0

Considerado o maior site de e-commerce do país, com mais de 12 milhões de fornecedores vendendo mais de 260 milhões de itens, o Mercado Livre é o 5º site mais acessado do país, com 52 milhões de visitantes únicos por mês.

Por isso, qualquer estratégia bem sucedida de comércio eletrônico no Brasil precisa incluir o Mercado Livre em suas ações.  Nesse cenário, as novas funcionalidades anunciadas pelo ANYMARKET, uma plataforma de vendas em marketplaces que promove operações simples, ágeis e centralizadas, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo e-commerce, são fundamentais.

Como hub de integração certificado com o Selo Platinum do Mercado Livre, que atesta a excelência da ferramenta ao apoiar os vendedores, o ANYMARKET oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida dos sellers.

Além das reconhecidas soluções para otimizar o ranqueamento de anúncios, o ANYMARKET agora oferece também três novas funcionalidades para o Mercado Livre com o objetivo de evitar prejuízos para a reputação do seller, melhorar a gestão de promoções e a competitividade dos anúncios.  São elas:

Alerta de fraudes

Para evitar prejuízos para reputação do seller e do Mercado Livre, foi lançada a funcionalidade “Alerta de Fraudes – Mercado Livre”, que visa identificar possíveis fraudes em cartões de crédito dando visibilidade para que o seller possa realizar o cancelamento do pedido sem afetar a reputação do seller no Mercado Livre.

Quando uma possível fraude é identificada, é enviado um aviso dentro dos detalhes do pedido por meio de duas mensagens. Sendo a primeira (1ª) mensagem um alerta informando a identificação de uma possível fraude e a necessidade de contato com o Mercado Livre.

Já na segunda (2ª) mensagem, é repassada uma informação que caso o pedido já tenha sido despachado é necessário que o seller envie o comprovante do envio para o Mercado Livre.

As mensagens serão informadas em todos os status do pedido. Para o cancelamento do pedido é necessário que entrem no painel administrativo da conta no Mercado Livre.

Central de ofertas

Para melhorar o gerenciamento das promoções foi criada a Central de Ofertas, onde todos os tipos de promoções que o Mercado Livre vier a disponibilizar ficarão centralizadas. Assim o vendedor contará com uma ferramenta self service podendo aderir às promoções a qualquer momento, ganhando destaque especial e melhor posicionamento nos maiores canais de vendas.

Nesse primeiro momento estarão disponíveis as Ofertas (deals) e descontos sugeridos (price discount). E posteriormente entrará em vigor o Marketplace Campaign.

É possível consultar as ofertas que o vendedor foi convidado, analisar os detalhes e participar de uma oferta, onde o vendedor poderá indicar os produtos que deseja incluir nesta campanha através de uma exportação fornecida pelo ANYMARKET. O vendedor rapidamente poderá fazer a edição do preço “De” e “Por”, e depois de alterados os preços, importar a planilha. Outra promoção disponível é preço com desconto (price discount).

Anúncios com destaque especial “Best Price”

Para melhorar a competitividade dos anúncios, o Mercado Livre disponibilizou a funcionalidade de “Anúncios com destaques especiais – best price”, com essa funcionalidade alguns itens serão sinalizados em destaque para que o vendedor identifique os preços vencedores, e assim optar por aderir a sugestão.

Para isso, o Mercado Livre irá financiar parte do valor do seu anúncio, e o vendedor irá alterar o preço do seu item, para que o mesmo fique dentro de uma faixa de preço mais competitiva dentro do anúncio do catálogo.

Entrando na aba do catálogo, você verá se seu item está com a tag Gerar Destaque, logo verá as informações sugeridas como: Reduza seu preço para, que é o valor sugerido pelo Mercado Livre para o seu produto, o valor que será financiado pelo Mercado Livre, caso você opte por aderir, e o preço final.

Optando por aderir você deverá selecionar “Gerar Destaque”, onde será exibida uma tela com mais informações sobre o “Destaque Especial” que seu anúncio poderá obter.

Ao gerar o destaque, seu anúncio passará a ter a tag “Destaque Especial”. E será apresentada a mensagem: Por exemplo, “Você tem um destaque especial e os compradores veem você primeiro. Reduza seu preço para R$2.700,00, o Mercado Livre está financiando R$100,00 do seu anúncio e seu preço final é R$2.600,00”.

No momento em que o Mercado Livre parar de financiar o anúncio do catálogo será gerado um “monitoring” que pode ser visto na tela de Painel de Monitoramento, esse monitoring irá informar que o Mercado Livre parou de financiar o anúncio e que é necessário que o seller realize o ajuste no preço.

Melhoria na usabilidade da plataforma do ANY

Dando continuidade as melhorias no contexto de Gestão de Imagens no ANY, foi liberada a reordenação de imagens no cadastro de produtos no formato drag-and-drop. Este conceito, amplamente utilizado, além de reduzir tempo com preenchimento manual de alocação, torna os reposicionamentos de imagem uma experiência fácil e ágil.

De acordo com André Gonçalves Pereira, Business Manager do ANYMARKET, “as novas funcionalidades do Mercado Livre e a melhoria na usabilidade da plataforma do ANY, são mais um passo importante para melhorar o desempenho das campanhas e otimizar o tempo dos sellers, melhorando cada vez mais o lucro das operações de comércio eletrônico no marketplace”.

Sobre o ANYMARKET

O ANYMARKET é uma plataforma de vendas em marketplaces, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo de e-commerce. Possui mais de 1.500 clientes ativos entre eles Electrolux, Netshoes, Levi’s, Saraiva, Technos, Lacoste, Pneustore, Marabraz, Angeloni, Acer entre outras. Considerado o hub dos grandes players, a plataforma atende empresas com venda on-line que precisam de uma operação simples, ágil e centralizada para atuar em marketplaces.  O ANYMERKET apresenta números expressivos com o processamento de mais de 13 milhões de pedidos nos últimos 12 meses. O ANYMARKET é uma solução que conecta empresas a mais de 50 marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Via Varejo, B2W, Magazine Luiza, Carrefour, entre outros. A plataforma possui um diferencial em relação ao mercado, com integração com marketplaces como Fastshop, Kabum, GPA e Mobly.

Mais informações: https://anymarket.com.br/

Sobre o Grupo DB1

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá – PR – Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B).

Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade as empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, DUCZ, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 11 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). O Grupo DB1 também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos,  como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas. Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte do Código de Cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.

Mais informações: https://www.db1group.com/

Redação
Equipe de Redação

Assespro-PR fomenta negócios e cria oportunidades internacionais em TI

Artigo Anterior

Buysoft na lista do Financial Times das 500 empresas que mais crescem nas Américas pelo segundo ano consecutivo

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia