Foto: Shutterstock
0

(Com a explosão de projetos digitais, a mão de obra por desenvolvimento e programação de códigos ficou cara, disputada e escassa, ao mesmo tempo que o prazo e expectativa pelos produtos digitais é sempre para ontem!)

Imagine você criar um aplicativo. É isso mesmo! Com a tecnologia No-Code, segundo ampla experiência da Quality Nextech, qualquer pessoa que entenda um processo de negócio e receba o treinamento adequado pode desenhar um formulário online e criar uma regra de negócio (algoritmo – se isso, faça aquilo)

Para a Quality Nextech, a tecnologia No-Code tem se apresentado como um forte aliado no ganho de competitividade e aceleração digital no mundo hiperconectado pós pandemia, onde as ideias afloram, mas faltam especialistas capazes de realizar a transformação digital em custos mais acessíveis. No-code platform (sem código) tem atraído a atenção em diferentes setores, devido ao fato, que essas plataformas permitem o desenvolvimento de aplicações, que não exigem a necessidade de conhecimentos técnicos mais profundos em TI e, ainda, facilita a inclusão de características particulares de diferentes setores.

Em 2014, a Quality Nextech já percebia que o custo e a velocidade para entregar portais de autoatendimento com integração com outros sistemas era um problema e uma necessidade cada vez mais urgente e importante, por isso apostar em desenvolvimento sobre uma plataforma No-Code seria uma solução assertiva. “Quando nos deparamos com multinacionais que não conseguiam desenvolver portais integrados com os sistemas corporativos, ficou óbvio que havia ali uma grande oportunidade. A TI sabe o que precisa ser feito, mas não consegue entregar na velocidade e no custo que o negócio, constantemente mutável, precisa” diz Jorge Luiz Biesczad Junior – diretor da Quality Nextech.

Neste mesmo ano, a Quality encontrou na plataforma Cherwell, a tecnologia ideal.

“Quando iniciamos o desenvolvimento desta plataforma, o No-Code ainda era incipiente, pois os desenvolvedores buscavam a profundidade necessária para criar regras de negócios e integrações baseadas em códigos ou linguagem de programação. Com a rápida adoção e a evolução da tecnologia No-Code, permitiu-se criar algoritmos complexos, possibilitando empoderar os usuários chaves a levantar os requisitos junto as áreas de negócios e repensar processos já na linguagem lógica de parametrização, sem precisar escrever nenhum código nem depender de programadores e fábricas de software,” explica Leonardo Camara, Diretor de Vendas da Cherwell no Brasil. Ainda segundo Leonardo, a proposta acelera significativamente os processos de desenvolvimento.

“Agora atendemos projetos, por exemplo, que inicialmente foram enviados a uma fábrica de software e que demoraram mais de um ano, retornando com problemas. Com o No-Code é possível concluir em até dois meses ou menos”, conclui.

Leonardo destaca também que, utilizando comandos de alto nível orientado a objeto, é possível indicar à máquina as rotinas a partir de blocos já codificados. Desta forma a criação de uma aplicação é reduzida, e qualquer pessoa com noções básicas pode se transformar em um criador de aplicativos, por exemplo. “A vantagem consiste em obter mais velocidade na implantação com a possibilidade de executar alterações sempre que o negócio pedir, sem precisar mexer em códigos”, conclui o executivo.

Segundo Jorge Luiz Biesczad Junior, diretor da Quality Nextech e parceiro da Cherwell há mais de 8 anos, um dos principais benefícios da plataforma é o custo benefício com agilidade.

“Sempre que alguém demanda algo para outro alguém, há um prazo para atender, e estes requisitos mudam de cabeça para cabeça, de cliente para cliente, essa dinâmica consome muita reprogramação, testes e bugs que o No-Code resolve, inclusive quando se precisa conversar com sistemas antigos, basta construir uma camada de integração, que as informações fluem sem precisar “pôr a mão” nestes sistemas, que muitas vezes são confiáveis e estáveis, mas dependem de conhecimentos de programadores indisponíveis e caros.”, ressalva o executivo.

Para a área de tecnologia, Leonardo destaca que no desenvolvimento de uma aplicação de maneira tradicional, é preciso unir especialista do negócio e desenvolvedor, já no No-Code, as aplicações possibilitam maior assertividade.

“O papel do desenvolvedor no futuro será olhar para a otimização do processo e como ele pode se integrar com outros processos da cadeia de valor usando outras soluções de mercado, hackeando e acelerando o negócio, conectando o ecossistema com startups e novas aplicações”, finaliza Leonardo.

A Quality vai além no desenvolvimento baseado em No-Code, pois toda a transferência de documentação do processo facilita ainda mais a relação entre cliente e fornecedor. “Conseguimos com a Cherwell blindar nossos clientes, criando parcerias de sucesso e duradouras, reduzir os custos e entregar mais rápido, promovendo nossos clientes a verdadeiros líderes da transformação digital”, completa Jorge.

A Quality Nextech é uma empresa especializada em TI estratégica para empresas que buscam continuidade e solidez em seus negócios de forma segura e eficaz. A inovação em processos e produtos, redução de custos, alta produtividade e respostas ágeis para a tomada de decisão assertiva, estão concentradas na capacidade do time de especialistas da Quality Nextech de criar, desenvolver e integrar soluções próprias e de parceiros para atender sob medida as necessidades especificas de cada negócio e os desafios da Transformação Digital.

A empresa concentra sua experiência e portfólio de serviços e produtos para as áreas de Digital, ITO (Information Technology Outsourcing), GRC (Governança, Risco e Compliance), Omnichannel e Gerenciamento da Tecnologia da Informação e se apresenta como um braço forte de TI dos seus clientes, com um amplo leque de sistemas e negócios, com plataformas inteligentes de gestão de conhecimento, automação e inteligência artificial para projetos digitais, de terceirização de suporte de TI, sempre priorizando custormer experience, facilitando o dia a dia do cliente final e cocriando soluções de transformação digital.

A empresa apresenta forte estrutura de Governança Corporativa, presença na Bovespa Mais, desde 2015, com apoio de fundos de investimentos, executivos especialistas em Outsourcing de TI, Robotic Process Automation, Desenvolvimento e Integração de software e GRC.

Fundada em 1989, com matriz no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Curitiba, a empresa conta com mais de 1300 colaboradores atuantes em todo Brasil.

A Quality atende mais de 700 empresas.

Redação
Equipe de Redação

Cinco transformações que a tecnologia pode trazer para o RH

Artigo Anterior

Evo Systems apoia a Wheaton na criação da área de BPM

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios