0

Ver o sucesso do time do coração, não tem preço. Mas, fazer a gestão financeira de um clube de futebol não é coisa para amador. Isso, o Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, Minas Gerais, sabe muito bem.

O Clube adotou o SAP Business One, ERP para empresas em crescimento, com o apoio da Seidor, consultoria especializada em processos de negócio através de estratégia empresarial, consultoria digital e tecnologia.

O antigo sistema de gestão utilizado pelo Clube não tinha soluções integradas, o que demandava uma série de retrabalhos e aumentava a vulnerabilidade aos erros.

“Era o mesmo que nada. Tínhamos que fazer conciliações manuais, planilhas e havia uma grande carência de dados, principalmente na parte contábil”, lembra Plínio Signorini, CEO do Clube.

Diante da necessidade de oferecer mais transparência para a sua gestão financeira, o Atlético Mineiro decidiu partir em busca de um novo sistema.

“Testamos três soluções de mercado e decidimos pelo SAP Business One. Chegamos a visitar um outro clube de futebol que já utilizava a solução e ali percebi que o sistema era tudo aquilo que nós desejávamos para o Atlético”, lembra.

Processo de implantação

O processo de implementação levou apenas quatro meses. A equipe da Seidor, que já tinha experiência na área de esportes, foi fundamental para o sucesso do projeto.

“Trabalhar com o Atlético Mineiro foi uma experiência enriquecedora. Atuar com uma das maiores paixões do brasileiro é, sem dúvidas, muito gratificante”, destaca Paulo Spósito, gerente de vendas da consultoria.

Os benefícios são sentidos no dia a dia do Clube. “A inserção dos dados é feita na fonte, permitindo uma apuração muito mais detalhada. Temos dashboards em tempo real, que nos ajudam na tomada de decisão”, afirma o CEO, que destaca ainda a volatilidade dos negócios no mundo da bola.

“Futebol é emoção. Há alterações de rota a todo momento. Por mais que analise tendências ou se faça previsões, estamos sempre sujeitos a mudanças repentinas.”, explica.

Além de proporcionar mais transparência na relação com o torcedor, a implementação do SAP Business One promoveu uma série de outras vitórias.

“Tivemos uma eliminação quase que total do papel. Hoje, é tudo digital, automatizado. Também temos mais agilidade nos processos de compras, que são autorizadas por meio do meu próprio celular. Temos um novo padrão contábil e um nível de detalhamento que antes era impossível”.

Como próximos passos, Signorini aponta um aprimoramento constante nos relatórios gerenciais, além da automatização das projeções do Clube pelos sistemas de Business Inteligence.

“Queremos fazer alguns ajustes finos. Vamos continuar melhorando a nossa estrutura contábil, a qualificação do orçamento, entre outros detalhes. Iremos também fazer a integração com o RH, a fim de manter toda a gestão do Atlético Mineiro integrada, automatizada e inteligente”, finaliza.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes.

Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes.

A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes públicos e empresas de 25 setores operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença.

Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @SAPBrasil.

Redação
Equipe de Redação

Estudante de 14 anos participa de mentoria na Tinbot Robótica

Artigo Anterior

O que são os privilégios tributários e por que pouco se fala deles?

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios