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Conheça 5 erros comuns que comprometem o sucesso de projetos na área de tecnologia

Somente 29% dos projetos de tecnologia da informação são finalizados com sucesso, de acordo com uma pesquisa da consultoria internacional Standish Group.

Em geral, a falta de um bom planejamento, problemas de comunicação e má utilização dos recursos disponíveis são as principais causas de erros dentro da gestão de projetos de tecnologia.

Mas outros fatores também contribuem para essa baixa taxa de sucesso dentro de setores mais em alta do mercado. À frente da consultoria Projeta – Inteligência em Projetos, Rafael Villega observa que a falta de processos bem definidos somada à necessidade de agilidade que o setor demanda são uma combinação que prejudica a taxa de sucesso dos projetos em tecnologia.

“Por ser um ambiente ágil e complexo, os profissionais podem ter dificuldades em planejar suas atividades, saber quais demandas priorizar ou como aplicar os recursos. Isso compromete o andamento do trabalho como um todo, ainda mais pelo fato dos departamentos de TI trabalharem em colaboração com diversos setores da empresa. Então, se um projeto deles falhar, eles podem atrapalhar todo o planejamento estratégico de uma organização”, explica.

Os erros mais comuns no setor de tecnologia e como evitá-los

Para evitar que isso aconteça, o consultor da Projeta apresenta os erros mais comuns relacionados ao gerenciamento de projetos no setor de tecnologia e como evitá-los:

“Muitos projetos falham quando os requisitos não foram corretamente identificados, logo, é importante coletar as informações assim que identificadas as partes interessadas para que estes sejam coletados, documentados e gerenciados já no início do projeto e ao longo do mesmo para atender aos objetivos do projeto”, aponta Rafael Villega. Ele complementa que mudar constantemente o escopo também é prejudicial para o trabalho.

O consultor da Projeta esclarece que problemas de comunicação podem fazer com que prazos não sejam cumpridos, ocasionando em atrasos, que os profissionais não entendam o que é esperado deles, impactando na qualidade das entregas, e que as demandas dos clientes não sejam atendidas, pondo em risco a relação com stakeholders.

Uma pesquisa do Global Information Security, revelou que 60% dos profissionais da área de segurança cibernética percebeu um aumento de ataques durante a pandemia. E o vazamento desses dados pode causar prejuízos à organização e aos profissionais. Por isso, qualquer projeto de tecnologia precisa ter protocolos reforçados em caso de ciberataques.

Por fim, o consultor da Projeta afirma que, com a gestão de projetos, as organizações conseguem entender as necessidades dos clientes, traduzindo suas expectativas em requisitos mensuráveis, aumentar as probabilidades de entregas dentro dos prazos e custos planejados, garantindo a qualidade, identificar e reduzir os possíveis riscos dos projetos e aumentar a integração e comunicação da equipe de trabalho.

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