Tecnologia

PicPay aposta na AWS para apoiar seu crescimento rápido como super-app

0

O PicPay, a maior empresa brasileira de e-wallet, hoje com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, usa soluções da Amazon Web Services (AWS) para dar suporte a seus serviços de pagamentos digitais e aumentar rapidamente sua base de clientes.

Para se manter como referência em inovação, o PicPay está investindo em tecnologia na nuvem e análise de dados para atender suas necessidades, crescer e expandir seus negócios no Brasil para se tornar o mais completo e eficiente super-app nacional.

O PicPay usa a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao processo de entrada de mais de 8 milhões de clientes apenas no primeiro bimestre de 2021.

“Acreditamos na tecnologia para revolucionar o mercado de pagamentos brasileiro e criar as melhores soluções para os nossos usuários. A AWS nos permite pensar e agir como a grande empresa de tecnologia que somos”, afirma Diogo Carneiro, CTO do PicPay.

Carneiro também explica que a tecnologia da empresa funciona de forma pró-ativa, antecipando oportunidades e soluções para negócios. “O time-to-market é muito importante nas nossas operações. Com os serviços gerenciados da AWS, conseguimos nos dedicar ao core business da companhia ao focar no desenvolvimento rápido de produtos e soluções para nossos clientes”.

“A tecnologia é uma grande aliada do setor corporativo, não importa o tamanho ou área de atuação. E aqueles que colocarem a tecnologia no centro de suas estratégias e a usarem para entregar as melhores experiências para sua base se destacam no mercado. O PicPay é uma dessas empresas inovadoras, assim como a AWS, que vem desenvolvendo novas soluções nesses últimos anos para permitir que companhias continuem evoluindo por meio da tecnologia de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil.

PicPay em inovação!

Durante as transmissões ao vivo do Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo que promoveu a plataforma e terminou em maio, o PicPay recebia até 50 vezes mais acessos do que o normal.

Nesses momentos, a escalabilidade fornecida pela AWS permite que o aplicativo continue rodando, garantindo uma excelente experiência para milhões de usuários.

Como um nativo digital cuja infraestrutura de TI completa fica hospedada na AWS, o super-app vem investindo em um approach data-driven para conseguir insights mais profundos sobre seus clientes e melhorar a tomada de decisão.

“O apoio da AWS no desenho da nossa infraestrutura de dados é muito importante para o nosso crescimento, permitindo que várias áreas da PicPay tenham acesso a informações e liberdade para tomarem decisões estratégicas, como criar campanhas de engajamento, avaliar o esforço dedicado a certas tarefas e quais produtos precisam ser observados de perto”, explica Carneiro.

A plataforma de dados da companhia roda na AWS usando analytics da AWS para gerar insights e prever ações baseados nos padrões de uso de cada cliente, que estão disponíveis em todo o país, inclusive via a ferramenta de inteligência de negócios do PicPay.

Esses dados são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e ficam disponíveis automaticamente na ferramenta de inteligência de negócios da PicPay, que é usada por toda a empresa. O super-app usa o Amazon EMR, um serviço de big data que processa grandes volumes de dados usando ferramentas de código aberto para simplificar o processamento de dados de transações realizadas dentro do app.

Além disso, o PicPay criou um microsserviço dentro da AWS para dar a desenvolvedores e administradores mais visibilidade e melhor gerenciamento de todos os componentes para entregar um produto ágil e prático, que possa ser usado com facilidade pelos clientes.

Em 2021, o PicPay vai ampliar seus serviços de transações financeiras e expandir a operação como marketplace criando uma plataforma aberta em que parceiros podem criar um mini-app com a sua cara para oferecer produtos e serviços a milhões de consumidores.

Essa possibilidade conecta empresas aos usuários de forma simples e escalável, facilitando tanto a vida de quem oferta quanto a de quem compra.

Sobre a Amazon Web Services

Por quase 15 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo.

A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para suportar virtualmente qualquer carga de trabalho em nuvem e agora tem mais de 200 serviços totalmente caracterizados para processamento, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 80 zonas de disponibilidade (AZ) em 25 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 15 zonas de disponibilidade e mais cinco novas Regiões AWS na Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Espanha e Suíça.

Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse www.aws.amazon.com.

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão do cliente em vez de foco no concorrente, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo.

As avaliações de clientes, compras com 1-Click, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite amazon.com/about e siga @Amazonnews.

Sobre o PicPay

Fundado em Vitória (ES) em 2012, o PicPay é uma empresa de tecnologia que nasceu para tornar a vida mais fácil ao reinventar a forma como as pessoas lidam com dinheiro, fazem compras e se comunicam.

Em 2015, a empresa foi investida pelo grupo J&F, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Atualmente, como o super app brasileiro com maior número de usuários — mais de 50 milhões —, o PicPay busca oferecer produtos e serviços para todos os momentos do dia a dia dos clientes, combinando os benefícios de cinco frentes em uma única plataforma: social, carteira digital, marketplace financeiro, PicPay Store e anúncios.

A integração entre serviços financeiros e a possibilidade de interações dentro do aplicativo cria um efeito de rede, impulsionando todas as verticais do negócio.

Redação
Equipe de Redação

Digitalks Expo 2021 acontece em agosto com o tema ‘A transformação é contínua’

Artigo Anterior

5 tendências de relacionamento digital para o 2º semestre de 2021

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close