Tecnologia

Crefisa utiliza Microsoft Azure para criar uma plataforma inovadora de Open Finance e colaboração interna

0

O mercado financeiro vem se reinventando ao longo dos últimos meses a fim de acompanhar um movimento crescente em digitalização de jornadas e hiper-personalização da experiência dos consumidores bancários e novos modelos híbridos de trabalho e colaboração.

Para estar adiante nessa transformação, a Crefisa, empresa de crédito pessoal, se juntou à Cloud Target, empresa fornecedora de tecnologia, para implementar sua plataforma de Open Finance utilizando a nuvem Microsoft Azure, assim como o Microsoft 365, plataforma de colaboração, para apoiar suas atividades diárias e comunicação entre os times.

De acordo com Daniel Conrado Diniz, superintendente de Infraestrutura de TI da Crefisa, o uso da nuvem somado à infraestrutura on-premises da companhia começou a ser planejado ainda em 2020 quando foram identificadas oportunidades de inovação, otimização de recursos e ganhos em eficiência operacional em diversos processos, e foi a partir disto que o projeto de serviço para o Open Finance nasceu, já em nuvem pública.

“Além da agilidade na construção do ambiente de infraestrutura, a nuvem nos possibilita escalabilidade, potencial de utilização de tecnologias mais avançadas e crescimento rápido. Ainda, a implementação contou com a capacitação da nossa equipe de tecnologia por meio de treinamentos e apoio técnico”, comenta.

“Colocamos o nosso time de arquitetura para ajudar o cliente a estimar o consumo e melhores práticas de uso da solução Azure, consolidando a decisão para a sua implementação para este e novos projetos. Ainda, criamos recursos para o compartilhamento de conhecimento entre as equipes de tecnologia, uma frente de treinamento e certificação com o apoio da Microsoft e oferta de suporte para novas necessidades de arquitetura e desenho de soluções em nuvem”, diz Erik Baptista, CEO da Cloud Target.

Roadmap de transformação digital

Como parte desse roadmap de transformação digital, a Crefisa também está inovando nos modelos de força de trabalho do futuro, colaboração e produtividade com seus colaboradores, que se comunicam entre sí tanto no modelo de trabalho remoto, quanto para a atuação em modelo híbrido.

Antigamente, a companhia contava com um ambiente com múltiplas tecnologias de colaboração o que dificultava a interação entre as equipes e tornava o trabalho do time de TI mais complexo, uma vez que era necessária a atualização de diferentes ferramentas.

“Poucas pessoas tinham conhecimento de todas as plataformas e algumas tecnologias não eram liberadas para uso no ambiente da Crefisa – o que tornava necessário o uso de dispositivos pessoais como celulares e tablets, sem uma solução integrada e protocolos de segurança, para que a comunicação fosse realizada”, diz Daniel.

Atualmente, a companhia está fazendo a migração para o Microsoft 365 com o uso complementar do Microsoft Teams, plataforma de comunicação em nuvem, como forma de padronização para toda a companhia, com o objetivo de garantir a rapidez e a eficácia nas interações para cerca de 800 funcionários.

Além disso, a Crefisa busca desenvolver novos projetos com serviços inteligentes na nuvem Microsoft Azure, como parte de sua estratégia de inovação, como onboarding digital sem fricção com uso de Inteligência Artificial (IA) e biometria avançada para aumentar a eficiência na aquisição de clientes, tudo isso aliado ao uso das melhoras práticas de desenvolvimento de inovação em modelo ágil.

“A tecnologia em nuvem, combinada com transformação de dados, analítico e IA, podem diferenciar ainda mais o posicionamento da Crefisa no mercado financeiro, desenvolvendo novos modelos de negócios com o ecossistema através da APIs abertas, bem como com o uso de analytics e machine learning, criando uma visão 360º de seu ciclo de vida financeiro através da gestão de consentimento. Com isso a Crefisa, poderá racionalizar cada vez mais seu portfólio de produtos com soluções de crédito adequadas a cada perfil de cliente”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de Vendas para o Mercado Corporativo & PMEs da Microsoft Brasil.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    NVIDIA cria plataforma Isaac AMR para ajudar indústria de logística de US$ 10 trilhões

    Artigo Anterior

    Primeira usina solar com recursos de dinheiro digital é construída no Brasil

    Próximo Artigo

    Publicações Populares

    Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

    The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

    Close