Negócios

Asaas compra Code Money e reforça sistema de Buy Now, Pay Later no Brasil

0

A fintech catarinense Asaas adquiriu a startup Code Money, uma carteira digital para pessoas físicas com foco em transações financeiras, transferências peer to peer e financiamento de boletos.

Até então com serviços focados em micro e pequenos empreendedores, o Asaas deve passar a entregar novas soluções financeiras também para os pagadores de seus clientes, os consumidores finais.

O principal deles será o serviço de Buy Now, Pay Later, que permitirá o financiamento de cobranças.

“Esse modelo de negócios está em ascensão em todo o mundo e, apesar do grande potencial de crescimento no Brasil, ainda não é muito explorado por aqui. Queremos aproveitar essa oportunidade e dar início ao movimento, oferecendo crédito aos milhões de pagadores que acessam a plataforma do Asaas mensalmente”, enfatiza o CEO do Asaas, Piero Contezini.

CEO do Asaas, Piero Contezini | Divulgação

A fintech também espera criar um canal de relacionamento adicional entre as empresas que utilizam a plataforma e os seus clientes, aprimorando a experiência na compra e venda de produtos e serviços intermediadas pelo Asaas. Hoje, a startup atende mais de 80 mil usuários em cerca de 2 mil cidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

Para o fundador e CEO da Code Money, Júnior Beltrão, a negociação é parte importante do propósito do Asaas em contribuir com o dia a dia de seus clientes, aumentando a eficiência operacional por meio de fluxos automatizados.

“Com a aquisição da Code Money, essa atuação será beneficiada com a entrega de soluções financeiras para mais uma parte da cadeia, os usuários finais, ou pagadores, como são conhecidos dentro do Asaas”, complementa o fundador da empresa recém-adquirida.

Com a compra, a Code Money passa a ser um produto dentro da operação Asaas e deverá ganhar um novo nome e posicionamento nos próximos meses. Os fundadores, Júnior Beltrão e Thuran Crespi, passam a integrar o quadro de executivos e acionistas da fintech.

Formado em Marketing, pós-graduado em Gestão Estratégica, Doutor em Antropologia e sócio de uma agência de publicidade catarinense, Beltrão irá assumir a Diretoria de Marketing do Asaas, sendo responsável pela estratégia acelerada de go-to-market.

Já Crespi ficará na liderança técnica do produto Code Money, com o objetivo de utilizar rapidamente a infraestrutura de BaaS (Banking as a Service) do Asaas para gerar mais funcionalidades para seus usuários, além de impulsionar a adesão dos pagadores Asaas à carteira digital.

A Code Money foi fundada em 2017, na cidade de Brusque (SC), e se mudou para a capital catarinense Florianópolis em 2019 por questões estratégicas e de capital intelectual. Fora os fundadores, a empresa também tinha sete acionistas minoritários, provenientes de duas rodadas de investimento, que tiveram sua participação comprada durante a aquisição. Um deles também era investidor do Asaas, o que colaborou com o processo de compra.

Segunda aquisição do Asaas no ano

A aquisição da Code Money é a segunda realizada pelo Asaas em 2021. Em maio, a empresa já havia anunciado a compra de uma startup de ERP SaaS, que teve como objetivo adicionar funcionalidades de gestão financeira ao portfólio da fintech.

A estratégia de aquisições faz parte do plano de se tornar um super app do empreendedor com uma categoria própria e inovadora, batizada de Entrepreneur Assistant — Assistente do Empreendedor.

“Essa idéia é resultado da convergência dos segmentos de negócios da área financeira e de tecnologia, que estão sendo disrompidos pela hiper-conectividade, convergência da informação e inteligência artificial”, afirma o CEO do Asaas.

Além das aquisições, o Asaas vem apostando em uma série de ações para crescimento, fortalecidas desde o início da pandemia, quando seu principal público — autônomos e micro e pequenos empreendedores — passou por uma digitalização acelerada.

As principais novidades neste ano foram os lançamentos de um cartão de crédito e do Pix e a homologação do Banco Central como 31ª instituição de pagamentos autorizada do país.

As estratégias têm apoio do aporte recebido pelo Asaas no fim de 2020, uma rodada de R$37 milhões liderada pelo fundo de investimento Inovabra Ventures, braço de venture capital do Bradesco.

Buscando aumentar a oferta de produtos para os seus clientes, o Asaas também deve anunciar em breve uma nova captação de investimento. Para 2021, a meta da fintech é atingir mais de 100 mil clientes e alcançar R$6 bilhões em volume total transacionado em sua plataforma.

Sobre o Asaas

Criada em 2013 e com sede em Joinville (SC), a plataforma Asaas é uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações de recebíveis focada em profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas.

Desde o lançamento, a startup já recebeu investimentos de mais de R$45 milhões. Possui 80 mil clientes em todo o Brasil e já transacionou mais de R$3 bilhões pela sua plataforma. Recentemente, os bons resultados levaram a empresa a ser escolhida como uma das 250 SaaS que mais crescem no mundo pela publicação internacional Latka e uma das melhores fintechs do Brasil em 2021 pelo jornal britânico Daily Finance.

Para 2021, a meta da fintech é atingir mais de 100 mil clientes e alcançar R$6 bilhões em volume total transacionado em sua plataforma.

Redação
Equipe de Redação

DataStrategy cresceu 700% em 2020 e projeta quadruplicar o faturamento neste ano

Artigo Anterior

Metodologia squad: conheça o sucesso por trás da agilidade das startups

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close