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Por Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil.

Quase todas as empresas foram afetadas pela pandemia de Covid-19 no último ano, e muitas PMEs sentiram o impacto da crise causada pela doença. Algumas tiveram que suspender suas operações, enquanto outras necessitaram de rápida adaptação para continuidade dos negócios.

Agora, enquanto o Brasil está entrando no período de recuperação financeira, como as empresas podem retomar seus negócios normalmente? A resposta está na tecnologia.

Com softwares e as ferramentas certas, as empresas podem gerar melhorias nos negócios principalmente nesse período em que a pandemia parece estar chegando ao fim.

Uma das plataformas tecnológicas que fortaleceram as empresas é o Customer Relationship Management, o CRM, um sistema em que serve para incorporar todos os processos de negócios em uma plataforma única e eficiente.

Não só visando fornecer uma melhor interação com o cliente, mas uma solução de CRM tudo-em-um também tem ferramentas de suporte de vendas, marketing e atendimento ao cliente que são projetadas para impulsionar a produtividade dos negócios e auxiliar no crescimento.

Com todas essas utilidades, o sistema CRM não beneficia somente grandes empresas, mas também oferece vantagens para empresas de menor porte. Especialmente em um momento como este, podendo ajudar ainda mais as PMEs a operarem seus processos de negócios.

Busque uma plataforma de CRM que seja focada em PMEs

Encontrar o software de CRM certo para sua empresa pode ser difícil e é preciso pesquisa e experimentação de diferentes plataformas para conhecer cada um de seus recursos e interfaces.

Aos empresários de PMEs, é importante que escolham uma plataforma de CRM que seja escalonável e voltada a adaptar seus processos de negócios, a fim de proporcionar comodidade a cada tipo de segmento ou setor, tendo que estar construída para se desenvolver junto com sua empresa,  permitindo a personalização de acordo com as necessidades de cada negócio.

Sem dúvida, foi muito difícil para todos os proprietários de empresas prosperarem nesta pandemia, especialmente aquelas empresas que não tinham estruturas virtuais. Sem planos concretos, estratégias e as ferramentas certas para continuar suas operações, a recuperação também pode ser complicada.

Como PME, é necessário aprender com essa experiência e passar a considerar o aproveitamento do poder da tecnologia. Dessa forma, independentemente dos obstáculos que possam surgir no futuro, a empresa estará equipada e poderá lidar com as incertezas da melhor maneira e com sucesso.

Reduza oportunidades perdidas e aprimore os recursos das equipes

Os contratempos causados pela crise não devem ser um fator para perder oportunidades, é possível conectar o sistema CRM aos sites da empresa permitindo que você capture clientes em potencial a partir deles.

Em um estudo da Zoho, encomendado à Toluna em 2020 com 475 empresas, 29% dos entrevistados disseram que não sabem como capturar dados de clientes e 20% das empresas não conseguem gerenciar sua comunicação com os clientes. Por isso, é inteligente que PMEs considerem a adoção de uma plataforma de CRM, a fim de incluir fluxos de trabalho inteligentes que permitam definir processos de negócios e eliminar tarefas manuais e repetitivas por meio da automação.

Com todos os dados armazenados em uma única plataforma, é mais fácil para todos em sua empresa acessar qualquer informação de cliente em tempo real.

As equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem trabalhar facilmente em conjunto e até mesmo aumentar seus recursos em seus respectivos setores. Nesse momento de retomada, é essencial que a empresa faça bom uso das ferramentas, evitando perder leads, dados relevantes e outras oportunidades.

Para o departamento de vendas, os sistemas de CRM podem ajudar com recurso de gerenciamento de negócios, tendo uma melhor visualização de quais estágios seus negócios estão por meio de pipelines organizados e uma visão geral de seu ciclo de vendas ou de seus negócios perdidos

Para o marketing, as equipes também podem continuar seus processos por meio de gerenciamento de campanhas e recursos de automação que os ajudarão a fechar negócios e aumentar o conhecimento da marca em todos os canais, permitindo que seja avaliado o progresso em seus esforços de marketing para cada público-alvo.

O atendimento ao cliente pode se beneficiar da automação alimentada por Inteligência Artificial em plataformas de CRM. Dúvidas, problemas ou questões mais sérias podem ser encaminhadas para o departamento certo para serem tratadas de acordo.

Um software de CRM pode integrar aplicativos externos ao seu sistema para agilizar ainda mais os processos, para não só diminuir as lacunas criadas ao precisar buscar informações em mais de um local, mas também aumentar a produtividade de sua força de trabalho.

Redação
Equipe de Redação

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