0

Junto às grandes festividades de São João que ocorrem em todo o Brasil no mês de junho, neste ano, a tradicional celebração da cultura brasileira também teve importantes resultados para a sustentabilidade, por meio das atividades de recolocação de produtos.

A solução da Gooxxy, empresa especializada em soluções sustentáveis, foi responsável pelo impedimento de mais de 410 toneladas de produtos em perfeitas condições de uso que, em teoria, seriam descartados ou destruídos durante as festividades juninas. A prática contribuiu para a geração de uma receita de mais de R$ 15 milhões para o setor varejista e na economia brasileira.

Dentre alguns dos itens mais consumidos durante as festas juninas, o modelo de negócios da Gooxxy garantiu que não fossem desperdiçadas mais de 18 toneladas de canjica, 198 toneladas de milho de pipoca e cerca de 200 toneladas de amendoim. O total desses produtos recolocados no mercado brasileiro é o equivalente a mais de 605 mil refeições que poderiam estar nos pratos das famílias brasileiras.

“Os resultados não estão relacionados aos números obtidos com a recolocação de produtos, mas, também, é uma mostra de como o varejo tem colocado em sua estratégia de negócio a conscientização de reduzir o desperdício e apoiar o desenvolvimento socioambiental”, diz Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy.

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo do Brasil, indica que as festas juninas podem ter atraído mais de 21,6 milhões de pessoas pelo país. Na movimentação de mercado, os alimentos típicos são os produtos mais consumidos, representados por 77% do total, enquanto que roupas típicas (55%), bebidas típicas (53%) e decorações temáticas (45%) do levantamento.

Durante as festas juninas, a operação da Gooxxy no período colaborou para que não houvesse a emissão de 560 toneladas de CO2 na atmosfera, além de criar uma nova fonte de receita para a indústria varejista.

No contexto geral, de janeiro a maio de 2024, a companhia recolocou mais de 4600 toneladas de produtos no mercado brasileiro, o que representou a geração de mais de 5,3 milhões de refeições no prato das pessoas. A recolocação também contribuiu com a redução de 3.000 toneladas na emissão de CO2 no planeta e a preservação de mais de 5,8 milhões M3 no uso da água que seriam utilizados no descarte dos produtos.

A solução da Gooxxy é baseada em Inteligência Artificial que analisa e busca o melhor comprador dos produtos que precisam ser recolocados, por meio da integração de dados, precificação inteligente e logística eficiente.

Sobre a Gooxxy

Gooxxy é especializada e pioneira em soluções sustentáveis para o setor varejista, por meio da recolocação inteligente, tecnológica e rentável de produtos aptos para o consumo. Fundada em 2018 pelo empresário Vinicius Alves Abrahão, até 2023, a empresa garantiu o apoio comercial de mais de R$ 1 bilhão a grandes, médios e pequenos varejistas, além de colaborar com o acesso de todas as classes sociais a produtos.

Com atuação no Brasil e na Colômbia, entre os parceiros comerciais, a Gooxxy possui no seu portfólio empresas como Nestlé, Mondelez, Vigor, Ifood, Facily, BRF, Swift e Unilever.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    Banco PAN impulsiona seu portfólio digital com a DialMyApp

    Artigo Anterior

    Congresso promove conhecimento sobre tecnologias avançadas para provedores de internet

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios