0

Em um mundo onde velocidade, agilidade e capacidade de identificar oportunidades podem separar líderes dos demais empreendedores, ficar para trás não é uma opção, ainda mais em meio a uma pandemia. Tendo em vista o potencial da Inteligência Artificial aliada ao Big Data para impulsionar os negócios, não surpreende que muitas empresas se envolvam numa verdadeira corrida contra o tempo.

Por isso, Valdomiro Bilharvas, CTO da GO.K, consultoria de inovação digital com sede no Brasil e escritório nos Estados Unidos, respondeu algumas questões a fim de esclarecer como essas duas tecnologias poderão auxiliar na retomada da economia dentro do “novo mundo” trazido pela pandemia. Confira abaixo!

1.Como o Big Data e a Inteligência Artificial podem ser usadas nos negócios, em especial nos digitais?

VB – Até pouco tempo atrás, os métodos e software tradicionais não eram suficientes para o processamento, refinamento e análise inteligente de conjuntos de dados. Mas hoje, conseguimos ter resultados detalhados das áreas, produtos e comportamentos, em questão de horas e até minutos, corroborando para as tomadas de decisões mais ágeis e precisas. Nos negócios digitais, quanto mais rápida a decisão, maior a possibilidade de acerto e sucesso. Gosto de mencionar o exemplo da Black Friday. Por um curto período de tempo, as lojas virtuais e físicas costumam aplicar grandes descontos e inovar nos modelos de vendas. Neste momento, Big Data e Inteligência Artificial (IA) entram para somar, por meio de análises específicas de comportamento dos usuários em tempo real, de produtos mais e menos vendidos e, facilitar o atendimento e sanar dúvidas dos clientes. Com isso, empresa e cliente ganham, tanto na agilidade e rapidez com que as vendas ocorrem, quanto no atendimento ainda mais eficaz e menos burocrático, não deixando de lado a segurança do comprador.

2.Quais vantagens essas tecnologias trazem para quem vende e quem compra?

VB – Existem inúmeras vantagens em usar Inteligência Artificial. Veja pelo atendimento ao cliente, onde temos um grande potencial de permitir que as empresas respondam melhor, preocupações e dúvidas, oferecendo o meio de comunicação preferido de cada cliente e soluções automáticas de problemas. Para os negócios, além de decisões mais assertivas, podemos obter variados insights gerados para ajudar na identificação de novas oportunidades de atuação, além de auxiliar a empresa a se manter inovadora no mercado e gerar novos fluxos de receitas. Já o Big Data permite oferecer informações chave sobre comportamento, preferências, históricos e, identificar de forma mais precisa o perfil de compra de cada consumidor. Com tudo isso em mãos, a área de marketing da empresa poderá criar ações personalizadas e específicas para cada público, trazendo mais retorno sobre o investimento em cada campanha. Também por meio de indicadores gerenciais que apresentam índices de reclamações e nível de satisfação, entre outras métricas, as áreas podem criar planos de ação para atualizar seus serviços, além de antecipar possíveis ameaças ao negócio.

3.O que foi testado e aprovado na pandemia, e o que segue mudando no pós-pandemia?

VB – Apesar do triste período trazido pela pandemia, o cenário foi propício para validar e potencializar algumas práticas de IA e Big Data, pois foi identificado um grande aumento de novos compradores nas plataformas de e-commerce, que realizaram a sua primeira compra online, devido a limitação de acesso as lojas físicas. Ou seja, para esse público tivemos um disrupção de compra. Outro dado muito relevante foi a identificação de um novo comportamento por meio de compras de itens de necessidade básica realizadas às 23h, o que em outros tempos seria entendido como fraude. Na pandemia, a Inteligência Artificial permitiu utilizar robôs e serviços com inteligência emocional para aumentar a empatia com clientes/consumidores. Podemos dizer que o Big Data e a IA serão cada vez mais utilizadas na busca pelo entendimento de novos padrões de comportamento.

4.Qual setor pode potencializar suas ações por meio dessas tecnologias?

VB – Acredito que na saúde. Com essa pandemia, apesar de todas as inovações surgidas, o que tivemos foi apenas uma amostra do potencial que a IA e o Big Data têm dentro dessa área.

5.Qual o futuro do comércio por meio dessas e outras tecnologias disruptivas?

VB – Teremos negócios mais eficientes, inteligentes e competitivos, pois contaremos com a possibilidade de ter uma previsibilidade futura baseada em comportamentos passados, ou seja, antever um aumento nas vendas e até mesmo possíveis mudanças de estratégias, tudo de forma antecipada e, principalmente, baseada em números reais.

Redação
Equipe de Redação

Pesquisa DHL Global Connectedness Index 2020 sinaliza recuperação da globalização após a pandemia de COVID-19

Artigo Anterior

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal oferece programação virtual sobre arte, ciência e tecnologia ao longo do mês de janeiro

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia