Ahgora Sistemas
0

Ter uma cultura organizacional bem definida deixou de ser apenas uma opção há muito tempo. Os colaboradores de hoje consideram tanto este item quanto salário e benefícios, por exemplo. Para 46% das pessoas que querem encontrar ou mudar de emprego, a cultura está no topo da lista na hora de procurar uma colocação no mercado, segundo pesquisa da Built In. Na verdade, investir nessa questão é primordial para o sucesso de qualquer companhia hoje em dia. A cultura promove um bom clima organizacional, engaja e retém talentos. Com esses valores sólidos e bem definidos, as empresas prosperam e são reconhecidas em seu segmento.

Entre dar melhores condições para os seus funcionários, mais autonomia e responsabilidade, existem várias maneiras de se fazer essa gestão de cultura empresarial. A Ahgora Sistemas, empresa catarinense que desenvolve ferramentas com o uso de tecnologias disruptivas para evoluir a área de RH, traz uma abordagem inovadora que transparece o pensamento visionário de seu CEO, Lázaro Malta. Recentemente, os pontos da cultura da empresa, que transparecem os comportamentos e atitudes valorizados pela organização, passaram por uma renovação. “Objetividade. Esse é o segredo para a efetivação da cultura da Ahgora. Assim, demos foco nos principais pontos da nossa gestão de pessoas, e com essa simplificação, tornou-se mais fácil expandir para mais pessoas nossos costumes e o DNA da empresa. Além disso, a clareza permeia tudo, onde qualquer um dos colaboradores, apenas vendo os pontos, vai entender os nossos princípios”, afirma.

A cultura renovada da Ahgora destaca a ousadia em fazer o novo, o aprendizado constante no processo de tentativa e erro, o encantamento como consequência da atuação dos times e a autonomia dos colaboradores na resolução de situações, por exemplo. Tudo isso visando trabalhar com foco e cuidado em todo o processo para gerar sorrisos. Na Ahgora, todos têm a oportunidade de crescer e trilhar um caminho de sucesso. “É permitido experimentar, criar, se superar. Geramos empregos, mas também movimentamos vidas. São pessoas ativas, que dedicam o seu aqui e agora para a empresa. E ajudam outras pessoas através da tecnologia”, complementa Malta.

A empresa é orientada pela metodologia de OKR, que traz a clareza dos objetivos e ações para se alcançar o crescimento e a evolução dos colaboradores. A abordagem cria alinhamento interno e engajamento da equipe em torno de metas mensuráveis e recompensadas conforme a performance dos profissionais.  “Desafiamos nossos times a se superarem sempre para crescer dentro da empresa e no pessoal também. Todos saem ganhando”, fala o CEO.

Para a disseminação dessa cultura, o processo na Ahgora é sempre iniciado pelas lideranças. “Através de exemplos de quem está em níveis superiores podemos levar nossos valores para todas as partes e setores da empresa, facilitando a compreensão. Nós cuidamos para que todos estejam atentos a esses fatores”, conta Lázaro.

Cultura x pandemia

Mas, mesmo com toda essa cultura sendo bem semeada e compartilhada por toda a empresa, uma grande crise ou situação extrema, a exemplo da pandemia de Covid-19, poderia trazer consequências negativas e afetar os princípios de qualquer negócio.

Não foi isso que aconteceu com a Ahgora, devido a sua cultura forte. “Esse momento atual, como em outros tempos difíceis, acaba sendo uma oportunidade para crescer – aqui aceitamos desafios. No início da pandemia, por exemplo, encaramos o compromisso de lançar uma ferramenta que ajudasse o mercado a encarar o home office em um período em que também tivemos que fazer trabalho remoto, algo que nós mesmos ainda não dominávamos”, fala o CEO da Ahgora, que continua: “Fizemos a mudança completamente funcional em 15 dias. Isso é ousadia, é um time engajado na cultura de resolver problemas, entender a necessidade do mercado”, contexto que o surpreendeu. “Isso só é possível com um time alinhado com seus valores”, completa.

Além disso, a pandemia trouxe outro desafio que é gerenciar os colaboradores a distância – questão que foi amenizada com a tecnologia, no caso da Ahgora. “A cultura perde com esse afastamento, mas, é possível que continuemos com a disseminação desses valores, quando se dinamiza a comunicação e continuamos a ensinar seguindo exemplos. Mas, o contato, mesmo eletrônico, ainda é fundamental”, completa Lázaro.

É claro que muitas organizações veem um enorme valor na condução da cultura durante a COVID-19 — e com razão. Como a maioria das pessoas continua trabalhando em casa — muitos até o fim de 2021, pelo menos — pode ser um desafio manter os colaboradores engajados. No entanto, à medida que as empresas se estabilizam, quem está em home office precisa estar motivado para continuar em frente. “O RH, gestores e liderança têm papel fundamental nesse processo. Mas, a automotivação é uma habilidade desenvolvida pelo próprio profissional; é algo que precisa ser conservado por ele”, comenta. É aí que a cultura da empresa faz toda a diferença.

E a Ahgora confirma isso nos bons números de 2020 e ótimas previsões para 2021. A empresa está trabalhando com o objetivo de crescer. “Temos metas ousadas e incentivamos essa ousadia na Ahgora. Entendemos que é preciso fazer mais, diferente e melhor para alcançarmos o sucesso. Trabalhamos para transformar a vida das pessoas através da tecnologia. E sabemos que tudo deu certo quando conquistamos sorrisos. É isso que nos move”, finaliza.

Sobre a Ahgora

A Ahgora Sistemas desenvolve tecnologias disruptivas para transformar e evoluir a gestão de pessoas. A empresa desafia o mercado fazendo mais e melhor, facilitando rotinas, reduzindo custos e auxiliando os negócios a simplificar a gestão do capital humano.

Entrega dados em tempo real, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas e gerando eficiência operacional para as empresas. Com sede em Florianópolis (SC), conta com mais de 180 pessoas no time e investe em ferramentas baseadas em internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores. São mais de 3 mil clientes e 15 mil usuários ativos em sua carteira, o que significa 850 mil colaboradores utilizando suas plataformas.

Redação
Equipe de Redação

Funcionalidade e custo tornam armazenamento na nuvem um caminho sem volta

Artigo Anterior

Bauducco reduz em 30% o tempo e o custo do processo de integração tecnológica com solução da Digibee

Próximo Artigo

Veja também

Mais sobre Negócios