celulares-tecnologia-5g-brasil
0

No dia 5 de julho, a tecnologia 5G fez a sua estreia oficial aqui no Brasil e, como não poderia deixar de ser, essa “nova internet” tem dado o que falar. Afinal, trata-se de uma novidade com potencial para aprimorar a velocidade e a qualidade das conexões.

Obviamente, como estamos falando de uma grande inovação tecnológica, ainda há muitas dúvidas sobre os reais benefícios da tecnologia, sua implementação, etc. Aliás, há até algumas questões polêmicas levantadas por certos estudiosos.

Enfim, o fato é que a tecnologia 5G parece ter chegado para ficar e quem quiser aproveitar ao máximo já pode começar a ficar por dentro desse assunto. Na verdade, este post foi criado justamente para apresentar tudo aquilo que um usuário comum precisa saber sobre a novidade. Logo, é bom você não deixar de conferir até o fim… vamos lá?

Qual a diferença entre o 4G e o 5G?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-2

Quando o assunto tecnologia 5G é colocado em discussão, a primeira pergunta que um usuário comum costuma fazer é: “qual a diferença entre o 4G e o 5G?”. E a resposta mais simplificada é: o 5G promete garantir uma conexão mais rápida e estável com a internet.

Para você ter uma ideia, o 4G oferece, na média, uma velocidade de transferência de dados que fica na casa de 150 Mbps. O 5G, por sua vez, apresenta números na casa dos 10000 Mbps. Sim, é uma diferença gritante e o mais interessante é que a qualidade das conexões também tende a ficar melhor, já que a latência da nova tecnologia é quase nula.

Cabe ressaltar também que a tecnologia 5G promete reduzir o consumo de energia e possui uma banda muito mais ampla, o que deverá aumentar de forma considerável o limite de dispositivos conectados a cada quilômetro.

Resumindo, o 5G é uma evolução do 4G e tem tudo para se tornar um grande sucesso, quando as empresas de telefonia concluírem os seus planos de implementação. Ainda assim, no que diz respeito a esse assunto, há alguns pontos que têm gerado certas polêmicas…

Por que tanta polêmica sobre o 5G?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-3

Em linhas gerais, a principal polêmica relacionada com a implementação da tecnologia 5G foi gerada após alguns estudos terem apontado para certos riscos de saúde. Isto é, como a novidade vai exigir um número maior de antenas, esses estudos indicaram que a exposição às ondas eletromagnéticas pode ficar mais agressiva.

Conforme foi explicado pela Associação Brasileira de Infraestrutura de Telecomunicações, tudo indica que serão necessárias quatro vezes mais antenas do que a tecnologia 4G demanda. E foi com base nesse ponto que os estudiosos criaram sua teoria.

Logicamente, o plano de implementação vai considerar esses aspectos e tentar diminuir os riscos ao máximo. Contudo, esse pode ser um dos maiores obstáculos para certas cidades do Brasil. Não à toa, poucos locais do país já têm acesso à novidade e a expansão vai acontecer aos poucos.

Quando começa a funcionar o 5G no Brasil?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-4

Oficialmente, o 5G já começou a funcionar no Brasil desde o dia 05 de julho. Contudo, nas fases iniciais do plano de implementação, apenas os usuários das grandes cidades e das capitais é que poderão usufruir da nova tecnologia. Ademais, os processos vêm sendo concluídos sem pressa.

Para você ter uma ideia, entre julho e agosto, apenas cinco capitais brasileiras receberam a tecnologia 5G “em fase de testes”. De acordo com as estimativas, até 2029, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes vão ter acesso a essa “internet da nova geração”.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia 5G

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-5

Agora, no que diz respeito às vantagens que deverão ficar ao alcance dos usuários, a principal é realmente a conexão mais veloz e estável. Como eu já destaquei, na comparação com a tecnologia 4G, o 5G é milhares de vezes mais rápido e apresenta uma taxa de latência muito menor.

Além disso, a eficiência no consumo de energia é um benefício que merece ser enaltecido, já que isso quer dizer que as baterias dos celulares vão durar mais e o consumo geral vai causar um impacto menor no meio ambiente.

