoto

Você terá a capacidade de bloquear a tela do seu telefone por meio do Encontre Meu Dispositivo com apenas o seu número de telefone e uma autenticação rápida, utilizando qualquer dispositivo. Essa função proporciona tempo para que você recupere os detalhes da sua conta e acesse opções adicionais úteis no Encontre Meu Dispositivo, como enviar um comando completo de redefinição de fábrica para limpar totalmente o dispositivo.

O Google também anunciou um recurso que tem como objetivo impedir o reset de um dispositivo Android e assim desestimular novos roubos. Saiba mais detalhes sobre essa e outras soluções antirroubo no blog do Google Brasil: Novos recursos do Android para proteger seus dados contra roubo.

Recursos de segurança aprimorados

Ainda neste ano, o Google Play Protect usará IA no dispositivo para detectar aplicativos que possam estar envolvidos em fraude ou phishing. Essa detecção de ameaças ao vivo analisará como os aplicativos usam permissões confidenciais e interagem com outros aplicativos para detectar comportamentos suspeitos em tempo real. Se o Google Play Protect encontrar algo que pareça malicioso, o aplicativo será enviado ao Google para análise adicional e avisaremos os usuários ou desativaremos o aplicativo se confirmarmos que ele está realizando atividades prejudiciais. Tudo isso é feito sem coletar quaisquer dados pessoais.

Outras novidades

Encontre novos conteúdos com IA no Google TV

Com mais de 220 milhões de dispositivos ativos em todo o mundo e uma base de usuários em rápido crescimento, o Google TV ajuda você a descobrir conteúdo mais rapidamente com recomendações baseadas em IA, para que você possa passar mais tempo assistindo e menos tempo pesquisando. Agora, com o modelo Gemini, é ainda mais fácil escolher o que assistir com descrições geradas por IA na tela inicial, personalizadas para você com base em seu gênero e preferências de ator. As descrições geradas por IA também preencherão descrições ausentes ou não traduzidas de filmes e programas, para que você não fique adivinhando.

Adicionar itens à Carteira do Google a partir de uma foto

Além de salvar versões digitais de itens que contêm códigos de barras e códigos QR na sua Google Wallet, em breve nos EUA você poderá criar uma versão digital da maioria dos passes que contêm apenas texto. Basta tirar uma foto dos passes diários, como ingressos para eventos, cartões de biblioteca, cartões de seguro automóvel, cartões de associação de academia e muito mais, e criar uma versão digital na sua Google Wallet para acesso rápido.

Além dessas inovações, o Google também está lançando outras funcionalidades que melhoram a experiência geral no Android.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    TelCables Brasil lança programa de parceria nos EUA para expandir sua presença global

    Artigo Anterior

    ABINC vai apresentar inovação verde do Brasil no IoT Solutions World Congress 2024 de Barcelona

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Tecnologia