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Se sobressair no ambiente profissional parece uma conquista por vezes difícil, porém, estar em evidência pode ser o diferencial entre o êxito ou fracasso nesse sentido.

Assim sendo, dicas de marketing são sempre bem-vindas, pois entender o cenário em que você e seu produto estão inseridos é de extrema importância.
Entender esse mercado, portanto, é uma oportunidade única.

É aí que entra o marketing pessoal. Nunca ouviu falar nesse conceito? Tem dúvidas quanto a isso? Fique conosco!

Mas afinal, o que é Marketing Pessoal?

Podemos definir o marketing pessoal como um conjunto de estratégias que, se aplicadas de forma planejada e objetiva, ajudam a agregar valor à imagem de uma pessoa.

Mas ao contrário do que pode aparentar, esse conceito não se resume apenas à preocupação com a aparência. Ao contrário. O marketing pessoal diz mais sobre postura e comportamento de um profissional do que qualquer outra coisa.

Isto é, ele é praticado a cada vez que você consegue usar da sua experiência, habilidades e qualificações para se destacar no mercado e deixar a sua própria marca. Logo, o segredo dessa poderosa ferramenta é se fazer notar. Isso porque, pouco adianta você ser um excelente profissional, se ninguém vê isso, não é?

Marketing Pessoal na prática

Vá em frente!

Defina sua meta

O primeiro passo para iniciar qualquer plano é a definição de onde você pretende chegar. Mudar de emprego? Ser promovido(a)? Montar o próprio negócio? Cada objetivo requer uma estratégia diferente, portanto, é necessário visualizar o que você deseja e depois planejar como vai alcançar essa meta.

Invista em qualificação

Independente do que você esteja almejando, é imprescindível se qualificar. Faça cursos específicos da sua área de atuação, procure conteúdos de seu interesse na internet, leia muito… O mercado está cada vez mais competitivo e é preciso ter em mente que além das qualificações comportamentais, você preciso de qualificações técnicas. Se destacar e atingir seus objetivos profissionais é a meta!

Aja com respeito e humildade

Essa é uma regra para todos os âmbitos da vida. No ambiente de trabalho não é diferente. Sendo assim, tenha humildade e trata com respeito todas as pessoas do local.

Seja atencioso(a)

A atenção é uma das características mais fortes e presentes dentro do marketing pessoal. É na atenção que as pessoas ganham e dão confiança. Deste modo, nunca se esqueça de se fazer presente na vida das pessoas.

Tenha postura

Mantenha sempre uma postura firme e alinhada. Assim, as pessoas se sentirão confiantes em relação a tudo o que está sendo realizado por você. Nada de desânimo e preguiça, combinado?

Bom humor é importante

A convivência com uma pessoa mal-humorada, muitas vezes, é insustentável. O humor é a base de todas as relações, então para que seu marketing pessoal realmente funcione, não há nada melhor do que utilizar uma pitada de humor de vez em quando.

Seja visionário(a)

Seja um visionário(a)! Sempre que puder tente ir além. Como? Buscando alternativas e soluções para possíveis problemas e encontrando novos caminhos. O resultado será um só: prosperidade!

Faça network

Todo profissional precisa ter uma rede de contatos. Mantenha essa rede sempre atualizada com: parceiros, clientes, fornecedores colegas de trabalho de diferentes fases da sua carreira, etc. Afinal, nunca se sabe quando vamos precisar recorrer a alguém, não é mesmo?

Mas atenção: muito cuidado para não parecer oportunista! Ofereça vantagens e se relacione com as pessoas da melhor forma possível.

Não tenha vergonha de falar sobre sua carreira profissional

Muitas pessoas ficam receosas na hora de falar sobre sua trajetória profissional. Não seja uma delas. Busque o tom certo em uma conversa, conte sobre suas experiências e conquistas, sempre indicando situações interessantes e possíveis saídas que encontrou para adversidades. Isso é de extrema importância na hora de um entrevista de emprego ou ao estabelecer network.

Separe vida pessoal e profissional

Sua família não deve ser afetada por seus problemas profissionais, assim como seus clientes nada têm a ver com seus problemas pessoais. Saber dividir as coisas para não afetar a sua imagem é importante. Pense nisso!

Tome cuidado

Não fale mal de outros colegas de trabalho ou ex empregadores
Esse tipo de comportamento é inadmissível. Além de não acrescentar em nada para ninguém, não é ético e muito menos profissional fazer isso. Se outros colegas de trabalham estiverem fazendo isso, não entre na onda deles. Evite rodas de fofoca a todo custo.

Não seja arrogante e inflexível

Não é porque uma pessoa é boa no que faz que isso lhe dá o direito de ser arrogante e sem nenhuma flexibilidade para novas ideias, né? Em outras palavras, ter humildade para ouvir e construir novas possibilidades dentro do ambiente profissional é fundamental.

Não passe a impressão de que não tem iniciativa

Fazer além do que foi pedido é sempre um diferencial. Afinal, quando se contrata um serviço ou se adquire um produto, o que o cliente espera é ser surpreendido positivamente. Com seu chefe é igual. Por isso não espere ser mandado, coloque em prática seus conhecimentos já!

Não cumprimentar a todos ou cumprimentar sem firmeza

Ao ser apresentado a alguém é importante mostrar a sua presença a partir de um belo aperto de mão. Além disso, não se esqueça de dar “bom dia” a todos. Uma dica bônus é olhar nos olhos das pessoas. Nada de desviar o olhar!

E então? O que achou das dicas? Comece a trabalhar seu marketing pessoal o quanto antes!

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

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