A Kokay lançou um Termômetro por Aproximação que dispensa o contato humano na aferição. Isso porque o aparelho é instalado na parede, e as pessoas aproximam o punho para aferir a temperatura corporal. Dessa forma, evita-se a proximidade física entre humanos e otimiza-se o tempo das equipes, já que a empresa não precisa deslocar um funcionário exclusivo para medição de temperatura no controle de acesso das pessoas.
A febre acima de 37,8 graus é um dos sintomas mais comuns de Covid-19. Por isso, a Portaria n.o 1.565, editada em 18 de junho deste ano pelo Ministério da Saúde, determina medidas de triagem. Entre essas ações estão a aferição de temperatura e aplicação de questionários. Nesse sentido, pessoas com febre alta e outros sintomas gripais são aconselhadas a uscar atendimento no serviço de saúde mais próximo.
Com a decretação da quarentena no mês de março na maioria dos estados brasileiros, muitos estabelecimentos, como escolas, shoppings e comércios de maneira geral foram fechados. Mas com a reabertura a partir de meados de julho e agosto foram adotados protocolos de biossegurança na retomada.
Entre essas medidas está a aferição de temperatura corporal. Porém, a maior parte das empresas usava termômetros de testa, que exige a presença física de um colaborador do estabelecimento. Portanto, corria-se o risco do contato físico.
Contudo, com a tecnologia adotada pela Kokay a segurança vem em dobro. O Termômetro por Aproximação da marca utiliza a tecnologia de non-contact thermometers (termômetros sem contato). A leitura é feita através de sensores de aproximação em tempo recorde, ou seja, no máximo cinco segundos. Basta, para isso, aproximar o braço a cerca de 15 centímetros do equipamento.
Assim, a medição aparece automaticamente no display digital do equipamento. Se a temperatura ultrapassar o limite, o próprio aparelho emite um alerta sonoro, em português, para avisar a pessoa e quem estiver ao redor que há indicativo de febre. Desse modo, a pessoa tem o acesso negado e é orientada a procurar um serviço de saúde.
Afinal de contas, a portaria do Ministério da Saúde é clara ao determinar que as pessoas com sintomas de Covid-19 se resguardem e fiquem em isolamento por, pelo menos, 14 dias até ter a confirmação da contaminação ou se curar totalmente.
Isso porque o Brasil ultrapassou a marca de 175 mil mortes pela doença, na primeira semana de dezembro, e a prevenção deve ser mantida. Portanto, não custa relembrar as medidas de segurança:
● lavar as mãos com água e sabão frequentemente ou passar álcool em gel 70%;
● usar máscaras em todos os ambientes;
● evitar tocar na máscara, nos olhos, no nariz e na boca;
● ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço de papel e descartá-los adequadamente;
● não compartilhar objetos de uso pessoal;
● evitar situações de aglomeração;
● manter distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos.
Lembrando que o Termômetro por Aproximação da Kokay também é um aliado no combate à transmissão do novo coronavírus.
O termômetro pode ser comprado em diversas lojas físísicas e virtuais pelo Brasil. Basta pesquisar “Termômetro Kokay” e adquirir com a loja mais próxima da sua residência.