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Google endurece políticas para anúncios de apostas no Brasil

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Em resposta às novas regulamentações brasileiras para o setor de apostas, o Google implementou políticas mais rigorosas para anúncios de apostas esportivas e jogos de azar no país. Desde o dia 1º de janeiro de 2025, apenas as empresas com licença válida do Ministério da Fazenda podem anunciar nas plataformas da gigante da tecnologia.

Desde 30 de setembro de 2024, o Google já exigia que apenas sites de apostas registrados no Ministério da Fazenda pudessem veicular anúncios relacionados a apostas esportivas e jogos de azar em suas plataformas, incluindo o YouTube e o Waze.

Agora, a medida se estende para apenas as casas de apostas que receberam a licença emitida pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). A lista de bets autorizadas a operar no Brasil, tem 14 empresas aprovadas em definitivo e outras 52 provisoriamente, até complementarem a documentação exigida.

O objetivo da ação é restringir a publicidade de empresas não regulamentadas, alinhando-se à portaria do governo federal que suspende a operação de plataformas de apostas sem licença no Brasil. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e transparente para os consumidores, protegendo-os de possíveis fraudes e práticas ilegais.

Empresas como Google e Meta coibirem anúncios das casas de apostas não regulamentadas é um dos fatores decisivos para o sucesso da regulamentação do mercado de apostas no Brasil.

Ao bloquear anúncios dos sites de apostas sem licença, essas plataformas ajudam a reduzir a exposição dos consumidores a sites potencialmente fraudulentos, que podem explorar o mercado ilegal e prejudicar os usuários. Além disso, essa postura contribui para a integridade do mercado, incentivando que apenas operadores legais e confiáveis atuem no país.

Também desde 1º de janeiro de 2025, as empresas de apostas esportivas devidamente licenciadas podem oferecer seus aplicativos nas lojas do Google e da Apple. Essa mudança, que inclui as casas de apostas mais proeminentes no Brasil, permite que os usuários brasileiros acessem aplicativos de apostas de forma mais segura e regulamentada.

Ao mesmo tempo, a presença desses aplicativos nas principais lojas de aplicativos garante que eles atendam aos padrões de segurança e conformidade estabelecidos pelas plataformas, oferecendo maior proteção aos consumidores.

Google auxilia o combate a fraudes

Além das medidas relacionadas aos anúncios de apostas esportivas, o Google tem demonstrado compromisso em auxiliar instituições brasileiras no combate a fraudes no sistema financeiro.

Em 2 de dezembro de 2024, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Google anunciaram uma parceria para ampliar a segurança cibernética no setor financeiro e proteger os usuários contra roubos e fraudes em aplicativos bancários no sistema operacional Android.

O acordo prevê a criação de grupos de trabalho e a promoção de estudos para desenvolver soluções inovadoras que aumentem a segurança dos clientes bancários.

Essa colaboração entre o Google e a Febraban reforça o compromisso da empresa em promover um ecossistema digital mais seguro no Brasil. Ao unir forças com instituições financeiras, o Google busca desenvolver ferramentas tecnológicas de prevenção a fraudes mais eficazes. Quase 80% dos brasileiros têm Android no smartphone, segundo números de 2023.

“Esse trabalho conjunto possibilitará que o sistema financeiro passe a ter ferramentas tecnológicas de prevenção a fraudes mais eficazes”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban. “É mais um passo importante do setor para garantir a segurança dos serviços prestados. Estamos dando aqui uma resposta efetiva à sociedade de nosso compromisso com os clientes.”

Redação
Equipe de Redação

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