O Diretor Executivo do Instituto LIVRES – organização do terceiro setor que atua desde 2006 com a missão de trabalhar pela extinção dos males sociais que afligem os mais vulneráveis – Clever Murilo Pires, fala sobre os e dá algumas sugestões a líderes e gestores sobre como motivar as equipes no cenário de consequências da pandemia no Brasil e no mundo.
O executivo é mestre em Economia de Empresas e conhece a fundo as mazelas das comunidades menos favorecidas e os povos chamados tradicionais (quilombolas, sertanejos, indígenas) devido à sua atuação no terceiro setor e mais de 20 anos de experiência em gestão.
No LIVRES, é responsável pela gestão financeira e executiva, desenvolvimento do plano estratégico de curto, médio e longo prazo, formação e treinamento de equipes, e desenvolvimento de negócios e inovação.
Também atua na implantação de métodos de gestão avançada aplicados em exclusividade, desenvolvimento de lideranças, gestão e indicadores de performance, gestão de metas por resultados quantitativos e qualitativos, alinhamento e direcionamento do resultado com plano estratégico, M&A, fusões e aquisições.
Cenário
A pandemia de Covid-19 trouxe desafios tão grandes quanto o seu impacto na vida de todos ao redor do mundo. Atualmente, já são quase 200 milhões de pessoas infectadas em todo o planeta e mais de 4 milhões de mortos.
Em se tratando somente de Brasil, os números mais recentes apontam mais de 19 milhões de casos e quase 550 mil mortes – com média de óbitos de mais de 1 mil pessoas por dia.
Entretanto, para aqueles que precisam seguir com a vida e com seus negócios, diante do isolamento social, o desafio é enorme. Para gestores e líderes de empresas, manter sua equipa afastada do escritório e com grande motivação para alcançar as metas estabelecidas exige muita flexibilidade e inspiração para a liderança.
Um dos elementos fundamentais para isso é ter empatia pela equipe. Manter seu emprego, num novo cenário, com outras responsabilidades, numa nova realidade, gerou esgotamentos emocionais a todos. Portanto, é preciso que o gestor reconheça que este é um obstáculo a ser superado, pois impacta diretamente a produtividade do colaborador.
Alternativa
A equação final resulta em equipes compostas por pessoas com problemas individuais, trabalhando remotamente (às vezes, em condições não ideais) e tentando manter sua produtividade. Todo esse cenário exige alguns pré-requisitos. Seguem algumas dicas importantes para as lideranças.
A primeira está em manter-se presente e disponível. Apresente os canais em que a equipe deve contatá-lo sempre que possível e mantenha a calma nas adversidades. Fortaleça a relação de confiança entre você e a equipe, criando um ambiente adequado para comunicação.
Nem sempre, os aplicativos de mensagem são a melhor opção. A internet disponibiliza outras soluções práticas para definições, orientações e gestão – como num escritório no mundo real.
Dessa forma, manter-se informado e, por conseguinte, manter sua equipe informada também é o ideal para se alcançar metas tangíveis de trabalho. Isso traz segurança aos colaboradores e ainda os orienta sobre os processos que precisam ser melhorados.
Finalmente, o líder deve ter atenção a si mesmo. Mantenha a saúde mental, alimente-se bem e tenha hábitos de relaxamento, como hobbies e a prática de esportes.
Clever Murilo Pires é CEO e Mentor de Gestão
Contador FUMEC e Administrador de Empresas FIEMG, Pós-graduado em Gestão de Custos IETC, MBA em Gestão Estratégica de Negócios – NP e Mestre em Economia de Empresas FEAD/PUC MINAS, com especializações em Planejamento Estratégico – BSC, GPD, GMD e PDCA, Finanças Corporativas e Valuation (IBMEC e INSPER), Digital Transformation – MIT, MKT Digital – USP, Live MKT ESPM, CEO – FDC, entre outras, inclusive voltadas para o terceiro setor.
Mentor pela Rocket Mentoring School. Capacitado em técnicas de Lideranças pela Crescimentum e Coaching Profissional – ICF em andamento – (International Coaching Federation).
Mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de diversos segmentos, nas áreas de Gestão, Finanças estruturadas e expansão ,Contabilidade, Compliance, Administração, Project Finance, Fusões e Aquisições/M&A, Gestão Baseada em Valor, Custos e Orçamentos, cultura orçamentária, Business Plan, empreendedor social, coaching de gestão, Estratégias para legado, e Desenvolvimento de negócios; startups, atuando como Diretor de Controladoria, CFO e CEO.
Atuou na estruturação de operações de fusão/aquisição e equity via Fundos de Investimento incluindo startups em potencial de escala.
Palestrante em empresas e entidades acadêmicas com temas voltados para Gestão, Finanças, Liderança, Potencial de Desempenho, Formação de equipe de alta performance, Balanced Scorecard, Controladoria, Eficiência e Eficácia da Contabilidade no Negócio e Business Plan – Crescimento e Valoração da Empresa, dentre outros. Empreendedor na startup: iOásis.