Em contrapartida, as principais desvantagens da tecnologia serão os riscos à saúde (que deverão ser reduzidos com um bom plano de implementação), o custo (já que as operadoras deverão cobrar valores mais elevados pelo serviço de melhor qualidade) e a demora na disponibilização em mais regiões.

Por fim, vale destacar que o 5G ainda vai exigir algumas adaptações, por parte dos usuários. Em outras palavras, em alguns casos, vai ser necessário buscar por celulares compatíveis e até mesmo mudar o chip. E esses serão os assuntos do próximo tópico…

O que é a tecnologia 5G no celular?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-6

Como as principais produtoras de celulares já estavam antecipando a chegada da tecnologia 5G, o mercado hoje já conta com uma série de celulares capazes de acessar essa nova “frequência de conexão”, abrindo assim as portas para um mundo marcado por uma internet muito mais rápida e eficiente.

E sim, tudo indica que, em um futuro não muito distante, celulares com suporte para a tecnologia 5G vão ser o padrão do mercado. Todavia, enquanto esse futuro ainda não chega, os usuários vão ter que se adaptar, a fim de poder colher os benefícios já nessa fase de transição…

Existe chip 5G para celulares?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-7

Uma das primeiras coisas que os usuários da tecnologia 5G vão ter que verificar é a necessidade de substituir os chips dos seus celulares. Nesse caso, vale destacar que as operadoras apresentam instruções diferenciadas.

Em algumas operadoras, como a Vivo, por exemplo, o chip 4G já vai garantir o acesso às redes 5G. Isso quer dizer que você deverá consultar a sua operadora de telefonia móvel, a fim de descobrir se o seu chip vai garantir o acesso à novidade ou não.

Quais os celulares que já possuem o 5G no Brasil?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-8

Outro ponto que deverá ser analisado pelos usuários é a compatibilidade dos celulares com a tecnologia 5G. Atualmente, existem modelos de diversas marcas e preços que já oferecem essa funcionalidade, mas, conforme eu já destaquei, o suporte ao 5G deverá se tornar um padrão da indústria no futuro.

De todo modo, para facilitar a sua vida, resolvi citar aqui algumas marcas e modelos que merecem a atenção de todos aqueles que buscam por um celular capaz de operar com a tecnologia 5G. Confira algumas opções…

  • Apple iPhone (a partir do iPhone 12);
  • Motorola linha G (a partir do Moto G50);
  • Motorola linha Edge;
  • Samsung Note 20;
  • Samsung Galaxy S (a partir do S20 FE);
  • Xiaomi (a partir do Xiaomi 11);
  • Xiaomi Redmi Note (a partir do Note 10).

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-9

Sim, há outros celulares que oferecem a tecnologia 5G hoje em dia, mas essas opções são aquelas que mais merecem a sua atenção. Mesmo assim, se você quiser saber como escolher um celular 5G, é só ficar de olho nas dicas do próximo tópico…

Como escolher um celular 5G

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-10

Se a sua intenção é adquirir um bom celular 5G, com vistas a fazer uso de uma internet mais rápida e estável, o primeiro passo é verificar se o celular oferece suporte para a Tecnologia. Lembrando que muitos modelos ostentam o termo 5G no nome, o que já facilita bastante.

Ainda assim, o ideal é analisar a ficha técnica com atenção, para evitar problemas. E, claro, você sempre pode entrar em contato com os fabricantes, se a informação não estiver muito clara. Daí, bastará analisar outras características, tentando sempre encontrar um bom equilíbrio entre custo e benefício.

Cabe destacar também que você pode e deve dar uma boa olhada nas sugestões de certos especialistas e nos vídeos de reviews existentes na web. Assim, as chances de você errar na escolha vão diminuir consideravelmente. E mais, tenho até algumas sugestões a fazer…

Celular 5G bom e barato

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-11

Como o 5G é uma grande novidade, os celulares que oferecem suporte para a tecnologia acabam tendo um valor médio superior ao dos “celulares 4G”. Por isso, o barato de um grupo acaba não sendo o barato de outro.

Nesse sentido, um produto que merece atenção é o Motorola Moto G82 5G, que tem uma bateria extremamente eficiente e ainda conta com especificações técnicas interessantes. Para completar, a câmera do celular é ótima.

