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Por que o chatbot pode ser braço direito no atendimento ao cliente?

A atuação dos chatbots nos canais digitais das empresas está entre as principais estratégias quando o assunto é atendimento personalizado aos clientes.

Entre janeiro e agosto de 2021, mais de 200 mil robôs virtuais foram criados, de acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots.

Para o especialista em programação e relacionamento digital da Ubots, Rafael Souza, ao incluir os bots no fluxo da comunicação com os consumidores, é importante mapear oportunidades onde eles possam operar de maneira eficaz.

“Os chatbots podem atuar em diferentes áreas dentro de uma empresa, nesse caso é necessário entender o cenário em que esse atendimento automatizado irá contribuir e traçar estratégias”, explica.

Abaixo, Souza destaca cinco benefícios da utilização dos bots, quando o principal objetivo é um melhor gerenciamento das demandas de relacionamento digital nas empresas:

Rafael Souza é CEO da Ubots

Interferência humana no atendimento automatizado

Em diferentes cenários, operadores humanos podem atuar junto ao bot durante o atendimento ao cliente. O chatbot pode ser configurado para realizar apenas um filtro inicial dos consumidores que entram em contato e, depois, transferir a conversa para o time responsável pela demanda.

Existe também a possibilidade do bot transferir, depois de algumas tentativas de compreensão, o atendimento, ou quando a demanda é muito complexa e necessita que seja realizada por um atendente.

Com essa transferência, o operador já recebe os dados do cliente bem como a demanda que foi solicitada para o chatbot.

Isso evita que o atendente precise pedir todas as informações novamente, gerando insatisfação no consumidor. Essas informações ficam armazenadas em uma plataforma de atendimento, facilitando o gerenciamento dos atendimentos.

Como o bot pode ser o braço direito no atendimento ao cliente?

O chatbot com um fluxo conversacional bem desenhado pode resolver até 90% das demandas dos clientes, sem a interferência de um atendente humano. Isso depende da finalidade para a qual ele foi desenvolvido.

Além disso, ele pode auxiliar de diversas formas no atendimento, como:

Em um cenário onde as pessoas têm cada vez mais urgência em resolver suas demandas com as marcas, ao mesmo tempo que desejam receber um atendimento personalizado, os chatbots são a solução ideal.

“Eles garantem uma interação imediata, e quando são bem desenvolvidos, podem oferecer experiências incríveis através de um atendimento altamente personalizado e humanizado” explica Souza.

Rafael finaliza explicando três pontos positivos que os bots despertam na comunicação com os clientes:

  1. Atendimento 24/7: O chatbot fica disponível o tempo todo, o que traz uma flexibilidade maior para o cotidiano das pessoas.
  2. Agilidade: um chatbot pode finalizar um atendimento em poucos minutos, com uma interação extremamente ágil.
  3. Personalização: com as integrações corretas as interações do bot podem ser altamente personalizadas, entregando uma experiência melhor para os consumidores.

Sobre Ubots

Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes.

Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial.

De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br.

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