0

No dia 26 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental. Diante da crescente preocupação com os desafios ambientais, as entidades gestoras desempenham um papel importante nesse processo.

Por isso, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – reafirma seu compromisso com a conscientização da população sobre a importância da reciclagem, visando à preservação do meio ambiente e à saúde humana.

“Fundada com o objetivo de promover a gestão sustentável dos equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil, a ABREE atua como um agente catalisador para mudanças positivas no cenário ambiental e social do país. O Dia Mundial da Educação Ambiental oferece uma oportunidade valiosa para reforçar nossos esforços e destacar a importância da reciclagem desses dispositivos”, afirma Nilson Maestro, presidente da ABREE. 

O papel desenvolvido pela ABREE ultrapassa a gestão dos resíduos incluindo a responsabilidade de informar e envolver ativamente a comunidade. As iniciativas de educação ambiental promovidas pela associação têm como objetivo cultivar uma compreensão mais completa dos desafios ambientais e das soluções possíveis.

Como a ABREE pode contribuir na conscientização da população

Pensando nisso, veja como ABREE pode contribuir para a conscientização da população:

  • Informação acessível: Implementar iniciativas para tornar a informação ambientalmente relevante mais acessível para a população, por meio de campanhas de arrecadação, materiais educativos e eventos.
  • Proximidade com a comunidade: com a realização de campanhas itinerantes de arrecadação para reciclagem, que é uma forma de se aproximar da população, viabilizar e conscientizar.
  • Incentivo à participação: Além de fornecer informações, a entidade estimula ativamente a participação da população em práticas sustentáveis, abrangendo iniciativas como programas de reciclagem, projetos de conservação local, entre outras ações.
  • Parcerias estratégicas: Realizar parcerias estratégicas é uma prática fundamental para ABREE, pois o trabalho com prefeituras locais, escolas, empresas e órgãos governamentais ajuda a potencializar e ampliar os esforços na promoção da conscientização ambiental.
  • Consciência ambiental: Por fim, a ABREE desempenha um papel importante na construção de uma consciência crítica em relação às questões ambientais. Esse compromisso visa orientar as pessoas a compreenderem a relação entre suas ações diárias e os impactos diretos no meio ambiente.

Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala.

Com 55 associados que representam 174 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    Cibra é pioneira no Brasil com implementação do SAP S/4HANA Cloud numa jornada BLUEFIELD

    Artigo Anterior

    Carreira em TI: 3 dicas para ingressar no mercado de tecnologia em 2024

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios