0

Opera, um dos principais desenvolvedores de navegadores do mundo, anunciou hoje a próxima integração de serviços de conteúdo gerado por IA (AIGC) em seus navegadores para PC e dispositivos móveis.

A Opera também está tomando medidas para expandir seu programa de IA existente em AIGC para seus produtos de navegador, notícias e jogos por meio de suas próprias soluções e parcerias novas e existentes.

Novos serviços baseados em IA estão reformulando o que os produtos podem fazer e o que os usuários esperam.

O interesse em serviços de IA, por exemplo, aumentou com o ChatGPT recentemente ultrapassando 100 milhões de usuários em tempo recorde. A próxima integração de IA do Opera segue o histórico do navegador de fornecer aos usuários acesso direto às plataformas mais procuradas da Internet, como TikTok, Telegram e WhatsApp.

“Vemos o surgimento da Inteligência generativa como o início de um novo futuro no qual os desenvolvedores de aplicativos de consumo, como o Opera, poderão criar experiências em plataformas baseadas em IA. Estamos entusiasmados em ver o rápido lançamento de programas de desenvolvimento para soluções como o Google Bard, por exemplo, e estamos começando a construir e lançar novas experiências em navegação na web que não muito tempo atrás pareciam impossíveis de alcançar”, acrescentou Per Wetterdal, Chefe de Parcerias Estratégicas e ecossistema de IA.

Aumentando a experiência do navegador com IA

Opera está planejando adicionar serviços populares de conteúdo gerado por IA à barra lateral do seu navegador.

Além disso, a empresa também está trabalhando para aumentar a experiência de navegação com novos recursos que irão interagir com esses novos recursos gerados por IA. Entre os primeiros recursos a serem testados está um novo botão “Shorten” na barra de endereço que poderá usar a IA para gerar resumos curtos de qualquer página da web ou artigo.

Os usuários da Web são constantemente inundados por conteúdo em quantidades impossíveis de processar.

Com a IA generativa nos ajudando a criar materiais escritos mais rapidamente, haverá cada vez mais conteúdo. Além de dar aos seus usuários acesso a serviços de IA como o ChatGPT, a Opera também decidiu olhar para esta oportunidade de outro ângulo e desenvolver uma solução de IA que filtra todo o conteúdo e o resume para os usuários de maneira relevante.

“A Opera acredita que, com as soluções de IA surgindo tanto para geração de texto, imagem e áudio quanto em inúmeras outras formas, estamos à beira de uma nova era de criatividade na Web. É por isso que estamos reformulando o navegador para permitir que nossos usuários aproveitem todos esses recursos e desenvolvam todo o seu potencial da melhor maneira possível”, disse Krystian Kolondra, vice-presidente executivo de navegadores e jogos para PC da Opera.

“Em mais de 25 anos de história da nossa empresa, sempre estivemos na vanguarda da inovação de navegadores. Seja criando guias de navegador ou fornecendo aos nossos usuários acesso integrado a ferramentas de IA, sempre ultrapassamos os limites do que é possível na web”, disse Song Lin, co-CEO da Opera. “Seguindo o interesse em massa em ferramentas de IA, acreditamos que agora é hora de os navegadores avançarem e se tornarem a porta de entrada para uma web alimentada por IA”.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    Zenvia lança integração do ChatGPT à solução de disparos em massa

    Artigo Anterior

    ODATA anuncia 25 vagas de emprego em várias áreas no Brasil

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Tecnologia