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O faturamento do comércio eletrônico atingiu um número expressivo em 2021. Segundo informações divulgadas em janeiro pelo índice MCC-ENET, o setor teve uma alta de 48,41% em comparação a 2020.

A partir desse crescimento das vendas online, as empresas passaram a ter que lidar com um novo contexto no ambiente digital: uma maior concorrência pela atenção do consumidor. Desta maneira, é imprescindível a busca pela inovação nos negócios a fim de potencializar a experiência de compra na marca.

“Com o aumento de ofertas de serviços e produtos, os consumidores ganharam um maior poder de decisão de compra – o que transfere para as empresas uma grande responsabilidade de otimizar a jornada de consumo. Para que isso aconteça, uma boa alternativa é se atentar aos formatos de vendas online que estão despontando no mercado”, diz Gabriel Andrade, CEO da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por maquininhas de cartão.

Pensando em auxiliar as marcas nesse desafio, o executivo reuniu as principais tendências para o comércio eletrônico. Confira abaixo:

Super Apps

Os super aplicativos são uma estrutura digital que disponibilizam mais de um serviço em um único local.

Sendo assim, algumas empresas desenvolvem parcerias com essas plataformas para captar novos clientes, o que facilita a experiência do consumidor ao criar uma jornada de compra concentrada em um único ambiente.

Live Commerce

Por conta do isolamento social causado pela pandemia, as lives e transmissões ao vivo nas redes sociais foram impulsionadas. As do segmento do entretenimento, realizadas por artistas que até então não podiam estar nos palcos, foram as que mais se destacaram.

Essa tendência abriu uma nova oportunidade para as empresas que começaram a patrocinar esses shows no ambiente digital. A solução encontrada foi incluir, por exemplo, um QR Code que direciona o público direto para o site da marca.

Na prática, esse tipo de patrocínio auxilia a ganhar a confiança de novos clientes, gerar maior aproximação com o consumidor e aumentar as chances de conversão.

Voice Commerce

Atualmente, dispositivos que executam tarefas por comando de voz já estão presentes em grande parte do nosso dia a dia. Um ótimo exemplo é a Alexa, assistente virtual da Amazon.

Como uma das funcionalidades dessa tecnologia é ajudar o usuário a encontrar produtos e serviços, a iniciativa se torna uma aliada do comércio eletrônico.

Portanto, adaptar a plataforma de vendas para esse formato é uma estratégia de aumentar a visibilidade da marca.

Metaverso

Em outubro de 2021, o termo ‘metaverso’ passou a ter relevância no mercado com a transição de marca do Facebook para Meta. A partir dessa mudança, a companhia anunciou que iria aumentar os investimentos nesse segmento.

Em suma, a tecnologia nada mais é do que um mundo virtual 3D que conecta o físico e o digital por meio da realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) com o auxílio de fones e óculos adaptados para esses recursos. Nesta estrutura, os usuários podem interagir entre si com o uso de avatares para explorar espaços de lazer, trabalho, aprendizagens e até mesmo de compras.

Neste cenário, um segmento em crescimento é o dos imóveis virtuais, que podem explorar o recurso para apresentar os espaços e mesmo concluir transações comerciais. Já empresas varejistas, como o Walmart, anunciaram que irão investir na criação de jornada de compra no metaverso.

Mobile Payment

Por conta do avanço das interações no digital, o formato de mobile payment tornou-se uma forte tendência.

Nesta solução, é possível realizar pagamentos via dispositivos móveis de maneira presencial ou à distância, o que traz mais flexibilidade para os consumidores no momento da compra. Neste caso, um dos aplicativos que está mais sendo utilizado para essa finalidade é o WhatsApp.

Sobre a Quero 2 Pay

Fundada em abril de 2020, a Quero2Pay é uma fintech de meios de pagamentos por maquininhas de cartão que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia financeira e, assim, alavancar e empoderar empreendedores ao redor do Brasil.

Localizada em São Paulo, a empresa apresenta em seu portfólio os serviços de POS -point of sale- (Queridona Smart), Q2 Lupa, Q2 Link e programa de licenciamento com foco em microempreendedores.

Atualmente, a marca criada durante a pandemia tem presença nacional em 1.900 cidades e em mais de 20 mil estabelecimentos.

Redação
Equipe de Redação

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