Tecnologia

Verified Calls e a confiabilidade em ligações comerciais

Verified Calls e a confiabilidade em ligações comerciais
0

Por Robson Ribas.

Estamos cada vez mais inseridos no mundo virtual e online, disponibilizando nossos números, dados e contatos. Algo tão habitual que, muitas vezes, esquecemos de nos atentar à confiabilidade e à segurança da comunicação online e das ligações telefônicas. Segundo relatório divulgado pelo aplicativo de identificação de chamadas Truecaller, em 2020 o Brasil foi considerado o País mais afetado por ligações classificadas como spam, chegando a uma média de 49,9 chamadas indesejadas por mês.

Por isso, as ligações comerciais acabam indo por um caminho contrário à satisfação do consumidor quando, na verdade, deveriam ser úteis para os clientes tirarem dúvidas, saberem de promoções e serem informados sobre novidades relevantes das marcas que conhece e confia. E soma-se a esse cenário um dado recente trazido pela Microsoft, de que 67% dos consumidores já deixaram de fazer negócios por conta de um mau atendimento. É muito!

Para piorar a percepção dos consumidores, as fraudes por telefone – como o golpe do “parente distante” pedindo um depósito, falsas premiações e sorteios, estelionatários se fazendo passar por gerentes de banco, entre tantos outros – representaram 48% das chamadas indesejadas. Tudo isso cria um cenário com consumidores cada vez mais avessos a atender ligações de origem não identificada, o que prejudica as empresas que buscam fazer contatos legítimos com seus clientes.

Tecnologia como uma grande aliada

No entanto, a tecnologia pode ser uma forte aliada para que essa relação entre empresa e consumidor seja fortalecida, mesmo por ligações. Um exemplo disso são as Verified Calls, ou chamadas verificadas. O recurso foi disponibilizado pelo Google em setembro do ano passado e traz para o consumidor a certeza de que quem está chamando é mesmo uma empresa – identificada com nome, logomarca e motivo do contato antes mesmo de se atender a ligação – ainda que o número da empresa não esteja na agenda de contatos do smartphone.

Em outras palavras, as Verified Calls acabam com uma situação que o cliente não gosta de enfrentar: atender uma ligação que não lhe interessa e não saber de antemão com quem está falando.

Antes de escolher uma solução tecnológica para a comunicação telefônica da sua empresa, é preciso avaliar o impacto que ela tem na satisfação e na experiência do consumidor. Recursos como as Verified Calls e as diversas soluções de voz – sejam elas ligações ativas e receptivas, campanhas por torpedo de voz ou para fins de cobrança, confirmações, atualizações ou pesquisas – são muito bem-vindos. Basta entender se eles se adequam ao perfil de cliente e como serão inseridos na jornada do consumidor, pensando em facilitar e tornar mais ágil e eficiente essa experiência.

Se você tem dúvidas de como implantar as Verified Calls, as soluções de voz ou outros recursos que melhoram a comunicação entre empresas e consumidores, vale buscar ajuda. Empresas especializadas em tecnologia de comunicação digital entre marcas e consumidores podem ser o seu melhor parceiro nesse assunto.

Afinal, clientes satisfeitos não só divulgam positivamente uma marca, mas também podem se tornar mais fiéis à empresa já que, segundo um estudo da PwC, a experiência decide a compra em uma média superior a 70% nos 12 países ouvidos, sendo que, no Brasil, a porcentagem é de 89%. Não acha que está na hora de focar em melhorar a experiência de comunicação com os seus clientes?

*Robson Ribas é gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Zenvia, plataforma de comunicação que empodera quase 9 mil empresas para simplificar a experiência de 200 milhões de pessoas.

Redação
Equipe de Redação

Como se auto impulsionar em 2021

Artigo Anterior

IOUU é eleita uma das melhores fintechs do Brasil pela revista britânica Daily Finance

Próximo Artigo

Publicações Populares

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close