Reinaldo da Silva Junior, Diretor Executivo do Consignet. Divulgação
0

* Por Reinaldo da Silva Junior, Diretor Executivo do Consignet.

A sensação que temos é a de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Dar conta de todas as tarefas é sempre um desafio. Encontrar soluções que facilitem o dia a dia, sejam rápidas e imediatas, como departamentos pessoais e RH precisam, é fundamental.

E acredite, é possível economizar tempo. Para isso, mudar alguns hábitos e encontrar ferramentas que acelerem os processos do RH fazem toda a diferença. Confira algumas dicas que vão te ajudar muito nessa missão.

Como economizar tempo nos processos do RH?

A palavra de ordem é organização. Parece simples e óbvio, mas nem sempre conseguimos manter o ambiente, ferramentas e processos organizados. Isso acontece justamente por conta das altas demandas que surgem todos os dias. Uma rotina organizada ajuda a evitar problemas e estresse desnecessários.

Imprevistos acontecem

É fundamental estar ciente de que as coisas podem dar errado. Nunca sabemos o que esperar de um dia de trabalho. Por isso, é importante ter uma agenda flexível e uma rotina organizada para resolver essas questões.

Para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível, é necessário ter tempo para lidar com os imprevistos. Isso significa economizar o máximo de tempo na gestão dos processos do RH.

Economizar tempo em cada tarefa

Tente reduzir um ou dois minutos de cada tarefa que executar. Ao final delas, você terá otimizado bastante o seu tempo para utilizar esse saldo positivo em outras atividades. Aos poucos, essa economia de tempo se transforma em hábito e vai mudar muito a sua rotina e acelerar os processos do RH.

Use ferramentas a seu favor

Uma ideia que facilita demais a vida de quem trabalha no RH ou no departamento pessoal é automatizar os processos manuais. E sabemos que são muitos. Algumas tarefas demandam muito tempo e impactam de maneira direta os custos da empresa.

Um exemplo é o cálculo de descontos dos benefícios consignados de cada colaborador nas folhas de pagamento. Esse é o tipo de atividade que exige além de tempo, muita atenção do profissional para que não haja falhas, afinal, estamos falando de lidar com dinheiro.

Para que esses processos do RH sejam otimizados, já existem ferramentas que automatizam diversas atividades, como a de gestão de benefícios citada acima. Esse tipo de software ajuda a diminuir o tempo de execução do trabalho e até mesmo os gastos.

Invista nos seus funcionários

Valorizar os colaboradores é fundamental para que o clima organizacional seja o melhor possível. Para isso, invista em treinamentos e capacitações, já que são pontos que os tornam mais bem preparados e engajados com o seu negócio. Pesquise cursos, especializações, webinários, workshops, entre outros.

Sobre o Autor

Reinaldo da Silva Junior é Diretor Executivo do Consignet, formado em Processamento de Dados, com MBA em Gerenciamento de Projetos. Especialista em estratégias de negócio, planejamento e gerenciamento de resultados financeiros, garantindo satisfação de clientes, parceiros e colaboradores

Redação
Equipe de Redação

Restaurantes apostam em delivery tecnológico para vencer a crise

Artigo Anterior

Consultoria de software tem vagas para desenvolvedores trabalharem home office

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios