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Por Caio Borges, Head de Vendas Brasil da Infobip.

O ano de 2020 foi atípico para a América Latina por diversos motivos, e, certamente, o distanciamento social acelerou mudanças que, consequentemente, refletem a forma como as pessoas consomem.

Os hábitos provavelmente não serão mais como eram no início da pandemia. Por isso, se antes a tecnologia já era uma agenda essencial para o varejista, hoje é fundamental atender os consumidores que exigem experiência de compra ágil, personalizada e atraente.

Diante dessa nova era de hábitos de consumo, que exigem respostas instantâneas, interações mais contextualizadas e reais, o varejista precisa ter as ferramentas tecnológicas adequadas para oferecer experiências únicas e fluidas, que no longo prazo gerarão clientes fiéis.

Comunicação eficaz

Nesse sentido, a comunicação eficaz é a chave que fará a diferença entre construir relacionamentos duradouros ou simplesmente realizar compras pontuais na Black Friday.

É importante entender que manter os consumidores informados sobre novos produtos ou serviços, esclarecer suas dúvidas e oferecer campanhas personalizadas, pode garantir experiências incríveis e envolventes.

Mas, para criar uma boa estratégia de comunicação, é necessário entender as mudanças nos hábitos e comportamentos de consumo de cada cliente e adaptar as práticas para que estejam de acordo com essas novas expectativas.

Por exemplo, o consumidor de hoje precisa de interações digitais mais humanizadas, o que significa não apenas proporcionar a possibilidade de interagir em vários canais, mas conectá-los de forma eficaz para que não haja necessidade de repetir informações ou perder muito tempo em uma longa fila virtual.

Estudo recente

De acordo com um estudo recente desenvolvido pela IDC para a Infobip, 70% dos novos aplicativos móveis terão como foco humanizar as experiências digitais para os consumidores e tornar este novo mundo digital prioritário mais identificável e satisfatório. Além disso, é fundamental observar que 65% dos clientes afirmaram que voltariam a comprar se tivessem uma boa experiência, navegação rápida, facilidade de uso, rastreamento de pedidos e disponibilidade de produto.

Assim, a experiência do usuário, em todas as etapas, desde a compra até a utilização de um produto, é um fator determinante para o sucesso do negócio. Fidelizar também significa criar uma boa memória de todo o processo de compra de um item ou serviço.

Para que isso aconteça, usabilidade e comunicação são investimentos essenciais para fazer a diferença no e-commerce e construir relacionamentos de sucesso com os clientes.

Pensando na próxima Black Friday, é preciso ter em mente que fatores como notificação e rastreamento de pedidos, frete barato e pontual, comunicação eficiente e bom atendimento são elementos essenciais para transformar uma compra normal em uma compra extraordinária, garantindo uma futura fidelização.

Não há como voltar atrás, repensar estratégias para não perder clientes e retê-los é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado varejista. Portanto, é essencial integrar os espaços físicos e virtuais para gerar interações mais consistentes, pois, mesmo com toda a aceleração da tecnologia, os consumidores continuam enfrentando problemas básicos.

Canais disponíveis

Vejo que, embora a variedade de canais disponíveis aumente a cada dia, é preciso encontrar uma forma de enriquecer o relacionamento com o cliente, escolhendo o mais adequado de acordo com o tipo de público.

Ferramentas como WhatsApp, Facebook Messenger e SMS, ajudam a aumentar a participação do consumidor e gerar conversas muito próximas.

Por outro lado, implementar chatbots e respostas de voz interativas em seus canais digitais preferidos ajuda a tornar a comunicação simples, familiar e humanizada. Por fim, não se esqueça que a Black Friday é uma excelente oportunidade para transformar clientes em embaixadores da marca por meio de um CX eficaz e autêntico.

Sobre a Infobip

A lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente.

A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger.

Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Somos um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo.

Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

Sobre o executivo

Caio Borges, Head de Vendas Brasil da Infobip

Caio possui mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, sendo reconhecido nas seguintes áreas: Gestão de Negócios, Finanças e Vendas. Fluência em idiomas Port. (nativo), Inglês (estudou no exterior).

Neste momento, busca a realização no mercado, com o objetivo de desenvolver uma meta de trabalho e gerar resultados, de forma a possibilitar o crescimento qualitativo e quantitativo dos envolvidos.

Uma de suas principais qualidades profissionais é: capacidade de construir relacionamento interpessoal com clientes e colegas, buscando, constantemente, o desenvolvimento pessoal, com responsabilidade, persistência e dedicação.

Redação
Equipe de Redação

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