Inteligência Artificial como aliada estratégica para a redução de custos
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A relevância que a inovação tecnológica ganhou dentro do ambiente empresarial é resultado do processo de Transformação Digital, que vem mudando completamente a dinâmica de trabalho dentro das companhias. Até mesmo por isso, tornou-se comum o surgimento de novas soluções com o objetivo de melhorar entregas, produtos e elevar resultados para que as empresas consigam se destacar em meio à grande competitividade. Muito mais que um recurso, tais ferramentas revelam-se imprescindíveis para superar os desafios atuais.

Neste contexto, a presença cada vez mais efetiva da Inteligência Artificial no ambiente corporativo reveste-se de grande importância, sendo considerada, inclusive, uma aliada estratégica na redução de custos, melhoria da performance interna e aumento da produtividade. Mas não é apenas isso, a solução oferece, ainda, muitas outras vantagens, cujo impacto pode ser percebido em todos os departamentos das empresas.

Automatização de processos

Um dos principais problemas que afeta a produtividade das companhias é o grande número de processos repetitivos. Muitas empresas de variados segmentos ainda desenvolvem uma série de atividades de rotina manualmente. No entanto, com o auxílio da Inteligência Artificial, essa realidade pode ser mudada. Atualmente, existem várias soluções tecnológicas capazes de automatizar processos repetitivos no ambiente de trabalho.

Dessa forma, enquanto as máquinas desempenham essas atividades de forma automatizada, aprimorando entregas e resultados, as equipes podem focar em outras demandas mais estratégicas. Com isso, a empresa consegue gerir melhor seus recursos humanos e financeiros, além de reduzir custos com a contratação de novos profissionais.

Análise de dados

É fato que a informação é um dos ativos mais valiosos para as companhias atualmente. Devido ao ambiente de extrema competitividade, conhecer os clientes, assim como seus padrões de consumo, é fundamental para propor ofertas mais assertivas ao perfil e às necessidades deles. E, com a Inteligência Artificial, já é possível analisar todas as camadas de informações automaticamente, graças a programas de software especializados nestes processos.

A partir da análise desses dados, os gestores conseguem extrair valiosos insights que os ajudarão a entender melhor o perfil dos consumidores e, a partir disso, traçar estratégias de prospecção mais eficientes. Essas informações permitem, ainda, que as empresas percebam, muitas vezes antecipadamente, as tendências de sua área de atuação e, como isso, consigam se preparar para aproveitar todas elas da melhor forma.

Machine Learning

É uma tecnologia utilizada para que máquinas tomem decisões não programadas previamente, com base em dados. Companhias como Facebook e Twitter já utilizam esse recurso para examinar as informações dos usuários, personalizar os anúncios e interpretar a reação do público ao entrar em contato com as peças publicitárias.

Para finalizar, é importante destacar o papel da tecnologia como grande aliada estratégica na redução de custos, melhoria dos processos de entregas e na tomada de decisões baseadas em dados. As inúmeras funcionalidades desses recursos otimizam a rotina de atividades das equipes, aumentando a produtividade e desempenho da companhia. Por isso, é imprescindível que as empresas invistam em Inteligência Artificial para não ficarem em desvantagem em relação às concorrentes que já fazem uso dessa solução e, principalmente, para aprimorar seus serviços e/ou produtos.

*Fabrício Beltran é Founder e Head de Inteligência Artificial da Nextcode. Formado em Tecnologia de Dados, com pós-graduação em Big Data e Desenvolvimento Móvel, o executivo possui vasta experiência com projetos voltados à tecnologia e inovação.

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding de novos cadastros por meios digitais, necessitam de tecnologias mais seguras e eficientes, ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa.

Nesse sentido, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (facematch) e KYC, com background-check, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro. Saiba mais em: https://www.nxcd.com.br/

Redação
Equipe de Redação

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