Fonte/especialista revelará mais detalhes sobre as estimativas de venda para o comércio eletrônico neste Natal, bem como poderá contribuir para outros tipos de pautas previstas para o período.
De acordo com as projeções de uma pesquisa feita em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise Pesquisas, 86 milhões de pessoas irão às compras neste Natal, movimentando cerca de R$38,8 bilhões no setor de comércio e serviços, uma redução significativa comparado a 2019, quando a estimativa era de aproximadamente R$60 bilhões.
Esse resultado é uma das consequências trazidas pela pandemia da Covid-19, que agravou o cenário de desemprego no país e trouxe insegurança econômica a muitos consumidores brasileiros. Conforme o estudo, 54% dos consumidores devem presentear alguém neste período, o que representa uma queda de 22 pontos percentuais em relação ao último ano, em que a intenção de compra era de 77%.
Ainda segundo o levantamento, o local preferido para as compras de Natal será a internet/lojas online (47%), seguido das lojas de departamento (40%), o shopping center (34%) e as lojas de rua (26%). Para Otávio Procópio Ferraz, head de digital e sócio da Macfor, AdTech focada em consultoria de marketing digital e growth hacking, apesar do clima de insegurança que ainda assola boa parte do mundo, a data ainda deve ser considerada como a principal data de compras para o consumidor. “Apesar de cautelosos, os varejistas não devem esmorecer. Afinal, esse é o momento comercial mais importante do ano. Quem souber aproveitar as vantagens dessa ocasião, poderá usufruir dessa sútil oportunidade de retomada da economia”, pontua o especialista.
Você pretende produzir alguma matéria a respeito do assunto ou sobre como o varejo pode se preparar para o Natal 2020?
Se sim, deixo à disposição para entrevistas o próprio Otávio e outros porta-vozes especialistas da Macfor, que poderão revelar mais detalhes sobre as estimativas de venda para o comércio eletrônico neste Natal, bem como quais serão os canais digitais de compra preferidos pelos brasileiros. Além disso, nossas fontes poderão contribuir com pautas sobre:
Varejo:
- Dicas de como o varejo e os comerciantes poderão se preparar melhor para o Natal;
- Como driblar a crise da pandemia e aumentar suas vendas no Natal;
- Pequenos e médios empreendedores: como evitar descontos e promoções mal calculados e não ter prejuízo com ofertas para o Natal;
- Dicas para aproveitar o Natal de última hora;
- Como diversificar modelos de promoções no Natal de 2020;
- Como engordar o faturamento com estratégias de marketing digital e técnicas para atrair e fidelizar clientes.
Consumidor:
- Dicas para o consumidor não cair em ciladas em compras feitas pela internet, assim como evitar ser enganado durante as compras deste Natal.
- Em ano de pandemia, quais são as vantagens de comprar online e entregar o presente direto na casa dos seus entes queridos?
- Cuidados necessários com as compras online de Natal. Ainda dá tempo de receber?
- Consumidor offline: cuidados para não precisar temer as compras virtuais.