Com esse feito, Jackeline representa um marco na história do empreendedorismo feminino brasileiro. A cientista é pioneira no mundo ao desenvolver um estudo que originou uma patente do uso de fitoativos provenientes de um extrato biotecnológico de Fitoativos, com eficácia clinicamente comprovada, contra alopecias e queda capilar.
O estudo teve quatro anos de duração e a cientista contou com recursos próprios e apoio da instituição de ensino em que trabalhava para conseguir concluir a pesquisa. Um super desafio, que envolve tanto a rotina complexa ao desenvolver estudos científicos, somada à maternidade durante o processo.
Para a cientista, essa determinação é resultado da capacidade de adaptação, resiliência e da força das mulheres: “É maravilhoso ver como nós mulheres podemos fazer a diferença em todas as áreas, não apenas dentro daquilo que é estereotipado ou clichê. Mulheres têm uma enorme sensibilidade e um grande poder de percepção, são criativas e persistentes por natureza e extremamente capazes de realizar grandes feitos também na ciência e marcaram a história da humanidade com descobertas que mudaram o mundo”.
Em 2017, a formulação desenvolvida pela cientista foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil e a pesquisadora iniciou a comercialização do produto elaborado a partir da biotecnologia patenteada, fundando a MagicScience Brasil, que ganhou repercussão no Brasil e no exterior.
A empresária também reforça um movimento importante para o Brasil, de que “precisamos mudar as expectativas em relação à prática científica no Brasil. Quando um pesquisador desenvolve algo, que pode beneficiar a vida das pessoas, é essencial que a população conheça e apoie.”
Ao comemorar o feito, a brasileira reforçou novamente a importância da dedicação e persistência: “Tem uma frase de Napolleon Hil, que gosto muito e resume bem toda a minha trajetória e também o significado desta conquista: “O entusiasmo é a maior força da alma. Com ele nunca nos faltará poder para conquistar o que desejamos. Acredito muito nisso, pois minha história foi marcada pela persistência e por muitos desafios, cuidadosamente superados. Eu tentei por anos e cada dia me deixou mais próxima do dia em que tudo começou a dar certo”, finalizou a cientista.
Ainda sobre Jackeline Alecrim
Jackeline é graduada em Farmácia e possui especialização em Cosmetologia Avançada, Fitoativos.
Atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento e posicionamento mercadológico de cosméticos e dermocosméticos científicos inovadores, consultoria científica e empreendedorismo estratégico.
Além de ampla experiência no ramo de educação superior como docente de disciplinas como Cosmetologia, Farmacologia Clínica, Química Farmacêutica e Empreendedorismo em saúde, área na qual atuou por 9 anos.