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O uso da tecnologia no setor de Recursos Humanos se tornou indispensável nos últimos anos.

Esse “boom” tecnológico se deu, principalmente, para tornar os processos seletivos mais eficientes e otimizados. Porém, mesmo as empresas mais modernas recorrem, ainda hoje, à uma ferramenta fundamental na hora de recrutar um(a) candidato(a): o bom e velho currículo.

Para muitos candidatos, o “CV” – abreviação para curriculum vitae – é uma das etapas de maior dificuldade durante os processos de seleção, especialmente no que se refere ao que deve ou não estar presente no documento.

Reunir as informações mais relevantes da nossa vida pessoal e profissional realmente é uma tarefa árdua, sobretudo para quem busca uma oportunidade pela primeira vez, mas não impossível.

Ao dar início a construção do seu currículo, tenha em mente de que ele deve ser o mais objetivo e atraente possível. I

sso porque o recrutador terá uma quantidade imensa de currículos para analisar, ou seja, não poderá se dedicar muito tempo a cada um. Por isso ele precisa “bater o olho” no seu e ter vontade de lê-lo até o final.

Passo a passo de como fazer um currículo campeão

A seguir, separamos dicas valiosas para te ajudar a elaborar um currículo campeão. #PartiuCarreiraDeSucesso?

Passo a passo

  • Dados pessoais

Inicie o currículo listando seus dados pessoais e informações de contato na seguinte ordem:

  • Nome completo;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Linkedin;
  • Estado civil;
  • Data de nascimento.

 

Considere

  • Utilizar fontes sóbrias e de cor preta. No caso das fontes, duas boas opções são Verdana e Arial tamanho 12 (nunca menos);
  • Em relação ao tamanho do documento, o ideal é que tudo caiba em duas páginas.

Desconsidere

  • Incluir números de documentos como CPF e RG, por exemplo;
  • Fotografia (a menos que seja solicitada);
  • Incluir a pretensão salarial. Na momento da entrevista, o(a) recrutador(a) tocará neste assunto, claro, mas não é necessário incluir a informação no currículo.

 

  • Objetivo profissional

Esse campo é destinado a área de atuação. No momento de preenchê-lo, não coloque o cargo desejado. Ao invés disso, liste as áreas de atuação onde pretende atuar.

Exemplo:

Forma incorreta: Objetivo – Social Media;

Forma correta: Objetivo – Comunicação Social / Marketing Digital / Marketing.

É sua primeira experiência profissional? Não tem problema! Separamos um exemplo do que inserir nesta etapa:

“Busco atuar na área de – área da empresa para qual concorrerá à vaga – para que possa ampliar meus conhecimentos e desenvolver em parceria com a empresa um crescimento na área de atuação buscando, dessa forma, o sucesso de ambas as partes”.

  • Resumo das qualificações

Faça um breve resumo sobre suas competências e áreas em que se destaca. Utilize dados concretos e objetivos, assim você demonstra toda sua eficácia para ocupar a vaga a qual está concorrendo. Mas atenção: nesse campo é terminantemente proibido o uso de adjetivos como “preparado” ou “determinado”.

  • Formação acadêmica

Hora de falar sobre seu histórico escolar. Nesta etapa, liste somente graduação, doutorado, mestrado e MBA. Ah! Sempre do mais recente para o mais antigo, combinado?

Exemplo:

  • Mestrado em Jornalismo Cultural – Universidade de São Paulo (São Paulo/SP) – 2019 (em curso).
  • Graduação em Comunicação Social – Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP) – 2015 – 2018.

 

  • Experiência profissional

Chegamos a parte mais importante do seu currículo. Aqui, você deve selecionar as empresas onde trabalhou que, obviamente, tenham a ver com as vagas de emprego que você esteja procurando. Em seguida, liste cada uma e separe-as da seguinte maneira:

  • Nome da empresa;
  • Cargo;
  • Principais funções;
  • Ano de entrada;
  • Ano de saída.

Está trabalhando no momento? Inclua no seu currículo. Coloque o ano de entrada e em seguida “até o momento”.

Exemplo:

Vaga anunciada
Assistente Administrativo
Incorreto
Rotinas administrativas no geral.
Correto
Conserta Tudo Ltda
Empresa nacional de médio porte fundada em 2017. É especializada na manutenção e assistência técnica de computadores, notebooks e peças de informática em geral.

  • Atribuições

 

  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de contratos com fornecedores;
  • Atendimento ao cliente;
  • Cobrança de inadimplentes;
  • Elaboração de planilhas financeiras.

Principais resultados

Após a reorganização de contratos, recuperei mais de R$ 20 mil em peças de reposição que não haviam sido entregues.

Julho de 2016 a atual – Assistente Administrativo

Caso ainda não tenha experiência, tudo bem. Coloque neste campo seus trabalhos voluntários, atividades desenvolvidas em grupos e aptidões desenvolvidas nesse período.

  • Idiomas

Inclua somente os idiomas em que seja (de fato) fluente. Em hipótese alguma minta para ganhar pontos com o entrevistador.

Afinal, se na hora da entrevista você for avaliado neste sentido e ficar comprovado que sua fluência é diferente do que constava no currículo, o embaraço será imenso.

Siga o exemplo:

  • Inglês: Fluente
  • Espanhol: Intermediário
  • Português: Nativo

 

  • Atividades extracurriculares

Para finalizar seu currículo, aqui você deve incluir atividades como:

  • Trabalhos voluntários;
  • Cursos voltados à cultura como: música, teatro, artes…
  • Cursos de idioma;
  • Intercâmbio.

TOME NOTA

  • Vai enviar seu currículo por e-mail? Envie em PDF

Além de ser mais bonito visualmente, a versão em PDF é mais profissional. Caso os recrutadores necessitem do arquivo em Word, eles vão solicitar a você.

  • Faça um currículo específico para cada cargo e empresa

O erro mais comum cometido pela maioria dos candidatos a uma vaga de emprego é enviar o mesmo currículo para todas as empresas.

Sendo assim, o ideal é que você produza um currículo para cada empresa e cargo a qual está concorrendo. Seja estratégico(a)!

  • Saiba tudo o que puder sobre a vaga oferecida

Antes de se candidatar a uma vaga é prudente buscar o máximo de informações sobre o cargo ofertado e conferir se você realmente tem as qualificações necessárias para ocupá-lo.

Até porque, não tem coisa pior do que perder tempo se candidatando a uma vaga que não tem nada a ver com que você procura, né?

  • Saiba tudo que puder sobre a empresa contratante

Logo após reunir todas as informações necessárias sobre a vaga almejada, é hora de pesquisar sobre a empresa.

Há quanto tempo ela está no mercado? Qual seu principal produto ou serviço? Qual perfil? Conservador ou moderno? Saber disso é de extrema importância e garante pontos na hora da seleção.

  • Fique atento às redes sociais

Com a ascensão das redes sociais, os recrutadores passaram a pesquisar sobre os candidatos também dentro do espaço virtual.

Até porque, elas dizem muito sobre os valores de alguém. Por este motivo, cuidar da sua imagem nas redes sociais é superimportante. “Eu odeio meu chefe” ou “Eu odeio segunda-feira”? NEM PENSAR!

  • Revise! Revise cada palavra!

Após terminar de redigir seu currículo, leia e releia o texto com calma e atenção.

Recomendamos que você mostre para algum amigo mais experiente, que possa ajudá-lo a detectar possíveis deslizes. E lembre-se: erros gramaticais, de concordância ou de digitação são o fim. Tome cuidado!

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática, se candidatar aos processos seletivos que tenham a ver com seu perfil e torcer! Boa sorte!

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

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