NATAL: 47% das compras serão feitas pela internet
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Fonte/especialista revelará mais detalhes sobre as estimativas de venda para o comércio eletrônico neste Natal, bem como poderá contribuir para outros tipos de pautas previstas para o período.

De acordo com as projeções de uma pesquisa feita em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise Pesquisas, 86 milhões de pessoas irão às compras neste Natal, movimentando cerca de R$38,8 bilhões no setor de comércio e serviços, uma redução significativa comparado a 2019, quando a estimativa era de aproximadamente R$60 bilhões.

Esse resultado é uma das consequências trazidas pela pandemia da Covid-19, que agravou o cenário de desemprego no país e trouxe insegurança econômica a muitos consumidores brasileiros. Conforme o estudo, 54% dos consumidores devem presentear alguém neste período, o que representa uma queda de 22 pontos percentuais em relação ao último ano, em que a intenção de compra era de 77%.

Ainda segundo o levantamento, o local preferido para as compras de Natal será a internet/lojas online (47%), seguido das lojas de departamento (40%), o shopping center (34%) e as lojas de rua (26%). Para Otávio Procópio Ferraz, head de digital e sócio da Macfor, AdTech focada em consultoria de marketing digital e growth hacking, apesar do clima de insegurança que ainda assola boa parte do mundo, a data ainda deve ser considerada como a principal data de compras para o consumidor. “Apesar de cautelosos, os varejistas não devem esmorecer. Afinal, esse é o momento comercial mais importante do ano. Quem souber aproveitar as vantagens dessa ocasião, poderá usufruir dessa sútil oportunidade de retomada da economia”, pontua o especialista.

Você pretende produzir alguma matéria a respeito do assunto ou sobre como o varejo pode se preparar para o Natal 2020?

Se sim, deixo à disposição para entrevistas o próprio Otávio e outros porta-vozes especialistas da Macfor, que poderão revelar mais detalhes sobre as estimativas de venda para o comércio eletrônico neste Natal, bem como quais serão os canais digitais de compra preferidos pelos brasileiros. Além disso, nossas fontes poderão contribuir com pautas sobre:

Varejo:

  • Dicas de como o varejo e os comerciantes poderão se preparar melhor para o Natal;
  • Como driblar a crise da pandemia e aumentar suas vendas no Natal;
  • Pequenos e médios empreendedores: como evitar descontos e promoções mal calculados e não ter prejuízo com ofertas para o Natal;
  • Dicas para aproveitar o Natal de última hora;
  • Como diversificar modelos de promoções no Natal de 2020;
  • Como engordar o faturamento com estratégias de marketing digital e técnicas para atrair e fidelizar clientes.

Consumidor:

  • Dicas para o consumidor não cair em ciladas em compras feitas pela internet, assim como evitar ser enganado durante as compras deste Natal.
  • Em ano de pandemia, quais são as vantagens de comprar online e entregar o presente direto na casa dos seus entes queridos?
  • Cuidados necessários com as compras online de Natal. Ainda dá tempo de receber?
  • Consumidor offline: cuidados para não precisar temer as compras virtuais.
Redação
Equipe de Redação

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