Grupo Koch reduz perdas em 76% com tecnologia de monitoramento nos PDVs
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Com o Gatecash da Gunnebo, rede obteve esse percentual nas perdas não identificadas, especialmente em itens como leite e cerveja.

O Grupo Koch, de Santa Catarina, obteve um crescimento de 48% no primeiro semestre de 2020. É de ressaltar nos bons resultados do ano o importante trabalho que o Koch Supermercados, empresa do grupo, faz na prevenção de perdas para rentabilizar seu lucro. O projeto piloto com o Gatecash, da Gunnebo, em Itapema, litoral catarinense, deu uma boa mostra de que tecnologia aliada a uma gestão de processos gera excelentes resultados.

Após a implantação do Gatecash, ferramenta de monitoramento que atua integrada ao software de automação comercial da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, o Koch Supermercados reduziu o índice de falta de registros de mercadorias nos últimos seis meses, ocasionando uma diminuição impressionante nas perdas não identificadas (inventário) dos itens, como leite e cerveja, na ordem de 76%.

“Sem sombra de dúvida, o Gatecash, além de ser um sistema eficiente na identificação de erros dos operadores de caixa, promove uma ostensividade muito grande junto à equipe da frente de caixa, pois ela sabe que está sendo monitorada via sistema CFTV, além do áudio e registros efetuados no PDV”, afirma Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.

Ziebell lembra que entre os produtos que mais registravam perdas no PDV estavam cervejas em latas de 350 ml e 473 ml, cerveja Long Neck, leite longa vida, caixas de hambúrguer e steak, água mineral e sacos de carvão. “Na identificação das faltas de registros desses itens, podemos destacar que 80% são por pura falta de atenção dos operadores de caixa e 20% por fraudes, onde alguns deles fazem o atendimento a familiares e seus conhecidos”, afirma o executivo.

Além dos treinamentos, o plano estratégico de prevenção de perdas do Koch Supermercados prevê a revisão dos processos operacionais, que buscam identificar aqueles que mais geram riscos de perdas, como o recebimento de mercadorias e a frente de caixa, além de investir cada vez mais na adoção de tecnologia para promover o adequado controle das operações, como por exemplo, o uso do CFTV com inteligência embarcada, sistema de gestão, Gatecash e Business Intelligence.

Área estratégica para a diretoria – O Koch, segundo Ziebell, aposta cada vez mais no setor de prevenção de perdas e há um ano ele é visto pela diretoria e o conselho de administração como uma área estratégica do negócio. Por isso, haverá investimento em tecnologia de prevenção de perdas.

“Após a análise dos benefícios, consideramos o Gatecash muito eficaz no combate às perdas na frente de caixa. Dessa forma, a intenção é implantá-lo em nossas novas unidades, inclusive no modelo atacarejo, onde a perda no PDV é maior em função da venda de grandes volumes de mercadorias”, afirma Alessandro Ziebell.

Até o final do ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Grupo Koch deve inaugurar cinco novas unidades, entre atacado e varejo, em um investimento de R$ 100 milhões. Outros R$ 30 milhões serão investidos na construção do novo Centro de Distribuição.

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