Capturar uma imagem inesquecível em eventos grandes eventos, como as Olimpíadas, vai muito além da habilidade de um fotógrafo em encontrar o momento perfeito. A necessidade de produzir conteúdo de forma instantânea exige também rapidez na transferência e no processamento dos arquivos para que esses registros possam ser editados e publicados em tempo real.
Na edição dos Jogos de Paris 2024, a equipe da Stemma, hub de conteúdos esportivos, cobriu as competições – especialmente de atletismo, triatlo e maratonas – com diversas câmeras e destaca a importância de ter equipamentos confiáveis também nos bastidores da criação de fotos e vídeos: “Estar presente em eventos como as Olimpíadas é uma experiência única, mas também desafiadora. São diversos eventos acontecendo ao mesmo tempo e histórias, na maioria das vezes, surpreendentes a serem contadas ali, no calor do momento”, afirma Anderson Silva, repórter da Stemma Sports.
“Para lidar com o grande volume de imagens e vídeos que são gerados, é preciso contar com equipamentos e acessórios que vão além das lentes e garantam que os registros cheguem com qualidade para quem está acompanhando no Brasil”, completa Marcelo Avelar, também repórter da Stemma.
Em Paris, a equipe do hub de conteúdo teve o apoio das soluções da Kingston, com leitores, cartões de memória e SSDs externos, que asseguraram o armazenamento e velocidade necessários para que, mesmo cliques em altíssima definição, fossem compartilhados em tempo real.
Para as imagens com drone e câmeras de ação, os microSDs Canvas Go! Plus, por exemplo, oferecem a velocidade necessária para registrar cada detalhe. Já o Canvas React Plus, compatível com as mais modernas câmeras 4K e 8K, asseguram que as imagens capturadas sejam de altíssima qualidade.
Capturados os registros, os leitores de cartão são os gadgets mais importantes para dar continuidade ao trabalho. A dockstation Kingston Workflow permite múltiplos cartões de memória sejam acessados simultaneamente e assim facilitam o trabalho e gestão de tempo dos profissionais da fotografia.
“A Workflow Station foi projetada para otimizar o processo de cópia de dados, reduzindo significativamente o tempo necessário para que as imagens estejam prontas para edição”, explica Iuri Santos, Gerente de Tecnologia da Kingston no Brasil. Essa dock, junto com os leitores de cartões de memória, adapta-se às necessidades específicas dos fotógrafos, já que suporta o uso tanto de cartões SD quanto de MicroSD.
Com a transferência rápida dos arquivos garantida, a etapa de edição os arquivos tem de ser eficiente – em termos de velocidade de resposta e capacidade de armazenamento – para completar o ciclo de produção de conteúdo.
Os SSDs externos da Kingston, como o XS1000 e o XS2000, oferecem velocidades de transferência que de até 2GB/s e mostram-se fundamentais para que grandes volumes de dados sejam movimentados com rapidez e segurança, permitindo que as imagens sejam editadas e publicadas sem atraso. “Em eventos de grande porte, onde cada segundo conta, a combinação de produtos que ofereçam velocidade e eficiência é essencial para que as fotos possam ser compartilhadas com o público no menor tempo possível”, conclui Iuri Santos.