O empreendedorismo feminino está em alta, mas está longe de ser mais uma tendência. As mulheres empreendem desde sempre, e o movimento maior vem das classes mais baixas.
O exemplo mais longínquo que posso citar neste post é o das ganhadeiras. Mulheres pretas que, durante e no pós-período de escravidão, usavam suas habilidades para sobreviver.
Estas, muitas vezes, eram “escravas de ganho”, ou seja, produziam e vendiam com a permissão dos seus senhores, em troca de uma comissão.
Os tempos passaram e as mulheres continuam sendo chefes de família, contudo, já não podemos chamar certas práticas de empreendedorismo.
Empreender, dentre outras coisas, significa criar um negócio próprio, mas com todas as ferramentas e o conhecimento necessários para crescer.
Desse modo, após passar tanto tempo vendendo seus serviços sem nenhum tipo de profissionalismo, eis que chegou a vez do empreendedorismo feminino.
Se você pretende ser uma dessas mulheres, siga lendo o post e veja o passo a passo de como começar.
Como Construir Uma Marca: Criando Mensagem Única
O empreendedorismo feminino, embora se apresente hoje com mais força, ainda enfrenta muitos desafios.
A falta de informação, incentivo e capital para investir são, sem dúvida, os principais obstáculos para mulheres que desejam ter seu próprio negócio.
Por isso, penso ser importante trazer dados que vão além de boas ideias de negócios. Não que isso não seja importante, mas uma boa ideia não basta quando desejamos alcançar o sucesso.
Um dos passos que precisamos seguir se refere à criação de uma marca forte e com mensagem única. Quer saber como fazer isso? Tenha em mente uma coisa…
Não existe mensagem única, tendo em vista que você vai entrar em um mercado já explorado. Sendo assim, você deve ser uma mensageira única!
Em síntese, trata-se de atuar no mesmo mercado, trabalhar com produtos similares aos dos seus concorrentes, mas apresentar um diferencial. Veja como fazer isso:
- Missão: você deve ter uma missão muito bem definida para o seu negócio, ou seja, saiba de qual forma ele vai servir ao público-alvo.
Existe algo que sua marca está promovendo e que interessa a um determinado tipo de consumidor e entender isso vai te ajudar a criar uma marca amada pelas pessoas. Sua missão será seu guia!
- O que a marca representa: a princípio, se você deseja se destacar no mercado e fazer sucesso, tenha em mente que seu negócio precisa defender algo.
Os negócios também são trocas emocionais, por isso, as pessoas gastam tempo e dinheiro com marcas com as quais se identificam.
- Seu público-alvo: o próximo passo para trilhar o empreendedorismo feminino com sucesso é saber quem é seu público-alvo. Melhor ainda, quem é sua persona.
A melhor maneira de oferecer um bom atendimento é, com toda a certeza, conhecendo seu consumidor ideal e suas dores. Assim conseguimos entregar soluções!
5 Ideias Com Baixo Custo Para Empreendedorismo Feminino
Enfim, vamos falar sobre boas ideias de negócios que atendam a demanda do empreendedorismo feminino.
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Empreendedorismo Feminino Com Cosméticos Naturais
Um dos setores que menos sentiram as mudanças econômicas durante a pandemia foi o de beleza e cuidados pessoais. Atualmente, o setor vem crescendo e você pode se dar bem no mesmo.
Geralmente, as pessoas compram estes produtos de grandes empresas, mas o apelo do natural e com responsabilidade ambiental conta muito!
Além disso, a proximidade da marca com os consumidores, acaba gerando um sentimento de vontade de ajudar.
Em relação ao investimento, a dica é começar com uma cartela com poucos produtos, então, foque nos mais usados como sabonete, shampoo, hidratante, etc.
Por fim, os cursos para produção podem ser encontrados por um preço bem acessível na internet.
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Digital Influencer
Quem já tem um nicho em mente, habilidade relacionadas à internet e não vê problema em aparecer em vídeos, pode muito bem ganhar dinheiro com as redes sociais.
Principalmente para aquelas que são mães, poder trabalhar em casa, e começar investindo pouco é uma grande oportunidade.
Vale salientar que para que este negócio seja, realmente, lucrativo, precisamos construir uma audiência, o que significa, escolher um bom nicho e criar conteúdo relevante para o público.
Por isso, considere o fato de que pode levar algum tempo para que sua marca comece a atrair parceiros.
Algo que vem incentivando as mulheres nessa área é o fato de poder começar a ganhar dinheiro com poucos seguidores. A partir de mil!
Além das parcerias, também podemos gerar ganhos usando a influência digital no marketing de afiliados.
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Marmitex
Para quem não possui habilidades para atuar na internet, também existem boas formas de iniciar no empreendedorismo feminino, por exemplo, vendendo comida.
A maior vantagem aqui é o fato de podermos trabalhar em casa e com tudo o que já temos na cozinha.
Além disso, o investimento em ingrediente pode ser de acordo com seu orçamento, tendo em vista que é possível iniciar com menos clientes.
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Empreendedorismo Feminino Com Artesanato
Ganhar dinheiro com artesanato é algo muito prazeroso e que nos permite lidar apenas com o que gostamos.
O leque de opções aqui é imenso e podemos criar desde peças para festas de aniversário até itens de uso doméstico. Para vender, mantenha o famoso boca a boca, mas foque também em marketing digital.
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Estética
Outro setor que também consegue se manter lucrativo, inclusive diante de crises econômicas, é o de estética.
Aliás, trata-se de um negócio, majoritariamente voltado ao público feminino, seja no que se refere ao empreendedorismo feminino ou à clientela.
Nesse caso, você teria que investir um pouco mais para fazer um curso, mas caso o dinheiro esteja curto, vale a pena pensar nos mais baratinhos, como o de depilação.