Service IT
0

Empresas orquestraram um ambiente colaborativo, baseado no controle e no gerenciamento de todas as APIs.

A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e segurança cibernética, implementou uma solução de escalabilidade na Adiq, empresa inovadora de adquirência, em parceria com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções de software open source. O objetivo é aumentar a velocidade da Adiq.

Fundada em 2015, a fintech logo obteve a adoção das bandeiras Visa e Mastercard. Um ano depois, concluiu a certificação da plataforma de e-commerce e iniciou as operações no mercado com o modelo B2B diferente do tradicional de acquirer as a service (AAAS). Em outubro do mesmo ano, a Adiq iniciou operações de antecipação de recebíveis. Já em 2019, a fusão com o Grupo Check permitiu que a plataforma ficasse mais robusta e atraente para o mercado.

“O crescimento da Adiq foi muito mais rápido do que imaginávamos. Finalizamos 2016 com um volume processado de R$ 113 milhões, e saltamos para R$ 26 bilhões em 2018. Esse crescimento exponencial fez com que precisássemos modernizar nossas aplicações e facilitar os processos para manter o ritmo”, lembra Marcelo Pisani, gerente de infraestrutura da Adiq. Na época, a empresa trabalhava com sistemas legados sob uma plataforma monolítica de difícil manutenção, com processos operacionais muito demorados e infraestrutura cara.

“Nós demorávamos de 15 a 20 dias para escrever um projeto. E toda mudança de infraestrutura que queríamos fazer impactava outras aplicações. Queríamos resolver esses problemas de forma transparente”, comenta Pisani. “Em 2017, juntamos nosso time técnico e fomos buscar no mercado uma solução que atendesse às nossas necessidades com qualidade e velocidade.”

Assim, a Adiq encontrou na Service IT e nas soluções da Red Hat uma maneira de criar um ambiente colaborativo baseado no controle e no gerenciamento de todas as APIs de maneira tranquila e fácil.

“Com a Red Hat, oferecemos uma solução orquestrada, para que o cliente se mantivesse conectado com seus parceiros de negócios. Por isso, o ajudamos no desenvolvimento desse roadmap e na estratégia de modernização das suas aplicações”, comenta Carlos Almeida, diretor comercial da Service IT.

Para Pisani, foi essencial encontrar um parceiro que o apoiasse. “A Service TI nos ajudou na definição do roadmap e na estratégia de aplicações, infraestrutura, DevOps e segurança. Dessa maneira, conseguimos dar vazão a tudo de forma dinâmica”, comenta.

Com a assistência da Service IT e da Red Hat, a empresa implementou várias tecnologias corporativas, incluindo:

  • Red Hat Openshift Container Platform: solução que integra containers Kubernetes e outras tecnologias de container para oferecer suporte ao desenvolvimento e à implementação de aplicações em nuvens públicas ou privadas.
  • Red Hat Fuse: baseada em containers, a solução é focada na integração ágil de qualquer ambiente, que facilita a conversa entre sistemas e permite a criação, ampliação, implementação e escala de microsserviços de maneira independente.
  • Red Hat AMQ: plataforma flexível de mensageria que integra aplicações aos dados distribuídos por toda a empresa, controlando tudo em tempo real e de maneira orquestrada.

“O que faz a diferença é ter todo esse conjunto de forma escalonável e gerenciável. Agora podemos, com três cliques, publicar uma API de forma segura. Isso faz muita diferença na dinâmica que temos hoje, e tudo é protegido de acordo com todos os protocolos vigentes”, comemora o executivo da Adiq.

Para Almeida, são novos tempos, em que não é possível falar de servidor ou de storage separadamente. “Temos de falar do negócio como um todo. A Adiq nos mostra como a área de Infraestrutura escalonou a área de Aplicações, deixando os playbooks e a esteira prontos, para que cada um possa usufruir dessa estrutura da maneira mais rápida e segura possível”, comenta.

fintech contou com um time de tecnologia engajado. “Foram pessoas da área de segurança, projetos e produtos pensando em conjunto em uma solução que pudesse ser boa para todos, além de facilitar e agilizar os processos. No momento da mudança de ambiente, fizemos um planejamento cuidadoso, com a ajuda da Red Hat, para que tudo funcionasse e para que cada etapa fosse perfeita, incluindo a implementação e a sustentação. Pensar e trabalhar em equipe foi essencial. Todos trabalharam unidos para o bem da empresa”, comenta Pisani.

A plataforma da Adiq agora é toda modulada em White Label, na qual seus clientes e parceiros conseguem consumir cada item da forma que quiserem. “Hoje, somos dinâmicos, e isso é um diferencial no mercado em que atuamos. Não existe outra plataforma customizável White Label no formato que temos”, reforça Pisani. “No novo ecossistema, cada segundo importa. Realizamos seis transações por segundo, e a infraestrutura suporta e sustenta cada atividade de maneira leve, rápida e segura, porque temos um throughout de 70 transações por segundo, e é escalonável. Hoje estamos bem e preparados para o futuro”, conclui Pisani.

Redação
Equipe de Redação

Infobip implementa plataforma omnichannel na divisão de digital do BTG Pactual

Artigo Anterior

TradeMap oferece curso gratuito sobre como investir no exterior

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia