0

A Exposec 2022 contará com um pólo de inovações para Segurança Eletrônica, a Arena ABESE Conecte-se.

Com curadoria da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o espaço contará com Ilha de Inovação, Ilha de Startups e um auditório que será palco de palestras sobre os principais temas que atravessam o mercado, como parcerias público-privadas, tecnologia para condomínios e portarias remotas, com os principais especialistas do segmento, autoridades públicas e gestores de segurança.

Auditório Abese Conecte-se

A área de 500m² dentro do principal evento de segurança da América Latina contará com um auditório para palestras nos três dias de Exposec. de 7 a 9 de junho. A programação foi dividida em eixos temáticos: Parcerias conectadas; Conexão de condomínios e Tecnologias de Segurança; Ações de inovação conectando organizações públicas e privadas e transformando cidades.

O primeiro dia começa às 14h30 com o discurso de abertura da presidente da Abese, Selma Migliori, “Segurança Conectada via Parcerias Público Privadas”, com a presença do General João Camilo Pires de Campos, Secretário de Estado e Elza Paulina de Souza, Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Em seguida, o palco recebe representantes da cidade de São Paulo para uma apresentação sobre o projeto de segurança urbana em parceria com a Abese, o Detecta.

A programação ainda contará com debates “Código de Conduta como ferramenta de prevenção e de performance do negócio” e “Visão do consumidor final: impactos da segurança nos negócios”.

O segundo dia será dedicado aos condomínios, com debates sobre os temas: “Mitos e verdades sobre os serviços de Portaria Remota”, “Síndico: até onde vai a responsabilidade em relação às tecnologias de segurança?” e “Como as tecnologias ajudam os síndicos de edifícios comerciais?”. Já a quinta-feira, último dia de feira, receberá atores do poder público e entidades do ecossistema de inovação brasileiro para debater o impacto da tecnologia na vida dos municípios brasileiros. A programação receberá os participantes do Programa Nacional de Inovação Terra2 Inova, que vão ocupar uma área especial dentro da arena.

Conecte-se com o ecossistema de inovação brasileiro

A arena abrirá espaço gratuito para sete iniciativas de entidades do ecossistema do Programa Nacional de Inovação Terra2 Inova, co-fundado pela Abese, que possuem projetos e ações disruptivas que serão apresentadas às autoridades convidadas e a todo o público da feira.

Os selecionados foram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto de Tecnologias Exponenciais (ITEX), BNDES, INOVA USP, Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN), e Agência de Desenvolvimento do ABC

O PNIT2I é um projeto mobilizador de Internet das Coisas, com a missão de fomentar o ecossistema de inovação.

No último dia de evento, será a chance de se conectar com a proposta do projeto que será apresentada no painel “Por dentro do Programa Terra2 Inova promovido pela ABESE”, às 14h, no auditório da arena, com a presença do Coordenador de Inovação Industrial do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovações, Guilherme de Paula Corrêa.

Já às 16h, acontecerá o debate “Projetos de Inovação de impacto Acadêmico e P&D no desenvolvimento econômico dos municípios”, com representantes das entidades selecionadas.

Ilha de Startups

A Arena também reunirá startups com soluções que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas com o segmento de segurança eletrônica.

O espaço será cedido para que as empresas apresentem soluções disruptivas e funcionais na maior vitrine do segmento da América Latina, que retoma as atividades presenciais neste ano. Para a presidente da Abese, Selma Migliori, “é essencial que a inovação seja protagonista em todos os eventos que tenham compromisso com o futuro”.

Ao todo, foram cinco selecionadas pelo Comitê de Startups da ABESE, como a LANUP, que chega ao evento com uma proposta para solucionar uma das dores do mercado de segurança eletrônica, a falta de mão de obra qualificada. A companhia oferece uma plataforma completa de gestão operacional de toda a jornada do time, automatizando o processo de recrutamento, seleção e qualificação antes da contratação, também trata a gestão dos profissionais já ativos na empresa.

Com foco no ecossistema de cidades inteligentes, a OMNICOG tem como objetivo utilizar a inteligência artificial para nortear decisões relacionadas a trânsito, turismo, educação e segurança pública.

A startup é focada no conceito de smart cities com solução tecnológica que auxilia a visão humana na otimização da gestão de uma série de necessidades relevantes. Na prática, o algoritmo aplicado à gestão pública, por exemplo, ajuda a analisar preventivamente problemas de rodovias como buracos e sinalização, além de comportamento irregular de condutores, dentre outras possibilidades.

Outra startup que marcará presença é a NOLEAK DEFENCE, que tem como meta a otimização de recursos na central de monitoramento para que as empresas cresçam de maneira sustentável. Um diferencial e tanto em um mercado que não para de atrair novos clientes.

Desenvolvida pela startup INTRALAB IO, a inteligência artificial LUCY é a primeira que integra segurança, automação e monitoramento. Com um  modelo B2B, a solução possibilita com que empresas de segurança eletrônica possam atender às demandas mais específicas do consumidor final.
A plataforma LUCY interage com mais de 40 dispositivos de diferentes fabricantes e segue se desenvolvendo para absorver novas necessidades de maneira customizada para diferentes cenários.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) virou tema em todas as empresas do país. Com dúvidas sobre como implementar as exigências, o processo pode ficar mais fácil graças à inovação.
A startup PALQEE, criou uma plataforma que oferece gestão eficiente de privacidade e governança de dados no Brasil, já está auxiliando companhias na conformidade com suas obrigações legais e elevando a competitividade do negócio no mercado.

A Exposec – Feira Internacional de Segurança, acontecerá entre os dias 07 e 09 de junho no Expo São Paulo, na capital paulista. O hub de inovação, a Arena Abese Conecte-se, contará com uma programação especial para todos os dias do evento. Para mais informações acesse: https://abese.org.br/exposec/

23ª Exposec – Feira Internacional de Segurança
Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP

Celeti lança HUB de compras e serviços com foco em ISPs independentes

Artigo Anterior

O que podemos esperar do 5G e do Metaverso?

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios