0

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) lança em 2024 um novo curso superior: “Ciência de Dados e Inteligência Artificial”. A graduação terá duração de quatro anos, com aulas presenciais em turmas matutinas e noturnas. As inscrições já estão abertas por meio do site.

A nova graduação reforça o investimento da FECAP na promissora área da tecnologia. A instituição, que é uma das mais tradicionais do Brasil nas áreas de economia e finanças, lançou recentemente os cursos de Ciência da Computação (2022) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2021).

O objetivo do Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é preparar profissionais capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico, utilizando esse conhecimento na coleta, análise e interpretação de dados, bem como no desenvolvimento de sistemas inteligentes para atender a demanda no desenvolvimento de soluções inovadoras em diversos setores da sociedade.

“No curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FECAP, os estudantes terão formação técnica sólida para utilizar seus conhecimentos em situações semelhantes às do mercado de trabalho, aplicando métodos de ciência de dados e inteligência artificial para a análise de dados financeiros, análise de mídias digitais, recomendações personalizadas, detecção de fraudes financeiras, automação de processos, previsão de tendências financeiras e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a esfera profissional”, explica o coordenador da nova graduação, David de Oliveira Lemes.

O docente ressalta que devido à grande necessidade de mão de obra, a área de tecnologia tem se tornado muito democrática e vem abrindo as portas para pessoas das mais diversas idades. Setores como a Ciência de Dados, Segurança da Informação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Desenvolvedor de Sistemas devem se manter firmes como as que mais empregarão nos próximos anos.

A tecnologia está fortemente presente em nossas vidas, e esse cenário deve se manter por bastante tempo. Mas falta mão de obra no Brasil para aproveitar as oportunidades que a TI trará: estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que a demanda brasileira por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House deverá alcançar 797 mil vagas até 2025.

“Para se dar bem na área, necessário uma boa formação de base, realizada em um curso superior. O profissional de ciência de dados e IA é uma pessoa que resolve problemas de diversas naturezas a maior parte do tempo, e que também está envolto em um grande volume de trabalho, muitas vezes de natureza lógica, matemática e até criativa”, opina o docente.

A matriz curricular e mais informações sobre o curso podem ser conferidos no site da instituição.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    ERP: Confira quais são os desafios de implementação

    Artigo Anterior

    Enem 2023 traz temáticas antirracistas e desigualdade de gênero

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios