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* Por Almir Neves

Definitivamente, os vendedores precisam atualizar sempre suas metodologias e acompanhar o mercado de vendas, e para facilitar essa tarefa existem diversas ferramentas.

Neste artigo irei abordar algumas delas, e contar como montar uma boa estratégia com todas essas soluções.

O que são ferramentas de venda?

Hoje em dia é raro encontrar um vendedor que ainda utilize agenda de papel com várias fichas de clientes preenchidas a mão, isso porque utilizar as ferramentas de vendas digitais permite maior agilidade e eficiência e por isso é cada vez mais difícil viver sem elas.

Usar soluções tecnológicas é uma forma de automatizar as funções das equipes de vendas e organizar as rotinas.

Cada ferramenta tem um objetivo específico. Por isso, algumas são complementares e ajudam a levar sua empresa ao sucesso.

Como vender mais?

A melhor forma de vender mais é criando uma boa estratégia, integrando algumas ferramentas e possibilitando melhorar os resultados alcançados ao tornar a equipe mais capacitada.

Como montar uma estratégia?

O primeiro passo para elaborar uma boa estratégia é conhecer o seu público, seu mercado e sua concorrência.

Uma forma de fazer isso é adotando o Benchmarking, ferramenta de gestão que analisa diferentes produtos e serviços do mesmo mercado que seu negócio, percebendo o que torna esse desempenho superior.

Em segundo lugar, é importante que tenha suas metas bem definidas. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos determinados.

Após saber quais pontos devem ser melhorados e ter seu objetivo definido, é a hora de escolher as ferramentas ideias para seu tipo de negócio.

Quais as melhores ferramentas e suas funções?

Com a grande diversidade de ferramentas que temos no mercado hoje surge a seguinte questão: Para manter meu processo de venda em melhoria contínua, quais as ferramentas que preciso?

Aqui está nossa lista de sugestões:

1- CRM

A ferramenta de CRM é basicamente para o acompanhamento de seu funil de vendas e do histórico valioso de tudo o que foi tratado com cada oportunidade por um vendedor.

Com isso, desde o momento que o lead é encaminhado para sua equipe de vendas, todos os contatos devem ser inseridos no CRM, dessa forma sempre que um vendedor se relacionar com ele, terá a visão de tudo que aconteceu, podendo assim fornecer um contato mais rico, demonstrando conhecer as vontades do cliente com profundidade.

Contar com dados de todas as interações com os clientes, suas queixas, suas preferências, e-mails que enviaram, compras que fizeram, informações relevantes tornarão sua empresa mais poderosa, podendo assim segmentar seus clientes e disponibilizar a eles ofertas certeiras.

Algumas ferramentas de CRM bem conhecidas são: Hubspot, Pipedrive, Salesforce, Mozkit e RD Station.

2- Slack

O Slack pode ajudar o seu time a se comunicar com mais rapidez, pois a ideia é ser um escritório virtual.

Ele permite conversas privadas ou em grupo. Possui compartilhamento de arquivos, visualização de imagens e vídeos, organização das conversas através de canais e notificações personalizadas.

3- Dropbox

O serviço de armazenamento na nuvem tem se tornado cada vez mais eficiente e útil para as equipes de vendas.

Com ele é possível acessar documentos, apresentações e diversos outros arquivos através de computadores tablets e smartphones. O app sincroniza informações para estarem disponíveis de forma atualizada em qualquer dispositivo.

4- Chatbots

Após conquistar os clientes e eles começarem a entrar em contato com a empresa, será necessário lidar com pessoas em busca de atendimento.

Resolução de dúvidas, problemas, assistência técnica e reclamações virão recorrentemente, e nesses casos ferramentas criadas para isso podem ser úteis.

E é aí que entram os Chatbots, que contam com recursos específicos e que agilizam e direcionam o atendimento.

Assistentes virtuais com o Jordan tem como objetivo maximizar os resultados dos times de vendas.

5- Jordan

Jordan é a inteligência artificial da hubkn que se integra com os principais CRMs do mercado, como o Hubspot e Pipedrive, através da interpretação de dados, gerando relatórios, integrando dados de forma assertiva, reduzindo assim, a possibilidade de churn e, principalmente, criando alertas para desvios nos padrões de compra.

Além da interação através da voz, uma das funcionalidades mais legais, na nossa opinião, é que ele conta com outras features que irão otimizar o tempo do vendedor e do gestor de vendas, além de refinar o contato do cliente, com análises feitas de forma simples, mapeando formas de maximizar não só suas vendas, mas também o tempo de sua equipe

Com todas essas dicas, ficou claro quais as melhores ferramentas para a sua estratégia de vendas?

Não deixe de analisar suas necessidades e verificar quais delas serão mais indicadas para o seu negócio.

*Almir Neves é founder da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.

Almir Neves é founder da hubkn

Sobre a hubkn

hubkn faz parte do avanço tecnológico contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles se mantenham criativos e tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas através de Inteligência Artificial, o Jordan.

Redação
Equipe de Redação

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