É bom destacar também que, em diversos testes comparativos, o Moto G82 conseguiu se sobressair, no que diz respeito à eficiência das conexões 5G. Sendo assim, podemos dizer que essa é uma das melhores e mais acessíveis alternativas existentes hoje no mercado.

Qual o melhor celular 5G do mundo?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-12

Caso você esteja com o orçamento folgado e queira comprar o melhor celular 5G do mundo, é bom saber que o “melhor” é algo relativo, já que alguns consideram o custo/benefício como a principal característica dos melhores, enquanto outros buscam os aparelhos mais bonitos, as grandes marcas, etc.

Por conta disso, acho justo mencionar que o melhor celular 5G do mundo deve ser aquele que atende aos desejos do usuário e consegue alcançar o maior nível de eficiência nas questões relacionadas com a conectividade.

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-13

Seguindo essa linha de raciocínio, os nomes que merecem ser citados seriam o Apple iPhone 14 e o Samsung Galaxy S22 Ultra, cada um representando um sistema operacional e, por consequência, um grupo específico de usuários.

Qual operadora no Brasil já oferece o 5G?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-14

Agora, se você ainda não sabe se a sua operadora vai oferecer a tecnologia 5G, é importante entender que teremos quatro empresas controlando a novidade em “escala nacional” e outras quatro vão focar em regiões específicas. Eis a lista…

  • Algar Telecom: sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e em certas localidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo;
  • Brisanet : regiões Nordeste e Centro-Oeste;
  • Claro: regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, estado de São Paulo e em localidades dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás;
  • Cloud2U: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Consórcio 5G: região Sul;
  • Neko: estado de São Paulo;
  • Sercomtel: região Norte e estado de São Paulo;
  • TIM: região Sul e estados do Sudeste;
  • Vivo: regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Observando a divisão, fica claro que, em algumas localidades, haverá uma disputa acirrada entre algumas empresas, o que pode acabar gerando preços mais atrativos e muitas ações promocionais.

Como saber se estou no 5G?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-15

Finalizados todos os processos de aquisição de planos, chips e celulares compatíveis com a tecnologia 5G, você poderá começar a fazer uso da “nova internet” e de todos os benefícios inerentes a ela. Nesse caso, para poder saber se o seu celular está com o 5G ativado, será necessário atentar para alguns pontos:

  • Verifique o ícone da conexão no seu celular: o 5G vai ter um indicador específico;
  • Para confirmar se o 5G é realmente a “versão pura”, bastará fazer um teste de velocidade via web mesmo;
  • Se a conexão ficar acima dos 300 Mbps, você já está na conexão 5G.

Lembre-se apenas de verificar todos os requisitos para a utilização do 5G antes de fazer os testes, ou seja, você vai ter que estar em uma localidade que ofereça suporte para a tecnologia, com um celular compatível e com um plano adequado.

Quando o 5G vai se popularizar no Brasil?

Celulares-e-Tecnologia-5G-no-Brasil-16

Antes de concluir o post, vale destacar que o 5G ainda está dando os “primeiros passos” aqui no Brasil e ainda vai demorar muito até que a maior parte da população brasileira tenha acesso a essa tecnologia.

Assim sendo, tudo indica que a novidade só vai começar a ficar realmente popular dentro de alguns anos. Entretanto, isso não quer dizer que você não pode começar a fazer uso dos benefícios, se estiver em um local com o sinal 5G disponibilizado e com um celular capaz de acessar essa rede.

E é isso! Ao longo deste post, tratei de apresentar as informações que todo usuário comum deve saber sobre a tecnologia 5G e ainda revelei alguns aparelhos que já oferecem suporte para a novidade. Portanto, agora você só precisa fazer bom uso das informações e começar a se preparar para aproveitar a “nova internet”.

Edemilson G
Desenvolvedor de Software, Gamer, Fã de Esports e Criador de Conteúdo.

Itaú Unibanco e Samsung anunciam parceria e facilitam compra de celulares para os clientes

Artigo Anterior

Confira quais serão as principais tendências para a indústria em 2023

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Tecnologia