Negócios

Como o Sistema de Gestão Empresarial pode ajudar em momentos de crise

0

O sucesso de uma empresa pode ser percebido a partir de um conjunto de vários fatores.

O tamanho da base de clientes, a qualidade dos serviços e o investimento em inovação estão, certamente, entre os principais e ajudam a explicar o êxito de um negócio.

A maneira como as empresas usam a tecnologia para aprimorar a qualidade de seus produtos e conquistar novos clientes também tem um papel fundamental na expansão de qualquer companhia.

Outro ponto importante que ajuda a explicar tal êxito é a maneira como as empresas lidam com as crises e os desafios de seu segmento.

Recentemente, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças profundas no ambiente corporativo, causando vários problemas para muitos negócios. Fato é que, diante de um cenário de enorme competitividade e mudanças contínuas, é necessário estar preparado para suportar tais crises.

Apoio estratégico do ERP

Há tempos a tecnologia vem ganhando destaque no cenário corporativo. Para além do aperfeiçoamento de processos, cuja execução foi otimizada, o aumento da produção e armazenamento de informações pelas empresas elevou ainda mais o protagonismo dessas soluções.

Diante dessas mudanças, adotar um software de gestão tornou-se uma ação necessária para o crescimento e sobrevivência de um negócio.

Além de identificar pontos de aprimoramento e, até mesmo, onde é possível cortar custos, o ERP tem uma atuação estratégica na gestão de informações, auxiliando as empresas diretamente na tomada de decisões baseadas em dados.

É importante destacar que a gestão de informações pode ser externa ou interna. Assim, as empresas podem tanto analisar dados dos seus clientes, quanto das equipes para, a partir dessas análises, tomar decisões mais assertivas e com chances mínimas de falhas.

Em síntese, a tomada de decisões pautada em dados é mais eficiente porque baseia-se em insumos coletados nos próprios sistemas das empresas, sendo, portanto, mais assertiva que outras estratégias a partir de informações subjetivas.

Exatamente por isso, o ERP desempenha um papel fundamental dentro das organizações, pois coleta, integra e armazena tais dados de forma segura, munindo as lideranças com relatórios precisos sobre os dados.

Gestão eficiente e integração

Um modelo de negócios enrijecido é um grande problema para qualquer empresa. Além de dificultar a atuação de forma ágil e efetiva, pode também elevar os custos operacionais das organizações.

Adotar um sistema de ERP minimiza esse problema, pois o software de gestão permite uma integração entre os setores, centralizando as informações em uma única plataforma e proporcionando maior flexibilidade às equipes, que podem operar de qualquer lugar.

A integração e centralização das informações evita falhas como duplicidade de informações e permite uma atuação mais ágil na execução dos processos.

Com isso, os gestores têm maior controle sobre as equipes, além de diagnósticos detalhados, periodicamente, com sugestões de medidas e ações a serem adotadas para tornar o ambiente corporativo mais eficiente.

Para além disso, uma solução de gestão proporciona muitas vantagens para sua empresa que, em tempos de crise, tornam-se ainda mais importantes.

O uso estratégico de dados na tomada de decisões, bem como a qualidade e eficiência na execução dos processos trazem maior competitividade às empresas que investem nestas soluções.

Dessa forma, elas conseguem manter-se estáveis mesmo em tempos de mudanças e turbulências no mercado.

Por fim, é importante reforçar que o investimento em um sistema de gestão empresarial é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

Além de minimizar os impactos de crises, atuando, essencialmente, na melhoria contínua dos processos, segurança de dados e produção de relatórios para a tomada de decisões amparada em dados, o ERP traz mais competitividade para sua companhia.

Fernando Brolo – Divulgação (Logithink)

*Fernando Brolo é Sales Partner na logithink. O executivo possui vasta experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, tendo passado, ao longo de sua carreira, por diversas áreas de negócios, como Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI.

Redação
Equipe de Redação

Marketing de relacionamento: como causar impacto de forma personalizada?

Artigo Anterior

Liderança na prática: o papel do gestor para que a inovação seja normalizada

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close