0

Na próxima segunda-feira (31) se iniciam as inscrições para o vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas).

Considerada a segunda melhor universidade do Brasil, segundo o ranking do Times Higher Education (THE), a primeira fase da prova ocorrerá em outubro, mas ainda dá tempo para os estudantes de todo o país se preparem para realizá-la.

Segundo Caê Lavor, Diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação, “este momento do segundo semestre é decisivo para intensificar os estudos, a fim de garantir a tão sonhada vaga na universidade”. Ademais, para a prova da Unicamp deste ano, foi anunciada a adição de questões específicas de filosofia e sociologia na prova da primeira fase. “Isso não irá impactar o número de questões da prova, pois foi reduzido o número de perguntas em cada disciplina de oito para sete, mas o objetivo desta mudança é equilibrar as matérias de humanas e exatas, e garantir uma formação mais humana e crítica dos alunos. Portanto, é importante que os estudantes estejam atentos a estes novos conteúdos para não serem surpreendidos na hora do exame”, comenta.

Por essa razão e pensando em auxiliar os milhares de alunos que irão concorrer a uma vaga na instituição, o SAS Plataforma de Educação preparou um Raio-X da Unicamp, que traz um levantamento realizado por especialistas com os temas mais cobrados nas provas nos últimos 14 anos.

Principais temas do Vestibular Unicamp

Confira os cinco principais temas que mais caem em cada matéria:

  • Língua Portuguesa: interpretação textual, movimentos literários, literatura contemporânea, léxico e figuras de linguagem. 
  • Inglês: interpretação de texto e vocabulário.
  • Matemática: funções, geometria plana, grandezas proporcionais, trigonometria e geometria analítica.
  • História: mundo contemporâneo, mundo moderno, história do Brasil – sistema colonial, problemas sociais e conhecimentos gerais.
  • Geografia: geopolítica, clima, questões ambientais, urbanização e população.

 

    • Biologia: zoologia, genética, botânica, ecologia e evolução.

 

  • Física: mecânica, eletricidade, termologia, óptica e ondulatória. 
  • Química: físico-química, química geral, meio ambiente, química orgânica e atomística.

“Agora com menos tempo para se preparar, analisar as principais matérias cobradas no exame pode ajudar na organização dos estudos, para que o aluno se concentre em treinar os assuntos mais estratégicos e consiga ir bem na prova. É importante que ele se atente, também, aos conteúdos que possui mais dificuldade, e dedique mais tempo para se aperfeiçoar nessas questões em específico.”, comenta Lavor.

Já em relação às leituras obrigatórias, a Unicamp divulgou recentemente sua lista para 2024, 2025 e 2026, contemplando nove obras, diferente das últimas edições, que cobravam dez. Para 2024, a lista traz:

  • A Tarde – Olavo Bilac
  • Olhos d’água – Conceição Evaristo
  • Carta de Achamento a el-rei D. Manuel – Pero Vaz de Caminha
  • Casa Velha – Machado de Assis
  • O Ateneu – Raul Pompeia
  • Niketche: Uma História de Poligamia – Paulina Chiziane
  • Conto “Seminário dos Ratos” – Lygia Fagundes Telles
  • Canções Escolhidas – Cartola
  • Alice No País das Maravilhas – Lewis Carroll

“Para as questões de literatura, é essencial que os estudantes estejam atentos a lista obrigatória de obras e treinem seus conhecimentos sobre cada uma delas, a partir dos simulados ou outros métodos que desejarem. Dessa forma, fica clara a importância da autogestão para conseguir traçar um plano de estudos assertivo para os vestibulares, e ferramentas como o Raio-X auxiliam muito nesse processo”, conclui o Diretor. 

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para mais de 1000 escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos.

Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumularem excelentes resultados nos principais exames do país, sendo líderes aprovação no Enem e, há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    Todos os segredos do Google Chrome Flags: Personalize sua Navegação!

    Artigo Anterior

    Concurso do MEC: Ministério da Educação abre 220 vagas; Veja como se inscrever

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios