0

Início de carreira é um verdadeiro desafio. A exigência por parte das empresas está cada vez maior, o que torna a falta de experiência o principal impedimento enfrentado por quem procura uma primeira chance no mercado de trabalho. Desanimar, porém, não é uma opção.

Estar bem preparado(a) para vencer a concorrência é o primeiro passo para conseguir a primeira vaga de emprego. Assim sendo, deve-se levar em consideração fatores importantes como: estar cursando uma faculdade, ter feito cursos ou atividades extracurriculares e falar um segundo idioma.

Outras características, no entanto, têm sido enaltecidas. Atualmente, as empresas estão em busca de jovens que tenham um perfil ativo, sejam curiosos, tenham jogo de cintura para se adaptar às mais diversas situações e tenham, principalmente, espírito de equipe.

Se você está ingressando agora na vida profissional, é preciso ter muita persistência, sim, mas algumas dicas valiosas podem dar um “empurrãozinho” inicial na sua carreira. Confira!

Onde procurar vagas de emprego sem experiência?

A elaboração do seu currículo é o primeiro passo. Logo depois, é ir à luta e “vender seu peixe”.

Fique de olho nos classificados de emprego, cadastre seu currículo em sites de vagas de empresas em que você adoraria trabalhar e procure por agências de empregos.

Também existe a possibilidade de prestar serviço para outras pessoas. Já pensou nisso? Existem plataformas online que podem te ajudar nessa empreitada como 99Freelas, Workana, Trampos.com, Freelancer… Elas conectam empreendedores e profissionais autônomos, oferecendo oportunidades de ouro para conseguir experiência.

E o que colocar no currículo?

Seu histórico impresso é o elemento de maior importância para que você conquiste a vaga de emprego que tanto almeja.

Todas as informações colocadas nele, portanto, devem ser legítimas e bem organizadas tanto porque passa a impressão de clareza e profissionalismo quanto porque possíveis “mentirinhas” são facilmente descobertas pelo recrutador.

Primeiro emprego, aí vou eu!

  • Proatividade é tudo

No momento da entrevista de emprego mostre ao entrevistador o quanto você é proativo. Como? Através das suas qualificações.

Você pode se voluntariar em alguma empresa que ofereça esse tipo de oportunidade, fazer um blog sobre a sua área, fazer cursos livres… Os recrutadores certamente irão vê-lo(a) com outros olhos.

  • Estudar é preciso

Como você ainda não tem experiência, busque atrativos para ser escolhido(a) pela empresa onde pretende trabalhar. A principal forma de se conseguir isso é estudando mais.

Além da faculdade, existem diversos workshops, palestras, entre outros, que podem te ajudar na busca do seu primeiro emprego. Procure por conteúdos que mais tem a ver com sua profissão e com o que você deseja seguir e estude para se aprofundar no assunto. Combinado?

  • Contatos são tudo

Procure fazer contato com profissionais da sua área, pois é importante tanto para estar por dentro de possíveis oportunidades quanto para trocar ideias sobre assuntos relacionados à sua profissão.

Nesse sentido, a universidade é o local ideal para conseguir fazer seu “network”. Redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, também são boas opções para conhecer gente nova ou manter contato com profissionais da área. Invista!

  • Foque em seus diferenciais

O que te diferencia dos seus concorrentes? No que você agregaria à empresa? Procure identificar seus principais diferenciais e tente destacá-los durante a entrevista de emprego.

  • Deixe claro que está interessado em aprender

Mostre ao recrutador que você está disposto a aprender e estudar para conseguir exercer o cargo. A vontade de aprender e se dedicar às atividades pode chamar a atenção e, consequentemente, te ajudar a conseguir uma primeira oportunidade.

  • Começar por baixo não é problema

Se isso é um problema para você, lembre-se que todo mundo começou de onde você está, então não há porque se envergonhar.

Não se sinta por baixo por não ter experiência durante uma entrevista, pois isso é supernormal.
Se for o caso, comece em cargos operacionais e busque com o tempo subir na empresa através de seus estudos e competência no dia-a-dia.

  • Seja paciente

Tenha em mente que nada, absolutamente nada, acontece da noite para o dia. Além disso, alcançar um objetivo requer tempo.

Pode ser que você ouça muitos “não” durante suas tentativas de conseguir o primeiro emprego? Sim, mas com paciência e determinação logo você conseguirá o tão esperado “sim”. Seja paciente!

E então? Depois dessas dicas você está mais confiante em conseguir seu primeiro emprego?

5 setores inovadores para empreender em 2021

Artigo Anterior

Todo cliente procura uma jornada segura: sua empresa está preparada?

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios