- Mesmo após a pandemia a empresa vai manter o modelo híbrido de trabalho que possibilita contratar talentos de qualquer local do globo
Em um ano em que o home office virou palavra de ordem por conta da pandemia, selos e certificações que enaltecem o trabalho dos Recursos Humanos e qualidade de vida dos colaboradores nas empresas
A certificação é o ticket de entrada para a disputa por um lugar no ranking promovido pela consultoria Great Place To Wor
De acordo com a Ariane Espindola, Head de Gente e Gestão da Neogrid, o ano de 2020 vai ser lembrado como um ano desafiador, mas também um ano de muitos ganhos e mudanças positivas que foram impulsionadas pela quarentena e a flexibilização do modelo de trabalho é um deles.
“Conseguimos chegar na zona de excelência com a certificação. O quanto o time se sente cuidado foi uma das notas mais expressivas que conquistamos dentro da pesquisa. Isso é muito gratificante, pois nossa preocupação sempre foi com nossos colaboradores. Quando, em março, tudo mudou e tivemos de migrar imediatamente para o sistema de home office, nos preocupamos muito com como as pessoas se sentiriam nesse esquema. Montamos um comitê que se reunia todos os dias pela manhã e no final da tarde para discutir como tinha sido o dia e o que poderíamos fazer para melhorar e isso foi muito positivo”, conta Ariane Espindola.
Hoje, a Neogrid adotou um grau de liberdade maior em um modelo híbrido que vamos seguir mesmo depois da pandemia. Os escritórios de Porto Alegre (RS), Joinville (SC) e São Paulo (SP) estão abertos, porém, a orientação é sempre priorizar a saúde dos colaboradores e seus familiares e seguir as normas de cada cidade. Foi dado aos times também a flexibilidade para escolherem como e onde trabalhar (de forma remota ou presencialmente) de acordo com suas necessidades.
“Com a flexibilização e esse modelo híbrido que foca o resultado e nossa relação de confiança com os colaboradores, agora podemos abrir também o leque e buscar talentos que antes eram inviáveis pelas fronteiras geográficas. Hoje, todas as nossas vagas estão disponíveis para o trabalho remoto”, explica Ariane.
Além disso, a Neogrid está trabalhando em um conjunto de projetos chamado “4 anos em 1”, que tem como objetivo migrar as soluções para “Cloud Native”, passando a utilizar as mais recentes tecnologias de desenvolvimento de frontend e backend, o que vai ampliar as oportunidades na empresa. “Esse programa vai trazer mais vagas focadas em tecnologia, ampliando nosso escopo de contratação”, explica a executiva.
Ariane ainda completa que a chancela que a certificação do Great Place To Work traz é um indicativo de que a empresa está no caminho certo no que diz respeito a criação de um ambiente de trabalho cada vez mais humanizado, acolhedor e inclusivo.