Tecnologia

O que as marcas podem esperar do mercado digital?

0

Por Daniella Doyle*

A chegada de 2023 vem carregada de expectativas quando falamos em comércio, em especial, o digital.

Em janeiro do ano passado, tive a oportunidade de começar a escrever artigos abordando justamente as tendências nesse segmento, tanto da parte do consumidor como das empresas.

Passado um ano desde a publicação daquele texto, temos a oportunidade de conferir se o cenário que se desenrolou conforme previsto, além de comentar o que está por vir nos próximos meses.

Um dos pontos principais que havia citado no meu primeiro artigo foi como os consumidores passaram a valorizar cada vez mais as experiências e sentimentos durante uma jornada de compra, trazendo o dado apresentado pela Gartner, que dizia que 50% dos clientes entrevistados possuíam grandes chances de migrarem para concorrentes se expostos a experiências desconfortáveis.

Pesquisa tendências do mercado digital

A tendência segue forte para o ano de 2023, já que, segundo uma pesquisa da Opinion Box e Dito, os consumidores brasileiros seguem em busca de reconhecimento.

72% dos entrevistados esperam ser reconhecidos como indivíduos únicos, com seus interesses e necessidades identificados pelas grandes marcas. Outro dado relevante diz respeito ao panorama do cenário, pois 75% dos entrevistados afirmaram que indicam marcas que oferecem experiências personalizadas, trazendo destaque para caminhos que as empresas podem tomar para capitalizar cada vez mais o número de clientes fiéis e defensores, como estratégias voltadas para se conectar, de maneira humana, com o público alvo e o marketing de referência.

Ainda falando sobre estratégias que visam a experiência do consumidor, diversas marcas estão investindo cada vez mais em marketing de influência, ponto este que também destaquei ano passado.

A principal preocupação dos grandes players é encontrar figuras populares no meio digital que conversem com pautas conscientes voltadas para ações mais humanizadas, porém, essa questão também é recíproca pelo lado dos “influencers”.

De acordo com o relatório Eleições e Influência, realizado pela YOUPIX, 81,5% dos criadores de conteúdo acreditam na importância das marcas exporem um posicionamento claro, enquanto 65,4% chegaram a recusar jobs por não haver alinhamento ideológico. Pensando nisso, a tendência é que as marcas deem cada vez mais autonomia aos criadores de conteúdo.

Canais de venda

Quanto aos canais de venda, a pesquisa mostra ainda que, por mais que a maioria dos entrevistados tenha realizado compras por meio de marketplaces digitais nos últimos 12 meses, a narrativa de que as lojas físicas estão perto de serem extintas é equivocada.

O levantamento aponta que 67% dos entrevistados concordam que comprar online não substitui totalmente a experiência das lojas físicas. Desta forma, as estratégias em multicanais ou omnichannel, tendência esta que teve início nos últimos anos e vem demonstrando ainda mais força, devem otimizar integrações práticas e intuitivas entre os ambientes físicos e digitais.

O que podemos perceber é que a tecnologia, assim como os comportamentos que surgem a partir de seu avanço, seguem ditando as tendências do mercado. Vale sempre ressaltar a importância de as marcas estarem alinhadas e atualizadas com o que ocorre ao seu redor, afinal essa é a única forma de proporcionar experiências atuais e verídicas para seus clientes.

Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company.

Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros. Hoje é responsável pela gestão de desempenho, marketing de produtos, marketing de crescimento, branding e marketing digital do Bling.

Redação
Equipe de Redação

Liberação do crédito rural alcança R$ 222,8 bilhões em sete meses do atual plano safra

Artigo Anterior

Operação de Machine Learning elimina erros e gera negócios para instituições financeiras

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close