0

Manter um ritmo de crescimento é o objetivo de toda empresa. No entanto, durante essa jornada, é preciso ter os processos em dia, principalmente, exercer uma boa gestão fiscal.

Compreendendo essa importância, o Grupo Patrimar, companhia especializada na incorporação, construção e comercialização de empreendimentos imobiliários, implementou com a SEIDOR, multinacional dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas e parceira da SAP, o 4tax, uma suíte fiscal completa com funcionalidades que garantem o cumprimento da legislação tributária.

Fundado em 1963, em Minas Gerais, o Grupo Patrimar está entre as mais inovadoras e eficientes companhias do país, tanto em estrutura e equipamentos quanto em know-how e versatilidade.

A empresa, que atua nas classes econômica média e alta, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e interior de São Paulo, conta com mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos, tendo alcançado nos últimos noves meses do ano de 2023, mais de R$ 1,32 bi em lançamentos, sendo um crescimento de 26% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Considerando o amplo crescimento da companhia, o Grupo Patrimar sentiu a necessidade de melhorar ainda mais a sua gestão, a fim de obter resultados assertivos, como explica Roger Ferreira, gerente de controladoria do Grupo Patrimar.

“À medida em que a nossa empresa cresceu, se tornou inviável realizar processos manuais, uma vez que tínhamos uma limitação humana frente ao alto volume de dados e informações que precisavam ser lançadas. Além disso, considerando o nosso segmento, é crucial obtermos total controle a fim de mitigar chances de erros, exercendo sempre uma gestão preventiva”, pontua.

Diante disso, a organização decidiu migrar de sistema na busca por aprimorar a automatização dos processos. Sendo assim, a companhia implementou o 4tax em dois módulos, sendo: módulo fiscal, que atua como coração tributário da empresa com funcionalidades que são capazes de cobrir as fases de apuração fiscal de ponta a ponta, tendo atualização constante frente à legislação e à velocidade do Fisco; e o módulo inbound, que automatiza e monitora as entradas de todos os documentos fiscais, contribuindo para reduzir significativamente as falhas nos processos operacionais.

A escolha da ferramenta se deu após uma ampla análise de mercado. “Escolhemos a solução da SEIDOR, pois a consultoria nos ofereceu um produto que se enquadrava no melhor custo-benefício, tendo uma interface que se integra totalmente ao nosso ERP. Isso nos deu ainda mais segurança e convicção da nossa escolha”, diz Ferreira.

Motivo de orgulho para Victor de Souza Cruz, Head de Produtos da SEIDOR. “Sabemos bem que exercer a gestão fiscal e tributária para as empresas no nosso país é algo desafiador. Por isso, nos enche de satisfação termos sido os escolhidos para realizar o projeto da Patrimar e saber que estamos ajudando a empresa a manter seu ritmo de crescimento com total segurança e eficiência”, destaca.

Com a conclusão do projeto, o principal ganho da empresa foi a padronização dos processos que possibilita o crescimento em escala. Além disso, a interface direta com o sistema de gestão da companhia promoveu uma comunicação mais rápida entre as áreas, favorecendo na redução de 57,14% o tempo gasto em processos antes realizados de forma manual.

Após benefícios tão significativos, o Grupo Patrimar mantém elevadas suas expectativas. Junto com a SEIDOR, a empresa pretende explorar ainda mais os processos de melhorias para uma gestão ainda mais ágil, bem como ampliar as funcionalidades da ferramenta na empresa para acompanhar as mudanças na legislação em diversos municípios que a companhia atua.

No que depender da Patrimar, vem muito mais pela frente. “Conquistamos muito até aqui, mas sabemos que podemos ir ainda mais adiante. Através do 4tax, obtivemos a eficiência na gestão tributária que procurávamos e, com os processos alinhados, temos a segurança de seguir construindo um caminho de sucesso”, finaliza o gerente de controladoria do Grupo Patrimar.

Sobre a SEIDOR

SEIDOR é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros.

Com mais de 30 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 8 mil profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolveres internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1.500 mil profissionais.

Chiessi
Jornalista do Prime Times, Beatriz Chiessi é formada em Gestão Empresarial e possui MBA em Jornalismo Digital. Especialista na produção de conteúdo há 5 anos.

    Prouni 2024: Veja como se inscrever e requisitos para participar

    Artigo Anterior

    Por que Utilizamos o “K” para Representar Mil?

    Próximo Artigo

    Veja também

    Mais sobre Negócios