Considerado o maior site de e-commerce do país, com mais de 12 milhões de fornecedores vendendo mais de 260 milhões de itens, o Mercado Livre é o 5º site mais acessado do país, com 52 milhões de visitantes únicos por mês.
Por isso, qualquer estratégia bem sucedida de comércio eletrônico no Brasil precisa incluir o Mercado Livre em suas ações. Nesse cenário, as novas funcionalidades anunciadas pelo ANYMARKET, uma plataforma de vendas em marketplaces que promove operações simples, ágeis e centralizadas, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo e-commerce, são fundamentais.
Como hub de integração certificado com o Selo Platinum do Mercado Livre, que atesta a excelência da ferramenta ao apoiar os vendedores, o ANYMARKET oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida dos sellers.
Além das reconhecidas soluções para otimizar o ranqueamento de anúncios, o ANYMARKET agora oferece também três novas funcionalidades para o Mercado Livre com o objetivo de evitar prejuízos para a reputação do seller, melhorar a gestão de promoções e a competitividade dos anúncios. São elas:
Alerta de fraudes
Para evitar prejuízos para reputação do seller e do Mercado Livre, foi lançada a funcionalidade “Alerta de Fraudes – Mercado Livre”, que visa identificar possíveis fraudes em cartões de crédito dando visibilidade para que o seller possa realizar o cancelamento do pedido sem afetar a reputação do seller no Mercado Livre.
Quando uma possível fraude é identificada, é enviado um aviso dentro dos detalhes do pedido por meio de duas mensagens. Sendo a primeira (1ª) mensagem um alerta informando a identificação de uma possível fraude e a necessidade de contato com o Mercado Livre.
Já na segunda (2ª) mensagem, é repassada uma informação que caso o pedido já tenha sido despachado é necessário que o seller envie o comprovante do envio para o Mercado Livre.
As mensagens serão informadas em todos os status do pedido. Para o cancelamento do pedido é necessário que entrem no painel administrativo da conta no Mercado Livre.
Central de ofertas
Para melhorar o gerenciamento das promoções foi criada a Central de Ofertas, onde todos os tipos de promoções que o Mercado Livre vier a disponibilizar ficarão centralizadas. Assim o vendedor contará com uma ferramenta self service podendo aderir às promoções a qualquer momento, ganhando destaque especial e melhor posicionamento nos maiores canais de vendas.
Nesse primeiro momento estarão disponíveis as Ofertas (deals) e descontos sugeridos (price discount). E posteriormente entrará em vigor o Marketplace Campaign.
É possível consultar as ofertas que o vendedor foi convidado, analisar os detalhes e participar de uma oferta, onde o vendedor poderá indicar os produtos que deseja incluir nesta campanha através de uma exportação fornecida pelo ANYMARKET. O vendedor rapidamente poderá fazer a edição do preço “De” e “Por”, e depois de alterados os preços, importar a planilha. Outra promoção disponível é preço com desconto (price discount).
Anúncios com destaque especial “Best Price”
Para melhorar a competitividade dos anúncios, o Mercado Livre disponibilizou a funcionalidade de “Anúncios com destaques especiais – best price”, com essa funcionalidade alguns itens serão sinalizados em destaque para que o vendedor identifique os preços vencedores, e assim optar por aderir a sugestão.
Para isso, o Mercado Livre irá financiar parte do valor do seu anúncio, e o vendedor irá alterar o preço do seu item, para que o mesmo fique dentro de uma faixa de preço mais competitiva dentro do anúncio do catálogo.
Entrando na aba do catálogo, você verá se seu item está com a tag Gerar Destaque, logo verá as informações sugeridas como: Reduza seu preço para, que é o valor sugerido pelo Mercado Livre para o seu produto, o valor que será financiado pelo Mercado Livre, caso você opte por aderir, e o preço final.
Optando por aderir você deverá selecionar “Gerar Destaque”, onde será exibida uma tela com mais informações sobre o “Destaque Especial” que seu anúncio poderá obter.
Ao gerar o destaque, seu anúncio passará a ter a tag “Destaque Especial”. E será apresentada a mensagem: Por exemplo, “Você tem um destaque especial e os compradores veem você primeiro. Reduza seu preço para R$2.700,00, o Mercado Livre está financiando R$100,00 do seu anúncio e seu preço final é R$2.600,00”.
No momento em que o Mercado Livre parar de financiar o anúncio do catálogo será gerado um “monitoring” que pode ser visto na tela de Painel de Monitoramento, esse monitoring irá informar que o Mercado Livre parou de financiar o anúncio e que é necessário que o seller realize o ajuste no preço.
Melhoria na usabilidade da plataforma do ANY
Dando continuidade as melhorias no contexto de Gestão de Imagens no ANY, foi liberada a reordenação de imagens no cadastro de produtos no formato drag-and-drop. Este conceito, amplamente utilizado, além de reduzir tempo com preenchimento manual de alocação, torna os reposicionamentos de imagem uma experiência fácil e ágil.
De acordo com André Gonçalves Pereira, Business Manager do ANYMARKET, “as novas funcionalidades do Mercado Livre e a melhoria na usabilidade da plataforma do ANY, são mais um passo importante para melhorar o desempenho das campanhas e otimizar o tempo dos sellers, melhorando cada vez mais o lucro das operações de comércio eletrônico no marketplace”.
Sobre o ANYMARKET
O ANYMARKET é uma plataforma de vendas em marketplaces, criada e desenvolvida pelo DB1 Group para atender ao universo de e-commerce. Possui mais de 1.500 clientes ativos entre eles Electrolux, Netshoes, Levi’s, Saraiva, Technos, Lacoste, Pneustore, Marabraz, Angeloni, Acer entre outras. Considerado o hub dos grandes players, a plataforma atende empresas com venda on-line que precisam de uma operação simples, ágil e centralizada para atuar em marketplaces. O ANYMERKET apresenta números expressivos com o processamento de mais de 13 milhões de pedidos nos últimos 12 meses. O ANYMARKET é uma solução que conecta empresas a mais de 50 marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Via Varejo, B2W, Magazine Luiza, Carrefour, entre outros. A plataforma possui um diferencial em relação ao mercado, com integração com marketplaces como Fastshop, Kabum, GPA e Mobly.
Mais informações: https://anymarket.com.br/
Sobre o Grupo DB1
O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá – PR – Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B).
Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade as empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, DUCZ, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 11 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). O Grupo DB1 também foi reconhecido pelo Financial Times, um dos mais renomados jornais britânicos, como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas. Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte do Código de Cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.
Mais informações: https://www.db1group.com/