0

O Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições para um dos processos seletivos mais importantes do país serão realizadas entre 27 de maio e 3 de junho no site do INEP

As provas do Enem 2024 vão acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia serão cobradas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Na segunda etapa será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, alerta que a preparação deve começar desde o início do ano. “O Enem requer uma estratégia de estudo abrangente, incluindo a capacidade de contextualizar informações. Por isso, incentivamos nossos alunos a estudar e refletir criticamente sobre os fatos, tanto dentro quanto fora da sala de aula”, pondera.

Nota do Enem

A nota alcançada nas provas pode ser usada de diversas formas. Seja em programas como o Sisu, Prouni ou Fies. Para quem almeja uma universidade pública, o caminho é o Sisu.

Já com o Prouni é possível concorrer a uma bolsa de estudos de 50% até 100% em instituições privadas. O Fies é um sistema de financiamento do valor do curso que também é acessado por meio do Enem. Além disso, é possível tentar vagas no exterior, como em Portugal e outros países, por exemplo.

Na opinião da diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço,  Andreia Aparecida Castro, o período do ENEM promove reflexões importantes na vida dos jovens. “Para muito além das profissões, o exame ajuda o aluno a interpretar questões fundamentais da sociedade e do país e acessar programas que auxiliam a sua formação e desenvolvimento, e todo esse movimento contribui para seu projeto de vida”, avalia, a unidade atende gratuitamente crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    G2 e Inteli abrem inscrições para projeto de SAP Business One 2024

    Artigo Anterior

    Governo Lula anuncia subsídio para arroz importado em resposta às enchentes no RS

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios