Tecnologia

Soluções de despesas digitais estão transformando a experiência do colaborador

0

Por Alfredo Bernacchi*

Já falamos muito sobre os millennials (nascidos a partir dos anos 80 até o fim da década de 90), a geração que cresceu acompanhando a evolução da internet e a digitalização de processos, utiliza a internet desde fonte de informação e entretenimento e até mesmo para o trabalho.

Atualmente, os millenials ocupam metade dos postos de trabalho no mercado, que ainda nem conseguiu se adaptar à vida digital ativa dessa geração e já está encarando um novo desafio: a geração Z agora também está entrando nele.

Se para a geração anterior a internet foi um meio para resolver diversos problemas do dia a dia, para a geração Z não existe solução que não esteja online. Trata-se de um perfil criativo, pragmático e que busca flexibilidade e experiências no ambiente de trabalho.

Experiência do colaborador não é só o trabalho

Quando tratamos de estratégias que geram uma experiência satisfatória do colaborador (employee experience), o foco não é unicamente o resultado que ele pode entregar à empresa, mas também melhorar a relação que o funcionário tem com a organização.

Deve-se pensar em soluções que fortaleçam o sentimento de pertencimento em cada um deles.

Tudo isso impacta na redução de absenteísmo, na retenção de talentos e no ganho de produtividade. Quanto melhores as experiências proporcionadas, mais alinhado o colaborador se sente aos objetivos da organização.

4 soluções de despesas digitais para otimizar a employee experience

Independente da natureza do negócio, é possível proporcionar uma boa experiência ao colaborador, desde ações que o valorizem e deem a ele a oportunidade de crescimento profissional, à adoção de soluções para despesas digitais que simplifiquem algumas atividades que ele precisa fazer frequentemente no trabalho.

  1. Gestão via aplicativo

A gestão digital de equipes remotas já é realidade para inúmeras empresas. Por isso, não é de surpreender que as despesas também sejam controladas via aplicativo, como proporciona a solução Edenred Wallet.

Essa alternativa facilita a vida de quem trabalha no financeiro, no RH e em outros setores que necessitam dinamizar e desburocratizar despesas corporativas.

Essas são apenas duas situações que servem de exemplo para entender que é possível lançar mão do digital para processos complexos de gestão e beneficiar times.

  1. Cartões com tecnologia contactless

Outra tecnologia que ajuda na desburocratização e agilidade dos pagamentos de despesas diversas é a contactless, do Ticket Empresarial. Trata-se de uma tecnologia que permite o uso do cartão corporativo por aproximação na máquina.

Ela é perfeita para o dia a dia profissional do colaborador e para ações de rotina da empresa, como compra de material de escritório (papelaria e similares), pagamento de serviços de entrega, viagens em aplicativos de mobilidade e almoços corporativos.

E não podemos deixar de observar o aumento considerável no uso dessa tecnologia nos últimos meses.

Dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) informam que as transações por meio dos pagamentos por aproximação passaram de 22,6 milhões, em janeiro de 2020, para 114 milhões em dezembro do mesmo ano.

É inegável que a pandemia impulsionou a adoção do pagamento por aproximação, afinal, esse método diminui ou mesmo elimina a necessidade do usuário de tocar na maquininha de cartão.

A utilização da tecnologia é, inclusive, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  1. Cartão pré-pago corporativo

Os cartões corporativos apresentam diversos benefícios ao funcionário e ao empregador. É um item que oferece segurança e muita praticidade no manuseio de recursos da empresa, em que o colaborador não precisa lançar mão de recurso próprio para arcar com os gastos em situações corporativas, como viagens, reuniões e outros eventos.

Como funciona? Com o Ticket Empresarial, por exemplo, o empregador ou gestor credita um valor no cartão para aquela atividade e o funcionário poderá custear hospedagem, deslocamento e alimentação, registrá-los em aplicativo próprio do cartão, inclusive adicionando uma foto da nota fiscal, tornando todo o processo muito mais rápido e seguro para todos.

A movimentação do cartão pode ser monitorada pelo empregador por meio de relatórios que vão mostrar como e quando os recursos estão sendo gastos pelo funcionário.

  1. Cartão White Label

Com o apoio da Edenred Soluções Pré-Pagas, é possível, ainda, oferecer todas essas soluções acima de forma personalizada para elevar o espírito de pertencimento dos colaboradores, por meio de um cartão ”White Label”.

A solução oferece à empresa a possibilidade de personalizar o cartão com sua identidade visual, gerando um fator de exclusividade para as pessoas da organização e potencializando o sentimento de comunidade e orgulho em torno da marca do negócio.

Além disso, permite segmentar o uso do cartão por tipos de estabelecimento, horários, dias e muitas outras opções, conforme a necessidade de cada empresa.

Ao passo que valoriza a marca da organização, um cartão de pagamento com a cara do negócio leva a empresa a estar junto do colaborador em quaisquer momentos da sua rotina.

*Alfredo Bernacchi é diretor-geral da Edenred Soluções Pré-Pagas

Redação
Equipe de Redação

Cinco dicas para implementar métodos ágeis nas pequenas e médias empresas

Artigo Anterior

Como alavancar a governança corporativa nas empresas?

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close