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São muitos os benefícios que o avanço tecnológico proporcionou ao mundo corporativo e, certamente, a agilidade na execução de processos e o maior protagonismo dos colaboradores, que passaram a atuar de forma mais estratégica na gestão de funções que exigem habilidades técnicas, estão entre as principais vantagens.

No entanto, diante das mudanças constantes no mercado, as empresas também precisam se atualizar para seguirem relevantes e isso inclui não apenas a aquisição de soluções como Inteligência Artificial, mas também uma atualização da cultura interna para o novo momento de transformação pelo qual a companhia passa.

É certo que a jornada digital elevou o nível de competitividade no cenário corporativo e aprimorou a gestão de dados, que é um dos principais ativos das empresas na atualidade.

Mas para seguir avançando, faz-se necessário buscas contínuas por novas abordagens que permitam explorar essas informações de modo ainda mais personalizado, no intuito de se alcançar os objetivos almejados.

Mudança cultural

No âmbito corporativo, a evolução é sempre muito bem-vinda, mas ela provoca uma série de mudanças em toda a estrutura organizacional das empresas que engloba desde aspectos estruturais a mudanças culturais.

Assim, é insuficiente apenas o investimento em recursos tecnológicos. Complementar a isso, é imprescindível a adoção de ações e práticas inovadoras que promovam uma cultura voltada à jornada digital, tendo na participação humana o pilar central da tomada de decisões.

No contexto de inovação, aspectos culturais possuem uma importância estratégica porque norteiam toda a atuação das equipes no âmbito corporativo.

Assim, esses fatores têm influência direta no engajamento dos colaboradores e na forma como solucionam os desafios de rotina. Disseminar a cultura da empresa no ambiente de trabalho é muito importante pois ajuda também na mudança de mindset dos profissionais, que se sentem mais valorizados e motivados.

Abordagem estratégica de dados com IA

Adaptar a cultura organizacional ao contexto inovador do mercado é o ponto de partida para uma nova abordagem dos dados.

Com a IA apoiando os processos operacionais, os colaboradores assumem o centro das decisões e participam ativamente de toda a gestão, desempenhando um papel de comando durante o desenvolvimento de cada etapa.

A participação dos profissionais nesses projetos permite uma abordagem diferenciada das informações que garante resultados mais efetivos.

Logo, o envolvimento tácito não apenas da liderança, mas de todo o time nos projetos operacionais apoiados pela IA é fundamental para se chegar aos resultados almejados da melhor forma possível.

Seja na gestão de dados internos ou em qualquer outra demanda, a participação dos colaboradores se faz necessária. Diferentemente da percepção segunda a qual a inteligência artificial vai tomar o emprego das pessoas, a IA tem o objetivo exatamente de tornar mais fácil a vida dos profissionais.

Com a tecnologia automatizando os processos repetitivos, realizando a análise de dados e auxiliando na gestão corporativa, as empresas ampliam seus resultados substancialmente, pois o fluxo de trabalho é otimizado em todos os departamentos.

Assim, a partir da incorporação da IA à rotina das empresas, os colaboradores têm à disposição uma solução que fornecerá todo o suporte necessário à realização das tarefas com total eficiência e baixa incidência de falhas.

Por fim, a despeito de todas as suas vantagens, é imperativo fazer um uso inteligente da IA. A realização de projetos com o apoio da tecnologia, além de necessário, é essencial para as empresas conseguirem, de fato, bons resultados por meio da otimização de processos e melhor gestão de dados.

Aliado a isso, soma-se também uma cultura baseada na inovação e cujo protagonismo humano esteja sempre no centro da tomada de decisões.

*Fabrício Beltran é Founder e CTO da Nextcode. Formado em Tecnologia de Dados, com pós-graduação em Big Data e Desenvolvimento Móvel, possui mais de 19 anos de experiência com projetos voltados à tecnologia e inovação.

Fabrício Beltran

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding por meios digitais, cada vez pediam por tecnologias mais seguras e eficientes.

Ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa.

O processo de onboarding digital resulta em diversos fatores positivos, como a maior abrangência de clientes, escalabilidade, economia de verba humana, maior agilidade e precisão, e diminuição de erros humanos. Os serviços da Nextcode realizam o processo de onboarding digital.

Redação
Equipe de Redação

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