A SONDA, principal rede latino-americana de Serviços e Soluções de Tecnologia da Informação, divulgou seus resultados de 2020, onde a receita consolidada atingiu US$ 1.097,8 milhões, equivalente a $ 780.456 milhões de pesos chilenos (moeda de reporte da companhia), com EBITDA de US$ 122,3 milhões, equivalente a $ 86.939 milhões de pesos chilenos.
As receitas diminuíram 5,9% em moeda comparável em relação a 2019, impactadas pela redução da atividade global, embora recuperando o crescimento no quarto trimestre.
Da mesma forma, em 2020 o EBITDA diminuiu 4,4% em moeda comparável em relação a 2019, apesar do maior dinamismo do segundo semestre do ano, como resultado de ajustes operacionais que levaram a melhores resultados no Chile, México e OPLA (outros países da América Latina). No ano, a margem EBITDA atingiu 11,1%, expandindo 10 pontos base em relação a 2019. A margem EBITDA no quarto trimestre atingiu 12,7%, crescendo 120 pontos base em relação ao mesmo período de 2019.
Lucro líquido de 2020 da SONDA
O lucro líquido de 2020 atingiu US$ 0,6 milhão ($ 460 milhões de pesos chilenos), impactado por uma perda na receita não operacional devido a despesas extraordinárias registradas no período, entre outras despesas de reestruturação e redução de ágio.
Em termos comerciais, o fechamento de negócios atingiu US$ 1.025 milhões. Destaca-se a tendência registrada no quarto trimestre, onde os fechamentos totalizaram US$ 342 milhões, representando um aumento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2019. As novas oportunidades de negócios – “pipeline” – alcançaram US$ 5.079,9 milhões, representando um aumento de 35,9% em relação aos valores reportados ao final de 2019.
Referindo-se a estes resultados, o CEO Global da SONDA, José Orlandini, destacou que “os efeitos da pandemia e seu impacto na economia da região fizeram de 2020 um ano muito desafiador. Implementamos medidas prioritárias para salvaguardar a saúde dos nossos colaboradores e clientes, garantindo a continuidade operacional dos serviços num momento em que a tecnologia desempenhava um papel transcendental”. Acrescentou que “realizamos um plano cujos resultados refletiram os valores de rentabilidade e as conquistas comerciais no final do ano, juntamente com um maior dinamismo das receitas”. Por último, referiu que “no final de 2020, conseguimos emergir mais fortes, vendo oportunidades interessantes para 2021 para a digitalização dos nossos clientes que abordamos com entusiasmo e otimismo”.
“Apesar do impacto da pandemia na economia brasileira, tivemos um ótimo desempenho comercial no final do ano, com as vendas no 4º trimestre ficando, em moeda local, mais de 40% acima da média dos três primeiros trimestres do ano. Isso mostra o acerto da adaptação da nossa estratégia comercial aos desafios que todos enfrentamos”, afirmou Affonso Nina, CEO do Grupo SONDA Brasil.