Atos e UFN iniciam parceria para fomentar área de tecnologia em Santa Maria
0

Para fortalecer retenção de talentos na cidade, parceria visa criar um centro tecnológico de desenvolvimento e capacitação.

A Atos, líder global em transformação digital, anuncia a criação de um centro tecnológico de desenvolvimento e capacitação em parceria com a Universidade Franciscana – UFN, em Santa Maria (RS). Com isso, pretende fomentar a criação de vagas e oportunidades na região. No primeiro trimestre, estão previstas a contratação de 20 profissionais de TI e o lançamento de turmas de academias para estudantes.

“Na Atos, temos como propósito conectar pessoas, negócios e tecnologia para ajudar a melhorar o mundo em que vivemos e é exatamente isso que encontramos na parceria com a UFN. Juntos, queremos ressaltar ainda mais o potencial da cidade, que já é um dos maiores polos educacionais do Estado, na retenção de talentos e no desenvolvimento de tecnologias”, diz Nelson Campelo, CEO da Atos para América do Sul.

A partir de março, a Atos promoverá academias gratuitas de capacitação em desenvolvimento de software. Serão abertas 25 vagas para a primeira academia, com a possibilidade de contratação para os estudantes que tiverem bom desempenho durante o curso.

Segundo Campelo, outro motivo que ajudou a definir a escolha da Universidade Franciscana como parceira para o desenvolvimento do centro tecnológico se deu pela excelência da instituição na região. “Considerando a abrangência das nossas operações globais, seremos a maior empresa de tecnologia a atuar na Região. Precisávamos de um parceiro na área de educação que tivesse o mesmo engajamento e visão de futuro que esperávamos para o projeto”, afirma.

Na UFN, são mais de 5 mil alunos matriculados e quase 24 mil graduados ao longo dos mais de 65 anos de atuação. Com o projeto, a instituição pretende impulsionar as oportunidades de trabalho e a atração de novos alunos. A parceria da UFN com a Atos abre para os estudantes excelentes oportunidades. A academia proporcionará aprimoramento em uma formação tecnológica e perfil profissional. A imediata conexão com o desenvolvimento de software agregará ao conhecimento científico, o valor do trabalho. Os jovens têm, de imediato, novas possibilidades de realizarem seu sonho e de se inserirem num futuro promissor, diz Irani Rupolo, reitora da universidade. 

Inovação e tecnologia na região

Santa Maria, com 283 mil habitantes, é um polo educacional — são mais de 35 mil alunos matriculados no ensino superior atualmente. No entanto, para que os profissionais permaneçam na região mesmo depois de formados, faz parte das principais estratégias da cidade fomentar a retenção de talentos. “A chegada da Atos chancela, definitivamente, todo o nosso esforço para tornar a nossa cidade um polo no setor de tecnologia. Um trabalho construído a muitas mãos, tendo como referência o Parque Tecnológico Industrial de Santa Maria e a Incubadora Tecnológica da Universidade Franciscana (ITEC-UFN). Criamos o ambiente apropriado, realizamos os investimentos necessários e, agora, passamos a colher os frutos”, comenta o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

De acordo com Carlos Costabeber, empresário e professor de Santa Maria, durante conversas preliminares, a universidade pode mostrar para a Atos o enorme potencial humano de Santa Maria. “Temos o maior índice de alfabetização da América Latina, o que permite a constante formação de novos talentos. O Centro de capacitação e inovação da Atos irá alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, gerando riquezas e valorizando a qualidade dos nossos profissionais”, afirma.

A Universidade disponibilizou um espaço físico para as operações do centro tecnológico, que funcionará no Prédio 8, Avenida Rio Branco esquina com Silva Jardim, onde encontra-se o Ambiente de Inovação da UFN, em Santa Maria, RS. Em virtude do cenário de pandemia, as primeiras etapas do projeto (seleção e contratações) serão feitas de forma virtual. Mais informações sobre inscrições para as vagas ou academia de Java, serão divulgadas em breve.

Redação
Equipe de Redação

Tindin fecha o ano com premiações e destaque em competições no Brasil e no mundo

Artigo Anterior

Schneider Electric avança no gerenciamento da infraestrutura de TI híbrida com o EcoStruxure

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia